Email marketing é vantajoso para sua empresa? Descubra!

Email marketing é vantajoso para sua empresa? Descubra!

O que você acharia da oportunidade de conversar diretamente com seu prospect ou lead, conduzi-lo pelo funil de vendas e oferecer informações relevantes para ele chegar à decisão de compra? Na verdade, tudo isso é possível com uma estratégia simples e efetiva — o email marketing.

Sim, o email continua sendo um canal excelente para conversar com as pessoas. Afinal, trata-se de uma comunicação direta que, quando ocorre de maneira consentida e intencional, pode aumentar e muito as suas taxas de conversão.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura. Vamos mostrar como o email marketing pode ser vantajoso para sua empresa e tornar a sua estratégia de conteúdo muito mais eficaz.

O papel do email marketing na campanha

O email marketing é uma das estratégias mais versáteis para nutrir leads e levá-los à conversão. Por isso, ele pode ser usado em diferentes momentos da jornada do consumidor, com conteúdos adequados para cada uma dessas etapas.

O e-mail marketing tem ainda uma outra vantagem. Ele permite que a empresa converse com um possível comprador por um longo prazo, e de forma bastante pessoal.

Afinal, não se trata de um banner que a pessoa vê nas redes sociais, e que foi divulgado para todos os seguidores. É uma mensagem direcionada, que será destinada à sua caixa de entrada e, quando personalizada, fala diretamente com esse lead.

Aliás, os consumidores entendem que o email é o melhor canal para as empresas conversarem com elas. Em uma pesquisa divulgada pela Marketing Sherpa, 72% das pessoas disseram preferir esse meio de comunicação na abordagem de vendas.

Veja algumas maneiras de utilizar o email marketing para agregar valor, proporcionar conteúdo relevante para seus leads e melhorar o desempenho de uma campanha!

Entrega de materiais ricos

Esse pode ser o seu primeiro contato oficial com um lead. Assim, quando ele solicita qualquer tipo de conteúdo rico divulgado pela sua empresa — como um e-book, infográfico ou ferramenta — a entrega pode ser feita via email marketing.

Aproveite esse momento para parabenizar o lead por ter solicitado o material, fale brevemente dos benefícios e demonstre a disposição da empresa para trazer outras informações relevantes.

Nutrição de leads pelo email marketing

A partir do primeiro contato, sua empresa pode oferecer outros materiais compatíveis com as necessidades do lead. O foco deve ser proporcionar conteúdos relevantes, de acordo com os interesses que ele demonstrou nas interações anteriores.

Para essa etapa, existem diversos tipos de emails. A empresa pode tanto criar um fluxo de nutrição a partir do material rico quanto uma newsletter periódica.

Assim, a medida em que o lead mantém esse relacionamento com a empresa, ele deve receber conteúdos cada vez mais profundos, de acordo com seu nível de interação (cliques em determinados links, preenchimento de formulários etc).

Convite à decisão

Se o lead reage bem aos seus conteúdos, interage e demonstra interesse, ele progride ao longo do funil de vendas. Portanto, na etapa final da jornada do consumidor, ele pode receber conteúdos que o ajudem a tomar a decisão de compra.

Alguns dos seus emails podem conter depoimentos de pessoas satisfeitas com seus produtos e serviços. Também é possível incentivar a conversão enviando mensagens que notificam sobre promoções pontuais, descontos exclusivos e assim por diante.

Fidelização de clientes

Finalmente, o email marketing é um aliado para a fidelização de clientes. Ele permite que a conversa com essa pessoa continue mesmo após a compra, criando oportunidades para o consumo recorrente.

Portanto, o email permite que o negócio aumente métricas importantes como o Lifetime Value (LTV), bem como o retorno de seu investimento em marketing (ROI), ao mesmo tempo em que reduz o custo de aquisição de clientes (CAC).

Se o conteúdo for realmente relevante, ainda existe a possibilidade de um cliente compartilhá-lo. Assim, ele abre as portas para que a empresa conquiste outras pessoas que fazem parte de seu círculo de influência.

Percebeu como o email marketing é versátil e pode ser utilizado em momentos diversos da jornada de compra? Você já explora todo o potencial dessa ferramenta? Quer saber como usá-la para aumentar suas vendas e lucros?

Converse hoje mesmo com os nossos especialistas e descubra como usar o email marketing para conquistar e fidelizar clientes. Temos a solução perfeita para o seu negócio!

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.