Quem nunca se deparou com o compartilhamento de notícias, no mínimo, estranhas, realizado por internautas? Pois é. As fakes news estão por toda parte e seu volume tem crescido e se popularizado rapidamente pela internet, tudo por um clique ou uma visita em um site.
Para tentar combater a disseminação de notícias falsas, o Facebook e o Google estão testando alguns projetos automatizados (via algoritmos) e humanizados para a verificação e identificação das fakes news. Um deles é o Fact Checking do Facebook, onde a rede social colocará um selo de identificação em notícias não verdadeiras e denunciá-las com a ajuda dos usuários.
Enquanto estas medidas não acontecem de fato, é importante que o usuário saiba se certificar da veracidade da informação antes de compartilhá-la; pesquisar em sites oficiais para checar as fontes da informação pode ajudar ou, na dúvida, não compartilhe. Já imaginou o quanto uma marca pode se prejudicar se for associada a algum conteúdo sobre seus produtos ou serviços que não seja verdadeiro?