Como escrever um bom conteúdo SEO e rankear no Google

Você sabe como produzir um bom conteúdo SEO? Como o domínio dessas técnicas é o segredo para se posicionar bem no Google e atrair visitantes para o site, trata-se de uma habilidade fundamental para ter sucesso no Marketing Digital.

Por isso, neste post falaremos sobre os cuidados que não podem faltar na hora de produzir o conteúdo para o seu blog. Confira!

Conteúdo SEO: o primeiro segredo para rankear no Google

Quando se fala em otimização para os mecanismos de busca (Search Engine Optimization), muitas pessoas focam apenas nas técnicas utilizadas para contar ao robô do Google sobre o que aquele conteúdo está falando.

Porém, o cuidado deve começar antes de pensar nessas técnicas. Afinal, o Google hoje tem uma prioridade: fazer com que a pessoa que clica em um link encontre exatamente o que ela estava procurando. Mas como ele sabe que isso aconteceu? Quando o usuário não volta para a página de pesquisa.

Portanto, o primeiro segredo é produzir um conteúdo de qualidade, que entrega justamente o que está prometendo. Assim, se o título é “5 passos para definir sua persona”, é exatamente isso que o usuário precisa encontrar no seu post, com o máximo de profundidade possível.

Produção de conteúdo SEO: técnicas para ganhar visibilidade

Se você já tem certeza de que seu conteúdo tem qualidade, aí sim é o momento de pensar em técnicas. Essas ações têm o objetivo de mostrar ao robô do Google que o seu post fala do assunto que o usuário está procurando, e para isso é necessário:

1. Pesquisar as melhores palavras-chave

As palavras-chave são termos que as pessoas usam para pesquisar sobre um determinado assunto. Então, se a sua empresa vende serviços de transporte de veículos em caminhão-cegonha, por exemplo, é importante saber quais são os termos de busca mais utilizados pelos usuários da internet para perguntar sobre esse assunto.

Existem várias ferramentas de Marketing Digital que ajudam você a descobrir que perguntas são essas e quais são as palavras-chave mais buscadas. Alguns exemplos são a Semrush, Ahrefs, Ubersuggest e Answer The Public.

2. Coloque a palavra-chave em posições estratégicas

A sua palavra-chave tem que aparecer em algumas posições estratégicas para que o Google entenda que o post fala desse assunto. Portanto, ela precisa estar presente:

  • no título
  • na URL (endereço do site)
  • nas primeiras 150 palavras, mas de preferência ainda no primeiro parágrafo;
  • em cerca de 1/3 dos subtítulos, ou pelo menos em um deles;
  • ao longo do texto, de forma natural.

3. Utilize links internos e externos

Os links internos sinalizam que o usuário pode encontrar mais informações sobre um assunto no seu próprio blog. Por isso, eles são importantes para que o leitor tenha a possibilidade de tirar suas dúvidas sobre um tema ou simplesmente ficar mais tempo na sua página.

Então, voltando ao exemplo do transporte de veículos, você pode falar em um parágrafo que contratar um caminhão-cegonha é uma das formas mais seguras de transportar veículos de um estado para outro. A expressão transportar veículos pode receber um link e aparecerá em uma cor diferenciada que, quando clicada, levará a pessoa a um artigo sobre o assunto.

Os links externos também são importantes para comprovar a veracidade de informações que você utilizou a partir de uma determinada fonte. Assim, ao citar uma estatística, por exemplo, inclua o link que leva à página de onde ela foi retirada.

4. Otimize as imagens do conteúdo SEO

É altamente recomendável inserir imagens no seu conteúdo. Além disso, na biblioteca do WordPress elas devem ser identificadas com a Alt Tag correspondente à sua palavra-chave. Dessa forma, o Google irá listá-las também entre os resultados de busca, gerando mais oportunidades de cliques.

5. Use plugins

Existem plugins que podem ajudá-lo a otimizar seu conteúdo SEO. Assim, por apresentarem um espaço para inserir a palavra-chave e editar elementos importantes do post, como a URL, o título SEO e a metadescrição, evitam que você deixe algum desses itens de lado.

A metadescrição é o texto que aparecerá abaixo do título na página do Google, quando seu link for listado. Portanto, se essa metadescrição contiver a palavra-chave e for chamativa, o leitor provavelmente terá um interesse maior em clicar.

Esses são os pilares para a construção de um bom conteúdo SEO. Porém, é importante lembrar que a internet é um espaço concorrido, e que muitas vezes é necessário utilizar outras estratégias, como os links patrocinados, para promover a sua página até que ela alcance um bom resultado orgânico.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Então, continue aqui no blog e aprenda mais sobre o Marketing de Conteúdo e o potencial dessa estratégia!

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