Inbound Marketing o que é?

Se você detesta ter sua experiência de consumo de informações interrompida pela propaganda, seu público-alvo também se sente assim. Aliás, o cérebro do consumidor moderno desenvolveu mecanismos para simplesmente ignorar a publicidade invasiva. Assim, descobrir o que é o Inbound Marketing se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas.

E você, sabe o que é Inbound Marketing? Quer descobrir como essa estratégia revolucionou a forma como as empresas comunicam com o público-alvo? Então, continue a leitura!

Inbound Marketing o que é?

O Inbound Marketing é uma estratégia relativamente recente para abordar o consumidor. Ela se baseia em um princípio: em vez de apresentar uma publicidade invasiva e que interrompe a experiência da pessoa, é mais efetivo atraí-la, convertê-la e principalmente, encantá-la.

Portanto, Inbound Marketing não aparece “no nada” na frente do consumidor. As empresas que recorrem a essa estratégia não utilizam um outdoor que chama a atenção da pessoa enquanto ela dirige, nem comerciais que interrompem um programa de TV ou o vídeo na internet.

O Inbound Marketing parte de outro ponto: ele entende que, quando temos um problema (ou desejo), nós buscamos uma solução. Atualmente, essa busca acontece principalmente por meio da internet.

É nesse momento de busca que a estratégia de Inbound começa a funcionar. A empresa não procura o cliente, não invade sua vida e nem sua experiência. Pelo contrário, ela é encontrada pelo consumidor porque oferece conteúdos úteis para que ele entenda seu problema, conheça possíveis soluções e identifique a mais apropriada para atender suas necessidades.

Então, à medida em que uma pessoa consome o conteúdo oferecido no site ou blog, ela tem cada vez mais certeza de que aquela é a solução que precisa e também de que o negócio é capaz de atender ou superar suas expectativas.

Por isso, o Inbound Marketing também é chamado de Marketing de Atração. Ele atrai os consumidores por meio de conteúdo relevante. No topo do funil de vendas, essas publicações falam das dores da persona. Somente à medida em que o consumidor avança na jornada de compra, ele começa a descobrir seu produto e suas vantagens. Dessa forma, ele se encanta com a empresa e suas soluções.

O Inbound Marketing vale a pena?

O Inbound Marketing não é a única alternativa para abordar o consumidor. A propaganda tradicional ou Outbound está aí no mercado há muito tempo e continua viva. Aliás, ela até tem um papel importante em determinados momentos da jornada de compra.

No entanto, o Inbound Marketing tem conquistado cada vez mais adeptos. Isso acontece porque ele tem uma série de vantagens. Saiba quais são elas:

1. Alcança o público certo

As pessoas chegam ao seu conteúdo porque precisam exatamente daquilo que sua empresa oferece. Pode ser que elas ainda não conheçam o seu produto especificamente, mas se a sua publicação trata das dores e necessidades desse público, as chances de identificarem sua oferta como uma alternativa para solucionar os problemas delas é grande.

2. O Inbound leva os consumidores para sua página

Estudos mostram que empresas que publicam conteúdo relevante para os consumidores recebem 4 vezes mais visitantes no site do que aquelas que não publicam. Como resultado, inicia-se um relacionamento que pode levar à venda.

3. O consumidor desenvolve confiança na empresa

Como você oferece muita informação sobre as dores da persona e sobre seu produto, o consumidor passa a confiar na empresa. A marca se torna uma referência naquele assunto, o que contribui para uma decisão positiva no momento da compra.

4. A compra atende perfeitamente às necessidades do cliente

As informações claras permitem que o consumidor conheça seu produto em profundidade antes mesmo de comprá-lo. Assim, ele pode comparar o custo-benefício de outras soluções e, caso decida fechar o negócio com sua empresa, ele terá a percepção de que fez a melhor escolha.

5. Os custos do Inbound Marketing são mais baixos

Os custos do Inbound Marketing são mais baixos que o da propaganda tradicional. Além disso, diferentemente dos anúncios, o conteúdo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, ele pode gerar conversões a curto e longo prazos.

6. Flexibilidade e maximização do investimento

O Inbound Marketing é altamente mensurável. Isso significa que as ferramentas permitem que você saiba rapidamente quais foram os conteúdos bem aceitos pelo público-alvo, assim como aqueles que não deram um retorno satisfatório.

Dessa forma, você consegue alterar o investimento feito na campanha atual e direcioná-lo para o conteúdo que traz mais resultados. Esses dados também ajudam a identificar as preferências do consumidor e planejar suas próximas campanhas de modo muito mais certeiro.

Por todas essas vantagens, o Inbound Marketing tem mostrado que vale muito a pena! Quando a estratégia é elaborada sob medida para atingir a buyer persona de uma empresa, seus resultados são extraordinários.

E então, gostou da ideia de usar o Inbound Marketing para impulsionar seus negócios? Quer saber como começar? Continue aqui no blog e confira o passo a passo para implementar uma estratégia vencedora!

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