Como encher a agenda e lotar o consultório com estratégias online? Você já descobriu que a presença digital é fundamental para os médicos e outros profissionais da área de saúde, mas como colocar isso em prática?
Para tirar essa dúvida, neste artigo vamos falar sobre as estratégias online que podem alavancar sua clínica ou consultório, sempre de forma ética e eficaz. Confira!
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Estratégias online para conquistar autoridade
Na web, o primeiro passo para atrair novos pacientes é conquistar autoridade. Isso significa que o profissional se torna uma voz reconhecida por falar com propriedade sobre os temas referentes à sua área de atuação. Dessa forma, passa a ser a primeira opção que vem à mente do consumidor.
Então, as melhores estratégias para conquistar autoridade são aquelas em que você tem a oportunidade de demonstrar seu conhecimento e responder às dúvidas dos internautas. Veja alguns exemplos:
Blog
O blog é uma parte do site dedicada à publicação de artigos. Assim, ao abordar as principais dúvidas que seus pacientes trazem ao consultório, as novidades de área e outros esclarecimentos sobre as técnicas e tratamentos, seu conteúdo se torna uma referência para quem pesquisa esses temas.
É importante que o blog seja construído utilizando estratégias de SEO. Essas técnicas fazem com que sua página apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica do Google, aumentando suas chances de obter cliques.
Canais de vídeo
Outra forma de se comunicar com o público é por meio de vídeos. Atualmente, existem diversos canais para distribuí-los. Além do YouTube, também estão disponíveis ferramentas de redes sociais como o Facebook e o IG TV, que está ligado ao Instagram.
Assim como os artigos, esses vídeos devem ter um caráter informativo, educativo. Também podem ser elaborados de acordo com cada momento da jornada do consumidor, fazendo com que o paciente em potencial considere as diferentes alternativas de tratamento e se sinta seguro para confiar em seu trabalho.
Estratégias online para conquistar visibilidade
Algumas estratégias são essenciais para conquistar visibilidade, ou seja, fazer as pessoas começarem a prestar atenção em um perfil e página que ainda não existiam ou que tinham pouco acesso. Além dos canais de vídeo em redes sociais, trouxemos também outros exemplos:
Oferta de e-books
Uma das melhores estratégias é a oferta de materiais ricos como e-books. Assim, tratar de um tema específico sobre o qual o público se interessa é uma forma de chamar a atenção para o seu trabalho.
No entanto, tão importante quanto a produção do material é sua divulgação. Por isso, é importante que as pessoas saibam da possibilidade de download por meio de anúncios chamativos e dirigidos ao público correto, veiculados em plataformas como o Google ou Facebook.
Lives
Outra estratégia interessante para ganhar visibilidade são as lives. Porém, o ideal é fazê-las quando você já tem um número razoável de seguidores. Além disso, é fundamental que elas sejam feitas para abordar temas ou responder perguntas genéricas, sem ações que possam ser caracterizadas como uma consulta online.
Como conquistar clientes com ferramentas online
Anúncios
Os anúncios não podem ignorados como excelentes estratégias para captação de pacientes. Porém, para que eles gerem o resultado desejado, é necessário usar palavras-chave adequadas para aquele momento preciso da jornada do consumidor.
Site
Além disso, para conquistar pacientes é necessário criar mais que anúncios. Afinal, quando a pessoa clicar no link patrocinado, o que ela encontrará na tela a seguir?
Um site bem elaborado, com um design atrativo e conteúdo consistente são fundamentais para conferir credibilidade ao trabalho do médico e favorecer a tomada de decisão.
Estratégias online para fidelização de pacientes
Depois de todo o esforço para captar um paciente, seria insensato deixar de adotar estratégias simples que favorecem a fidelização. Por isso, recursos como o WhatsApp e e-mail marketing podem ser utilizados para proporcionar informações úteis para a manutenção do tratamento e também para manter os canais de contato abertos.
É importante que esses canais sejam utilizados da forma adequada, proporcionando conteúdo útil para os pacientes. Ações realizadas apenas em datas especiais ou para comunicar promoções e vantagens não surtem o mesmo efeito. Aliás, elas podem até mesmo levar ao descadastramento da base de seguidores.
Utilizando essas estratégias online, com certeza seu trabalho chamará a atenção de pacientes em potencial, gerando os resultados que você deseja para sua clínica ou consultório.