Métricas: você está avaliando as corretas?

Quem tem sucesso no marketing digital? Para muitas empresas, as métricas que mostram este resultado são uma quantidade imensa de seguidores, curtidas, engajamento.

Porém, sucesso virtual não paga boletos reais.

Afinal, só podemos dizer que um negócio tem sucesso quando seu faturamento aumenta e proporciona uma margem de lucros que torna a empresa sustentável.

A verdade é que, no mundo real dos negócios, não há espaço para empresas que focam em métricas de vaidade, mas apenas para aquelas que conseguem usar o digital para vender e lucrar.

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Por isso, a estratégia digital de uma empresa precisa ir muito além dos likes e das métricas sociais.

É preciso analisar quanto cada centavo gasto em marketing traz em vendas, qual é o retorno de cada investimento e quanto de faturamento é obtido por meio de cada ação.

E aqui, neste post, você vai descobrir quais são as métricas que ajudam você a entender o que realmente deve analisar para avaliar e reajustar sua campanha ou até mesmo sua estratégia. Então, confira a seguir!

Em primeiro lugar, para que servem as métricas?

Métricas são números que utilizamos para avaliar campanhas e estratégias de marketing.

Elas têm três objetivos: mostrar o que está dando certo, o que não funciona com o seu público e o que podemos melhorar para chegarmos a um bom resultado.

As métricas mostram à equipe de marketing qual é o tipo de conteúdo, publicação ou canal que gera mais vendas. Elas revelam ainda qual ação traz maior faturamento por um preço mais baixo.

Assim, a empresa consegue direcionar uma quantidade maior de recursos para essas ações, aumentando o que já falamos no início do post — seu faturamento e margem de lucro.

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Afinal, as empresas que sobrevivem são aquelas que conseguem gerar oportunidades, vender e fazer tudo isso com redução de custos.

O que não se encaixa nesses requisitos — como um vídeo que viraliza, mas é tão genérico que não traz oportunidades de venda — não passa de uma métrica de vaidade.

Quais são as métricas importantes no marketing digital?

Diante disso, quais são as métricas que você realmente não pode perder de vista ao analisar o sucesso de sua estratégia de marketing digital? Vamos descobrir algumas!

Retorno sobre Investimento (ROI)

A primeira métrica fundamental para qualquer negócio é o retorno sobre investimentos (ROI).

Em poucas palavras, o ROI mostra quantos reais voltam para cada real investido. Se o resultado é positivo, significa que a campanha teve sucesso.

Vamos dar um exemplo: você investiu 100 reais no Google Ads, e teve um lucro de 300 reais devido a esse investimento.

Neste caso, seu ROI é positivo e significa que aumentar o investimento provavelmente fará sua empresa multiplicar seu faturamento.

O contrário também acontece. Você pode investir 300 reais e receber apenas 100 como resultado. Isso significa que sua empresa precisa melhorar alguma parte do processo.

Porém, nós precisamos fazer um alerta extremamente importante. Existem dois pontos que podem prejudicar a avaliação desta métrica.

A primeira é se você não conhece sua real margem de lucro com cada produto oferecido / vendido. Esta é a margem que deve ser considerada ao calcular o seu ROI.

E sim, existem gestores que não têm ideia de sua verdadeira margem de lucros. Então, eles vão faturar, mas vão perceber seu caixa cada vez mais vazio.

Neste caso, a culpa não é do marketing digital. Trata-se de um erro de gestão que precisa de correção para redimensionar seu ROI.

O segundo problema é quando sua venda depende de outros fatores.

Por exemplo, a empresa anuncia, mas a página do produto no e-commerce não leva as pessoas à compra. Outra situação é quando o vendedor não está preparado com um bom script de vendas, não sabe contornar objeções.

Neste caso, o problema não está na campanha realizada, e sim nos outros pontos de contato do cliente durante a jornada de compra.

Por isso, nós recomendamos que esta análise seja feita com a ajuda de profissionais do marketing, que ajudarão você a visualizar os resultados de forma precisa.

Métricas de Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC mostra quanto dinheiro a empresa gasta para conquistar um novo cliente. Inclusive, o CAC costuma ser diferente para as diversas ações.

Vamos usar como exemplo uma escola de idiomas. Eles decidem fazer duas ações para conquistar clientes — anunciar no Google Ads e fazer panfletos.

Assim, a empresa pode descobrir que para cada 100 reais que ela gasta com Google Ads, ela conquista um cliente, enquanto ela precisaria gastar 300 reais em folders para ter o mesmo resultado.

Essa análise mostra que se ela investir mais em Google Ads, ela terá um retorno muito maior de seus investimentos, o que tornará sua captação de clientes mais lucrativa.

Ticket médio

O ticket médio mostra o valor que cada cliente gasta na empresa. Então, esta também é uma métrica fundamental para avaliar o sucesso de suas campanhas.

Esta é uma das métricas mais fáceis de serem calculadas. Para serviços recorrentes, como assinaturas ou mensalidades, o cálculo é ainda mais simples.

Se você comercializa produtos, seja em uma loja física ou em um e-commerce, basta dividir o total do faturamento pela quantidade de clientes em um determinado período.

Assim, se sua empresa faturou 50 mil reais em uma semana vendendo para 50 clientes, isso significa que cada pessoa compra, em média, mil reais.

Número de visitantes no site

Em uma estratégia de marketing digital, o site é o centro das ações.

Afinal, um dos principais objetivos é direcionar as pessoas para ele, seja por meio de tráfego pago, redes sociais, estratégias de SEO e assim por diante.

Mas não adianta ter um site se ninguém chega até ele. Portanto, o número de visitantes também é uma métrica importantíssima do marketing digital.

A partir deste número e da análise do comportamento dos usuários, a equipe de marketing elaborará um plano para trazer mais visitantes, seja com produção de conteúdo ou com anúncios.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é outra métrica importantíssima, não só quando se trata de marketing digital.

Afinal, ela revela a quantidade de pessoas que realizaram a ação que você pretendia com sua campanha, seja esta ação o download de um e-book, o cadastro de um novo lead ou a venda.

Entre todas as métricas, esta é a que precisa de um grande cuidado para análise. Ela aponta mudanças que sua empresa precisa fazer para transformar investimento em venda.

A baixa taxa de conversão em um anúncio, por exemplo, significa que você precisa melhorar o criativo, seja com palavras mais persuasivas ou com imagens de melhor qualidade.

Já a baixa taxa de conversão na página de vendas indica outros problemas, como erros na segmentação do público de um anúncio ou na construção da página de vendas.

Portanto, mais uma vez, é importante ter profissionais qualificados para realizarem esta análise. Isso evitará que você desista ou faça mudanças que não trarão um resultado positivo.

Saber quais são as principais métricas é o primeiro passo para sua empresa vender mais, mas se você quer realmente descobrir como usá-las para otimizar seu investimento em marketing digital, fale com a nossa equipe.

Temos um time de especialistas que vão ajudar seu negócio a vender muito mais. Não perca tempo e agende agora mesmo uma conversa.

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