É muito comum acreditar que fazer um planejamento de marketing para estabelecer um posicionamento e divulgar a sua clínica nos meios digitais é uma tarefa fácil e que não requer grandes esforços ou conhecimentos. No entanto, pensar dessa forma pode acabar prejudicando, ao invés de ajudar, a sua clínica a crescer.
A seguir, vamos detalhar um pouco mais sobre o que o trabalho de marketing envolve e te ajudar a responder a pergunta: posso fazer marketing sozinho do meu consultório?
O marketing é uma atividade dinâmica
As ações de marketing, principalmente quando falamos das relacionadas ao marketing digital, são muito dinâmicas e mudam a todo momento. O Google, por exemplo, sempre divulga novidades para anunciantes ou altera os seus critérios para exibir determinados sites nas primeiras posições da busca.
Executar ações de marketing de sucesso para o seu consultório significa estar constantemente ligado à todas essas novidades e saber decidir entre o que precisa ser aproveitado e o que pode ser ignorado.
Mensurar faz parte do trabalho
Monitorar e avaliar os resultados de cada ação também é um elemento essencial para um planejamento de marketing de sucesso. Quando falamos de uma atividade tão dinâmica, acompanhar diariamente as respostas e os resultados obtidos é extremamente importante para tomar decisões rápidas e potencializar aquilo que está dando certo, além de conseguir descontinuar as ações que não colaboram para alcançar os objetivos.
Essa é uma atividade fundamental para que você consiga otimizar os investimentos e os esforços e, dessa forma, gerar cada vez mais resultados para o seu consultório!
Tempo é dinheiro
Aquela máxima de “time is money” não é proferida por diversos figurões de sucesso à toa. Você, enquanto médico, precisa se certificar que todos os seus pacientes estejam recebendo o atendimento e a atenção adequados, além de frequentar congressos e cursos de especialização para não ficar parado no tempo. Sem contar, claro, no tempo necessário para fazer a gestão e a administração da sua clínica, afinal, os meses não podem fechar no vermelho e as contas precisam estar sempre em ordem.
Será que, entre todas essas atividades, você realmente teria tempo de criar um cartão de visitas novo para o seu consultório ou fazer um post interessante no Facebook? Não seria mais vantajoso se você conseguisse dedicar o seu tempo a se desenvolver ainda mais como profissional da saúde e a cuidar do consultório enquanto negócio do que ter que alimentar um blog ou cuidar de uma campanha no Google?
Conhecimentos específicos
O marketing demanda conhecimentos de análise de mercado, visão de design, entendimento das ferramentas digitais, habilidades de negociação, raciocínio analítico, entre outros. E é exatamente por isso que as agências de publicidade são compostas por diversas equipes, para que cada profissional consiga colaborar com a sua especialidade e, dessa forma, a estratégia seja implementada com sucesso!
Por isso, antes de tomar essa decisão tão importante para o seu negócio, vale a pena refletir se você realmente conseguirá absorver todos esses conhecimentos e funções sem ficar sobrecarregado ou, até mesmo, correr o risco de direcionar esforços para as atividades erradas.
Será que vale a pena?
Não se esqueça que, assim como os pacientes procuram por médicos especializados em determinada área para se consultarem, o marketing também demanda conhecimentos e experiências específicas para que possa ser realizado da maneira correta.
Assim como você não entregaria a sua saúde na mão de qualquer pessoa, vale a pena pensar se também não vale procurar por um parceiro de confiança que possa cuidar do marketing do seu consultório e te orientar da melhor forma para o seu crescimento.
Se quiser saber mais sobre o assunto e conhecer melhor o que uma agência de marketing digital pode oferecer para o seu consultório, não deixe de entrar em contato com a gente!