Inbound marketing exemplos: como e onde atuar

O inbound marketing rapidamente caiu no gosto das empresas e marcas por ser uma estratégia de divulgação mais sutil e atraente. Aliás, atração é o principal norteador do inbound. Saiba mais nesse artigo Inbound marketing exemplos: como e onde atuar

Voltado à experiência do cliente, esse modelo é usado para atrair os potenciais consumidores. Isso é feito através da oferta de conteúdo relevante e direcionado.

Todavia, na estratégia inbound não basta apenas atrair o cliente em potencial. É preciso ainda convertê-lo em um lead qualificado. Depois é necessário manter o relacionamento com esse lead até o fechamento da venda. Por isso, essas são as chamadas etapas do funil de vendas.

Veja essas dicas.

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Pilares do Inbound Marketing

O inbound marketing como estratégia de promoção e vendas tem sua comunicação baseada em três pilares essenciais: as mídias sociais, o marketing de conteúdo e a técnica de SEO.

A partir desse tripé é que as ações são construídas e planejadas. Por isso, é importante compreender cada uma para entender em quais situações e de que forma atuar através do inbound.

Mídias Sociais

Atualmente, marcar presença nas plataformas de mídias sociais e redes sociais é fundamental para qualquer empresa. Muitas vezes, esse é o primeiro lugar onde os consumidores buscam informação acerca de um produto ou serviço.

Além disso, as mídias sociais integram essencialmente uma das etapas do funil, que é o relacionamento. Ou seja: atrair, converter e relacionar está intimamente ligado às mídias e redes sociais. Inclusive vender, a exemplo do Marketplace do Facebook.

Marketing de conteúdo

Produzir conteúdo relevante e de qualidade é imprescindível para ter sucesso na estratégia inbound. Afinal, é isso que atrairá os potenciais clientes para sua oferta.

No entanto, para produzir um conteúdo direcionado que atenda às expectativas do seu público-alvo, é preciso saber quais as preferências e necessidade dele.

A partir de então, definir as personas e alinhas tais interesses ao conteúdo oferecido é o que atrairá esse público e o converterá em leads.

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SEO (Search Engine Optimization)

Baseada em palavras-chave, as técnicas de SEO melhoram o ranqueamento de um site ou blog. E isso é essencial para que seu conteúdo apareça nas primeiras posições em buscadores como Google, Bing ou Yahoo

Portanto, podemos dizer que o SEO está para os sites assim como a localização geográfica está para as lojas físicas.

Da mesma forma que uma empresa alcança melhores resultados com uma localização física privilegiada, o mesmo acontece quando seu site encontra uma posição privilegiada na internet.

Como e onde aplicar o inbound marketing?

Na prática, aplicar a estratégia inbound requer conhecimento sobre os pilares que citamos anteriormente.

Afinal, o objetivo central é oferecer conhecimento e valor antes de oferecer um produto. Essa é a maneira de engajar o usuário e convertê-lo em cliente.

Algumas das principais táticas de produção de conteúdo utilizadas no inbound marketing, exemplos:

  • produzir artigos para blog e conteúdo para redes sociais;
  • produzir e-books com temas e soluções de interesse do público-alvo, entregues através das landing pages;
  • criar vídeos, podcasts e webinars.

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