Já sabemos que é imprescindível,em termos de marketing hoteleiro, que o estabelecimento tenha um site atrativo e que forneça todas as informações que o hóspede em potencial procura. E, além do site, dispomos também de outras ferramentas e aplicativos que podem ser muito úteis na divulgação, nas estratégias de marketing digital e de SEO (Search Engine Optimization) e, finalmente, no objetivo principal, que é a efetivação de reservas. Entre os mais relevantes e conhecidos, estão o Booking e o TripAdvisor, que você vai conhecer melhor neste post.
Mas, afinal, por que usar essas ferramentas de marketing digital? Dados da pesquisa ‘Travelers Road to Decision”, feita pelo Google, mostram que os viajantes de lazer pesquisam e também fazem as reservas utilizando todos os dispositivos: 85% usam o computador ou tablet, enquanto 26% usam o smartphone para fazer suas pesquisas iniciais. Já na hora de fazer as reservas de hotel, 77% fazem pelo computador ou tablet e 19% faz suas reservas pelo smartphone. Isso mostra a importância de se estar presente em várias plataformas, tanto as projetadas para desktop quanto para mobile. Ou seja, para fazer um bom marketing de hotel, é preciso levar em consideração esses números e estar presente no TripAdvisor e no Booking.
As vantagens de estar no Booking
Os viajantes que fazem pesquisas pela internet prezam pela agilidade em encontrar as informações e gostam de tê-las organizadas. Nesse sentido, o Booking é uma ferramenta que atende aos requisitos, pois direciona os usuários aos melhores resultados, mostrando qual estabelecimento está disponível para reservas de acordo com a data da viagem.
A plataforma do Booking é completa e permite incluir diversas imagens das acomodações, o que conta muito para o usuário que está fazendo suas pesquisas. Toda a descrição dos serviços oferecidos e da operação do estabelecimento, como horários de check-in e check-out ficam disponíveis em uma única página, assim como os comentários e avaliações de hóspedes que já passaram por lá. É possível disponibilizar diversas opções de pagamento, e assim fica mais fácil para o hóspede em potencial tomar sua decisão e fechar a reserva. Neste link damos dicas de como deve ser o atendimento para as reservas online.
O TripAdvisor também pode gerar reservas
O TripAdvisor pode ser considerado uma das grandes ferramentas de marketing hoteleiro, por isso é essencial que o seu estabelecimento esteja representado por lá através de uma página, principalmente se o hotel ainda não subiu no ranking de buscas.
Uma pesquisa do PhoCusWright aponta que 77% das pessoas que viajam leem as avaliações postadas nas redes sociais e isso influencia sua escolha. E com pacotes de serviços especiais oferecidos pelo TripAdvisor, é possível liberar o recurso para gerar reservas diretamente por lá, e manter anúncios de ofertas especiais em destaque. Os assinantes também têm acesso a análises dos acessos, o que facilita muito o processo de conhecer o público.
Mas nunca se esqueça do site do seu hotel: ele pode e deve ser uma ótima fonte para geração de contatos e reservas. Para isso, precisa ter todas as ferramentas de contato, como formulários de e-mail e chat e um investimento em SEO para ficar bem posicionado nos mecanismos de busca.