Para que um site fique bem posicionado e apareça nos primeiros resultados de pesquisa dos buscadores é necessário usar algumas estratégias, como SEO e links patrocinados.
Apesar de ter mecanismos opostos – uma é feita para a busca orgânica e a outra é para anúncios pagos – elas tornam-se complementares.
No entanto, os links patrocinados e as regras de SEO não servem apenas
para melhorar o ranqueamento de um site ou blog.
O uso dessas ferramentas tende a aumentar também a geração de leads. E isso contribui para uma maior taxa de conversão.
Veja a seguir como integrar a técnica de SEO com os links patrocinados. E de que maneira isso pode gerar mais leads potenciais e qualificados para sua estratégia de marketing.
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Diferença entre links patrocinados e SEO
A principal diferença entre o SEO e os links patrocinados é quanto ao tempo do resultado. Através do SEO, o posicionamento esperado é bem mais demorado e trabalhoso do que com os links.
Outra fator é que, enquanto links patrocinados atraem cliques e visitas através de anúncios pagos, com o SEO os visitantes são atraídos de forma orgânica ao site.
Contudo, para que possamos entender o benefício dessas estratégias e porque é importante combiná-las, vamos explicar cada uma a seguir.
Links patrocinados
Através dos links patrocinados são criadas campanhas com o uso de palavras-chave, que fazem com que o anúncio apareça nas primeiras posições dos buscadores.
Com essa técnica, os resultados aparecem logo no primeiro dia de campanha. É uma ferramenta eficiente para atração e conversão de leads.
As principais plataformas de busca onde é possível criar campanhas de links patrocinados são:
- Google Ads
- Facebook e Instagram Ads
- LinkedIn Ads
- Bing Ads
De todas elas, o Google Adwords é a mais popular, sendo usada como sinônimo de links patrocinados. Ele trabalha através de duas formas: a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. Neste artigo é possível entender melhor a ferramenta e cada uma das redes de anúncio.
SEO (Search Engine Optimization)
Com a Otimização para os Mecanismos de Buscas ― tradução livre da sigla SEO ― é feito um trabalho de otimização do posicionamento de sites e blogs nas páginas de busca através de regras que determinam o uso das palavras-chave.
Isso porque, no caso do Google, apenas os resultados mais relevantes são entregues ao usuário na primeira página. Dessa forma, para que o site seja exibido logo nas primeiras páginas, três fatores relacionados ao SEO são levados em conta:
- Conteúdo: tem relação com o grau de relevância do conteúdo publicado e com a quantidade de palavras-chave utilizada;
- Link building: quantidade de links externos que são redirecionados à sua página. Ou seja, quanto mais conteúdos de terceiros forem linkados ao seu site, mais o Google entende que o seu conteúdo tem qualidade e serve como referência.
- Experiência do usuário: engloba questões mais técnicas como organização do layout, código fonte limpo e URL’s amigáveis. São considerados ainda os aspectos como tempo de carregamento da página e se ela é responsiva (configurada para dispositivos móveis).
Porque combinar SEO e links patrocinados?
Ao combinar as duas estratégias, melhorando, assim, o posicionamento do site ou blog, mais leads em potencial serão atraídos.
Mas para convertê-los, é preciso criar conteúdos relevantes e ofertá-los em landing pages, banners ou formulários que proporcionem uma boa experiência ao usuário.
É importante lembrar que, de nada adianta atrair os potenciais leads se não tiver o que entregar a eles para gerar conversão.
Se você ainda tem dúvidas sobre essa e outras estratégias de marketing digital, procure a Gerente Web!