Por que o processo de produção de conteúdo é tão importante nas estratégias de marketing digital?

Vamos falar a verdade? Quando você pensa em um projeto de marketing digital, seu objetivo não é simplesmente marcar presença online. Você quer que a sua empresa venda, não é mesmo? Então, não perca este post! Nós vamos explicar por que o processo de produção de conteúdo é importante para o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Confira!

Por que produzir conteúdo?

Você já deve ter visto casos assim, ou talvez seja o próprio exemplo disso. A empresa contrata um profissional e constrói um site maravilhoso.

Porém, o tempo começa a passar e o proprietário percebe que esse site não gera oportunidades de negócios. Ninguém preenche o formulário, ninguém diz que chegou à empresa através da página e simplesmente ela fica lá, às moscas. É frustrante!

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Mas pense bem: que motivo você deu para que as pessoas visitassem seu site? Nenhum. Então, na hora de procurar um produto ou serviço, elas vão digitar determinadas palavras-chave no Google, localizar o fornecedor mais próximo e fechar negócio com ele.

Aliás, é possível que seu site nem mesmo seja listado nas primeiras páginas porque o rankeamento no Google depende de alguns fatores. Dessa forma, ele não receberá visitas e dificilmente gerará alguma oportunidade de vendas.

A produção de conteúdo vira esse jogo. Seu site passará a ser encontrado porque responde às dúvidas das pessoas que têm um determinado problema relacionado ao seu produto ou serviço.

Portanto, mesmo quem ainda não está procurando o produto X formula algumas perguntas referentes às dificuldades que enfrenta em seu dia a dia. Quer ver um exemplo?

Vamos supor que você vende softwares para pequenas empresas. Esses programas automatizam funções como controle de estoque de compra e venda, informações contábeis, pagamentos, fluxo de caixa etc.

Pode ser que o dono de um pequeno negócio ainda não esteja interessado em adquirir um software. Aliás, ele até acha que esse tipo de solução é muito cara e inacessível para empresas daquele porte.

Mas sabe o que ele vai procurar na internet? Ele busca termos mais parecidos com “como realizar o fluxo de caixa”, “como controlar o caixa da empresa”, “como controlar o estoque” e assim por diante.

Então, se o seu conteúdo responde essas questões de topo do funil de vendas, existe a chance de seu site ser mostrado pelo Google. A partir desses posts, você tem a oportunidade de conduzir essa pessoa para outros artigos do meio do funil.

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Finalmente, após um processo que envolve conscientização, conhecimento e consideração, ele estará pronto para comprar.

Qual é a importância do processo de produção de conteúdo?

Talvez você esteja pensando: “Ah, entendi! Então, é só produzir conteúdo, certo?” Bem, a resposta é não.

Desculpe decepcionar, mas simplesmente não é qualquer conteúdo que vai aparecer na primeira página do Google. E para falar a verdade, são aqueles os links em que as pessoas clicam.

O conteúdo que gera tráfego e vendas é estratégico. E para que ele seja estratégico, é preciso envolver pessoas, processos e tecnologias para criá-lo, distribuí-lo e mantê-lo de forma organizada, para que cumpra os objetivos do seu negócio.

Basicamente, o processo de gerar conteúdo estratégico envolve uma série de conhecimentos e tarefas:

  • produzir e distribuir conteúdo para que atinja os objetivos da empresa, ou seja, alinhados à prioridade do negócio;
  • entender o público-alvo e identificar as palavras-chave que essas pessoas buscam na internet;
  • fazer testes para entender o formato e a linguagem que cativam esse público-alvo;
  • estudar o desempenho das publicações para identificar as CTAs (chamadas à ação) que geram leads;
  • identificar os tipos de conteúdo que levam os clientes à conversão.

Percebe como não é só escrever por escrever? Existe muita ciência por trás de um conteúdo que vende, além de um conhecimento de estratégia que um grupo razoavelmente pequeno de pessoas têm.

E esse conhecimento não é um dom. É simplesmente porque os profissionais da área estudam esse assunto, praticam muito e com isso conquistam mais resultados.

Além disso, esses profissionais têm à sua disposição ferramentas tecnológicas fundamentais para entenderem o comportamento do usuário da internet, tanto no momento da pesquisa quanto durante a visita ao site e até o momento da compra.

Com essas opções, eles conseguem mapear a jornada de compra dos consumidores, identificar os pontos de gargalo ou desistência e criar conteúdos que ajudem na conscientização, conhecimento e persuasão.

Da mesma forma que você é a autoridade na sua área de atuação, eles são os profissionais mais capacitados a conduzirem um processo de produção de conteúdo.

O que seu negócio ganha com um processo de produção de conteúdo eficaz?

Existem diversos benefícios em contar com um processo de produção de conteúdo adequado. Veja quais são eles:

Agilidade

Ferramentas tecnológicas aliadas à prática fazem com que a produção de conteúdo seja rápida. Dessa forma, seus canais de comunicação ficam permanentemente atualizados e garantem a consistência, que é fundamental para o sucesso da estratégia.

Intencionalidade

Quando especialistas utilizam um processo de produção de conteúdo, nenhum post ou imagem são aleatórios.

Eles seguem um calendário editorial bem construído e fazem parte de uma sequência programada para que o consumidor dê um passo na jornada de compra.

Ou seja, cada conteúdo é focado em fazer o consumidor ir um pouco além. Ele pode consumir outros posts do blog, se tornar um lead, baixar um material rico, solicitar uma demonstração ou até mesmo um contato com a equipe comercial. Tudo isso é planejado.

Acompanhamento de tendências

Se o seu negócio vai bem, você dificilmente terá tempo para realizar uma atividade fundamental no processo de produção de conteúdo, que é acompanhar tendências.

Quem trabalha nesse mercado, por outro lado, tem como parte de sua rotina manter o radar ligado para todas as novidades que surgem. A seguir, o profissional filtra o que é mais adequado à realidade de cada empresa para aplicar e ter resultados.

Padronização

Conteúdo bem produzido exige tempo. Como nem todos os proprietários de negócios têm esse tempo disponível, eles acabam delegando para uma ou mais pessoas dentro da empresa.

Nesse caso, a produção de conteúdo vira uma colcha de retalhos, com estilos completamente diferentes de escrita e o pior: sem aquele fio condutor da intencionalidade, onde cada publicação contribui para gerar determinadas ações por parte do lead.

O processo adequado de conteúdo garante uma padronização. Sua brand persona tem uma linguagem específica. Ela é adequada à sua buyer persona. Seus leitores conseguem reconhecê-la em cada publicação, levando à identificação e construção de credibilidade.

Aumento da taxa de conversão

Um processo de produção de conteúdo eficaz tem ainda outra vantagem: ele traz contatos para sua equipe comercial, mas também filtra esses prospects.

O que isso significa? Enquanto a pessoa consome conteúdos de topo, meio e fundo de funil, ela entende quais serão os benefícios que o seu produto ou serviço têm a oferecer, bem como seu processo de atendimento.

Dessa forma, chegam ao final dessa jornada as pessoas que realmente buscam aquela solução e sabem o que esperar da sua empresa. Portanto, seu time de vendas consegue converter muito mais, pois a confiança já foi construída e o consumidor está pronto para comprar.

De 0 a 10, como está o seu processo de produção de conteúdo? Ele está gerando as vendas que seu negócio precisa? Conta pra gente qual é a sua avaliação nos comentários!

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