O objetivo dos chatbots é realizar um atendimento ao cliente de maneira natural e em qualquer horário do dia, ajudando o consumidor com respostas para as suas dúvidas ou problemas mediante um guia pré-definido de ‘perguntas’. Atualmente os bots já atendem cerca de 30% dos consumidores de uma página e, quando bem executado, parece realmente que estamos interagindo com um contato humano.
A tendência é que as interações em sites e aplicativos sejam, aos poucos, substituídas por versões automatizadas de conversas entre o usuário e as marcas, proporcionando experiências de atendimento aos consumidores com o mesmo nível de serviço, ou até melhor.
Para criar um bot ‘inteligente’ é preciso definir suas características – como tipo de voz, masculina ou feminina, mais formal, informal, dentre outros – e definir as respostas baseado na maneira que a marca reagiria a determinados tipos de perguntas, dúvidas, reclamações ou críticas. Além disso, é importante divulgar para os fãs da sua marca nas redes sociais sobre o seu chatbot.
Se no início deste blogpost você se perguntou “Por que ter um bot no meu site?”, saiba que todas as marcas precisam estar preparadas para criar uma interação mais rápida e prática com seu consumidor, aproveitando ao máximo o que esta nova tendência tem a oferecer entre você e o relacionamento com seu cliente.