Plano de marketing digital: como planejar

A qualidade dos resultados de qualquer estratégia de marketing depende diretamente de um plano de marketing digital. Ele deve ser bem estruturado, e baseado em análises e estudos.

Portanto, essa é uma atividade que necessita da atuação de profissionais especializados para desenvolver um trabalho direcionado. O foco do trabalho deve ser reforçar a presença digital da sua empresa.

Deste modo, através do plano de marketing digital, é possível explorar adequadamente todas as ferramentas e recursos disponíveis. Assim, as ações são otimizadas de acordo com os objetivos. Isso deve levar em conta o tipo de negócio e o segmento em que atua.

Além disso, um bom plano de marketing digital é necessário para que você possa reconhecer seu público, entregando conteúdo personalizado e relevante.

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Isso faz com que sua audiência seja mais qualificada, aumentando as chances de conversão dos leads.

O que é um plano de marketing digital?

O plano de marketing digital é o documento que reúne as análises de mercado, os pontos fortes e fracos do negócio e os objetivos da empresa para melhorar seu posicionamento e estabelecer uma presença digital mais forte.

No plano de marketing também são apresentadas as melhores estratégias e elaboradas ações de acordo com as plataformas e ferramentas disponíveis, pensando no perfil do público-alvo.

Além disso, um plano de marketing digital precisa ser direto e objetivo. Isso permite otimizar a execução e auxiliar na gestão de marketing da empresa.

Deste modo, quando elaborado da maneira correta, esse documento traz diversos benefícios, como por exemplo:

  • criar um panorama que permita identificar a posição competitiva da empresa no mercado;
  • traçar objetivos e metas por períodos determinados;
  • conhecer melhor o público-alvo e entender como atingi-lo;
  • apresentar e justificar os investimentos em marketing;
  • produzir relatórios de desempenho através do mapeamento das ações;
  • concentrar as informações para organizar e facilitar a comunicação da equipe;
  • definir quais as ferramentas mais adequadas para cada ação (redes sociais, blog, e-mail marketing);
  • escolher parâmetros e métricas de análise dos resultados.

Prioridades no plano de marketing digital: planejamento

Dependendo do porte da empresa – pequeno, médio ou grande – e do tempo de atuação no mercado, as prioridades do plano de marketing digital podem variar.

Por isso mesmo ele é tão necessário, uma vez que as variáveis podem interferir de forma significativa nos resultados.

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Empresas novas ou com pouco tempo de atuação

Os novos negócios ou mesmo aqueles que já existem e iniciaram há menos de um ano precisam investir em estratégias de marketing digital para construir sua marca e criar uma presença forte na internet.

Afinal, já não é possível no mundo atual aceitar que uma empresa não possua um site ou esteja presente nas redes sociais. Mas não em todas ou em qualquer rede social. É preciso conhecer o seu público para saber onde ele está e assim estabelecer um meio de comunicação com ele.

Por isso, o plano de marketing para novas empresas deve priorizar a análise do público-alvo, para definir suas personas e saber quais as soluções devem ser entregues.

O branding também é fundamental para negócios que ainda não estão consolidados.

Empresas com mais tempo de mercado

Depois de alguns anos de atuação, uma empresa já possui experiência e sabe identificar seus pontos fortes e fracos, assim como as necessidades que vão surgindo ao longo do tempo.

Nesse caso, a prioridade do planejamento deve ser revisar as ações e observar o lugar de importância que a empresa ocupa atualmente no mercado em relação aos concorrentes.

A partir daí deve definir objetivos para engajar mais o público, melhorar o posicionamento e aumentar a receita.

Empresas de pequeno, médio e grande porte

As prioridades do plano de marketing digital podem variar bastante de acordo com o tamanho da empresa.

Pequenos negócios devem focar em mostrar seu produto ou serviço de forma mais direta e planejar ações de marketing locais. Nesse caso, as redes sociais podem ser a ferramenta mais útil de aproximação com o cliente.

Já as empresas de médio e grande porte precisam do plano de marketing para estreitar o relacionamento com o cliente e estabelecer uma relação de confiança com o público.

Seja com produtos ou serviços, negócios maiores tendem a alcançar um público maior, e por isso a qualificação dos leads deve ser priorizada.

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