No mundo dos negócios, esforço nem sempre é sinônimo de resultado. Por isso, não basta investir em marketing. Analisar dados é essencial para ter uma estratégia de marketing digital de performance.
Afinal, nós já sabemos que não adianta publicar mil posts, criar um blog ou mesmo despejar dinheiro em anúncios se esta estratégia não traz, de fato, aumento no faturamento e no lucro.
Mas como saber se a sua estratégia de marketing digital foi construída para gerar alta performance? Isso é o que você vai descobrir neste post. Continue a leitura!
O que é o marketing digital de performance?
O marketing de performance é uma estratégia focada na análise de dados com o objetivo de entender que tipo de investimento traz um resultado melhor com um custo menor.
Com o surgimento das ferramentas digitais, este conceito de performance se tornou mais fácil de aplicar, visto que esses novos canais permitem um rastreamento preciso das ações do consumidor.
Assim, uma estratégia focada em performance analisa dados para descobrir que mídias são mais interessantes para a empresa, proporcionando resultados consistentes — vendas e lucro — a um custo viável e, de preferência, cada vez menor.
Portanto, o marketing digital de performance utiliza todos os indicadores disponíveis para ajustar as campanhas e ampliar a capacidade de geração de resultados concretos.
Em algumas ações do marketing de performance, o pagamento de taxas acontece de acordo com o sucesso das ações. Um bom exemplo disso são as plataformas do Google Ads e Meta (Facebook e Instagram).
Nessas plataformas, a empresa só paga pelos resultados que ela realmente obtém, como quantidade de cliques em links patrocinados, impressões, geração de cadastros ou mesmo vendas.
Como saber se o meu marketing digital é de performance?
Existem diversos critérios que mostram se a estratégia de marketing adotada pela empresa tem foco em performance. Veja alguns deles:
O marketing digital de performance é baseado em indicadores
Os indicadores de desempenho são a base do marketing digital de performance. São eles que norteiam todas as ações da equipe.
Portanto, o primeiro passo para uma estratégia de marketing direcionada à performance é um diagnóstico das condições atuais de um negócio a partir de números.
Quantos visitantes o site recebe a cada mês? Quantas visitas geram contatos com a empresa? Quantas delas se transformam em vendas?
Perceba que, a princípio, a análise é puramente quantitativa. Afinal, o objetivo é estabelecer um parâmetro inicial para depois identificar as ações que geram uma melhora nesses resultados.
O marketing de performance planeja suas ações meticulosamente
Depois desta análise inicial, o marketing digital de performance parte para o planejamento. Nesta etapa, os profissionais fazem uma avaliação qualitativa dos dados.
Portanto, os números do diagnóstico inicial e também as pesquisas feitas no mercado geram um retrato preciso do seu público-alvo.
Assim, eles identificam padrões de comportamento do seu público-alvo, conteúdos que ele consome, canais onde está presente e motivos que levam à decisão de compra.
A partir dessas informações, eles definem uma estratégia completa: em que plataformas anunciarão, como será a produção de conteúdo e o tom de comunicação da marca nas redes sociais.
Tudo passa por uma análise minuciosa para que suas campanhas atinjam o público certo e gere um número maior de conversões.
A equipe testa e acompanha a campanha constantemente
O foco do marketing digital de performance é o resultado expresso em números. Portanto, uma ação só tem sucesso quando gera mais visitas ao site, maior geração de leads e vendas.
Portanto, o principal papel da equipe durante o andamento de uma campanha é acompanhar e analisar dados para identificar que ações geram o melhor resultado.
Assim, além de avaliar quanto cada canal contribui para atingir os resultados, eles também realizam testes para identificar qual é a versão mais efetiva para conversão.
Talvez você nem imagine, mas tudo é testado. Cada anúncio no Google ou na Meta tem duas ou três versões diferentes, para ver qual gera um número maior de conversões.
A agência também analisa páginas de vendas, alterando posições de elementos e até mesmo a cor do botão para ver qual é a versão mais eficaz.
O mesmo acontece com outros elementos da campanha, como a paleta de cores das artes do Facebook e Instagram, o tipo de ilustração, a linguagem com a qual o público se identifica, o conteúdo das publicações, dias e horários dos posts.
Enfim, a análise tem o objetivo de encontrar padrões sobre o que melhor funciona para levar seu público-alvo ao site, para transformá-los em leads e em clientes.
E como acontece sempre que ocorre uma análise consistente de dados, tudo isso se transforma em relatórios.
Então, você saberá o que a agência fez e quais foram as ações mais efetivas para atingir seus resultados.
O marketing digital de performance rastreia as ações do consumidor
Esta é uma das muitas vantagens do marketing digital de performance. Ele rastreia o comportamento do consumidor para otimizar suas campanhas.
Portanto, os indicadores permitem saber quantas pessoas visualizaram o anúncio e comparar a quantidade de cliques com a média do seu segmento.
A partir disso, o profissional percebe se precisa modificar o anúncio, alterando seu texto e fotos, ou qual é a versão que obtém um resultado melhor.
Essas informações são visíveis ao longo de toda a jornada de compra, desde o contato inicial com a marca até o carrinho de compras.
Assim, a empresa descobre se precisa alterar o layout de sua página de vendas, adicionar informações e fotos sobre o produto ou até mesmo rever a segmentação de público, entre outras possíveis mudanças.
Os indicadores também mostram como o público recebe o conteúdo produzido pela empresa. Eles revelam, por exemplo, se as pessoas só assistiram 5 segundos de um vídeo de 2 minutos.
Isso significa que o roteiro do próximo vídeo precisa criar um gancho para chamar a atenção das pessoas logo no início, evitando esta evasão de público.
Portanto, como já dissemos, as equipes de marketing digital de performance medem tudo para melhorar as campanhas e produzir um bom resultado.
A estratégia é elaborada para atingir seus objetivos
Os objetivos de uma campanha dependem do momento de maturidade de uma empresa. Porém, é fato que todas precisam vender para sobreviver.
Por isso, as agências focadas em marketing digital de performance nunca vão dizer que o que importa é apenas o branding, ou seja, a imagem que o público percebe da marca.
Nos últimos anos, muitas empresas tiveram uma noção equivocada do branding. Por isso, elas focaram em objetivos como viralizar, conquistar seguidores ou mesmo ganhar likes nas redes sociais.
No entanto, se essas ações não contribuem para atingir resultados concretos, os números que elas alcançam não passam de métricas de vaidade.
O branding é importante, mas “branding sem vending” não gera o resultado rápido que a maior parte dos negócios precisa.
Então, uma equipe focada em performance utiliza métricas importantes no marketing digital para analisar resultados das campanhas, de acordo com seus objetivos.
E você, tem realmente uma estratégia de marketing digital de performance ou só está fazendo o que todo mundo faz?
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