Se você ainda não usa as redes sociais como ferramenta de divulgação do seu consultório, saiba que está perdendo tempo – e dinheiro! A seguir, vamos listar algumas dicas muito interessantes para você começar a explorar esse canal ainda hoje e conquistar novos pacientes.
Entenda a proposta de cada rede
Cada rede social tem uma proposta diferente. No Twitter, por exemplo, o objetivo é promover conversas entre pessoas, enquanto o Instagram funciona como uma grande plataforma para compartilhamento de fotos e vídeos.
Quando usamos as redes sociais para promover consultórios e clínicas, é muito importante conhecer as ferramentas e saber usar, da melhor forma possível, os recursos de cada uma delas. Afinal, seus pacientes não terão interesse em seguir o seu consultório em diversos canais se todos eles abordarem os mesmos temas das mesmas formas.
Saiba separar o pessoal do profissional
Quem trabalha na área sabe que a figura do profissional da saúde está bastante atrelada ao serviço oferecido, ou seja, você é o produto que vende. No entanto, quando falamos de usar as redes sociais como parte da divulgação da sua clínica, é muito importante que você saiba separar a sua vida pessoal da profissional.
Na prática, isso significa que você deve criar canais específicos para falar enquanto profissional, ao invés de usar o seu perfil que já existe no Facebook para isso. Os seus pacientes não querem saber como foi o almoço de domingo com a família e, misturar os assuntos nas redes sociais, pode passar uma mensagem de falta de profissionalismo e afastar futuros pacientes.
Ofereça algo que as pessoas precisem
As redes sociais são sobre conversas e informações relevantes. Divulgar os diferenciais da sua clínica é importante, no entanto, falar apenas de si mesmo é cansativo e não mantem os pacientes interessados.
Por isso, desenvolva conteúdos exclusivos e altamente relevantes. Veja como você pode ajudar as pessoas dando dicas de saúde, cuidados com a pele, alimentação, entre outros. Quando você oferece informação de qualidade, atrai pessoas interessadas naturalmente e que, com certeza, terão grandes chances de procurar a sua clínica e se tornarem pacientes!
Analise o retorno
Sejamos honestos: de nada adianta abrir uma nova frente de comunicação se você não souber, efetivamente, o retorno que ela vai te gerar. As redes sociais são um poderoso canal de divulgação e relacionamento para clínicas, no entanto, é preciso monitorar e avaliar todas as ações constantemente para que seja possível focar nas melhores estratégias.
Esse é um trabalho constante e que demanda tempo e conhecimento. Por isso, é fundamental pesquisar bastante sobre o assunto e avaliar a possibilidade de contar com um profissional especializado que te oriente durante essa jornada.
Gostou das nossas dicas? Não esqueça de deixar um comentário para nos contar como a sua clínica usa as redes sociais!