Google x Facebook: onde devo direcionar minha verba de publicidade

Quando o gestor de marketing hoteleiro se depara com a necessidade de definir em quais canais online ele fará suas campanhas, é natural que essa dúvida venha à tona: onde direcionar seu investimento e onde terá maior retorno, Google ou Facebook?

De início, já podemos afirmar que não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, pois, apesar de serem muitas vezes confundidos por seu enorme alcance e dividir a atenção da audiência, as ferramentas não brigam entre si. Na verdade, elas podem se complementar.

Sendo uma ferramenta de busca, onde a intenção parte do usuário, o Google tem um altíssimo e valioso poder de conversão de leads, já que seu anúncio será exibido para os usuários que de maneira espontânea buscaram por serviços ou termos diretamente ligados ao tipo de hospedagem, à sua cidade ou outros serviços que seu hotel oferece. Partindo desse princípio e, considerando que sua campanha está otimizada o suficiente para absorver o maior número de cliques com a melhor CTR, é possível afirmar que seu retorno sobre investimento será exponencialmente satisfatório.

Porém, há de se observar um ponto importante ao planejar uma campanha em links patrocinados no Google AdWords: o número de usuários que verão seus anúncios dependerá sempre da quantidade de buscas em torno das palavras-chave que permeiam seu hotel. É aí, então, que o Facebook aparece como um complemento.

O Facebook Ads tem uma mecânica de funcionamento bem diferente, pois ele exibe anúncios de acordo com a segmentação básica escolhida pelo gestor do hotel (idade, sexo, geolocalização…) e cruza com informações e preferências dos usuários como interesses em viagens, esportes, gastronomia. Dessa forma, é possível realizar uma campanha mais proativa, divulgando o hotel a um público relativamente novo que pode despertar o interesse em conhecer o hotel.

Feitas essas considerações, é necessário que se volte às atenções para um fator extremamente importante: a verba de marketing do seu hotel.

Geralmente, o custo do clique em links patrocinados do Google é bem mais alto que o custo no Facebook Ads, porém como dito acima, ele tem uma taxa de conversão maior. A partir dessa informação é importante que, de acordo com os custos que seu hotel terá em cada uma das campanhas, se chegue a um número de quantos contatos (leads) serão gerados por cada um dos canais e, avaliar junto a isso, a qualidade desses contatos.

Com o passar dos meses e, com a correta análise dos dados gerados por sua campanha, é possível deixá-las cada vez mais otimizadas. Além disso, o entendimento da capacidade de retorno sobre investimento de Google AdWords perante o Facebook Ads se tornará cada vez mais claro, possibilitando que gestores de marketing de hotéis possam definir novas estratégias ou até aumentar o investimento em determinadas campanhas.

 

E-book AdWords

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.