Marketing de Performance: descubra se você realmente tem uma estratégia digital matadora!

Não adianta ter likes, engajamento ou até mesmo conquistar milhões de seguidores se, ao final de todo esse processo, não houver lucro. Por isso, as empresas estão entendendo que o Marketing de Performance é o único caminho para seu crescimento.

Isso não significa que as ações do passado não tiveram sua importância. Afinal, para que você tivesse hoje um carro todo automático, alguém teve que inventar a roda em 3.500 a.C.

O mesmo aconteceu com o marketing. Ao longo do tempo, as empresas criaram diversas estratégias e, aos poucos, começaram a compreender o comportamento do consumidor e os princípios desta área.

Porém, agora, com o volume de dados e todas as possibilidades de rastreamento que o Marketing Digital proporciona, é hora de ir além.

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Esse é o momento de utilizar todos os dados para produzir conteúdos e campanhas mais persuasivos, selecionar canais, segmentar públicos com precisão e gerar muito lucro.

Talvez você esteja se perguntando: “como saber se a estratégia de marketing do meu negócio está focada em performance?”

Isso é o que você vai descobrir neste post. Então continue a leitura!

O que é o Marketing de Performance?

De forma bem resumida, o Marketing de Performance é a capacidade de otimizar campanhas para aumentar o retorno sobre investimentos usando a análise de dados.

Isso pode ser aplicado a qualquer estratégia de marketing, porém se torna ainda mais eficaz quando falamos de estratégias digitais, nas quais a coleta de dados é extremamente precisa.

No passado, por exemplo, suponha que uma empresa contratasse outdoors para fazer sua propaganda. Então, em um mês, ela colocava o anúncio A. No segundo mês, o anúncio B.

Ela poderia até tentar identificar padrões para chegar à conclusão de qual dos anúncios havia gerado mais vendas. Porém, ela teria muitas variáveis que não conseguiria medir.

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Mesmo se os dois anúncios fossem colocados na mesma avenida, no mesmo espaço, poderia haver variações quanto à quantidade de pessoas que realmente passaram por lá, se alguma questão de sazonalidade influenciou o comportamento do consumidor etc.

No Marketing Digital, isso não acontece. Você pode utilizar, simultaneamente, versões diferentes das suas campanhas, inclusive nos mesmos canais.

E os dados que tudo isso traz são extremamente precisos. Você consegue saber, por exemplo, quantas vezes um anúncio foi exibido, quantas vezes as pessoas viram aquele anúncio, quantos cliques ele gerou e seu resultado em vendas.

Não é impressionante?

Como saber se a sua estratégia digital é focada em Marketing de Performance?

Mas afinal, como saber se a sua atual estratégia está focada no Marketing de Performance? Selecionamos alguns critérios para você mesmo fazer essa avaliação:

Sua estratégia é 100% baseada em indicadores

Bem no começo da execução da sua estratégia de marketing, você ainda não terá indicadores para basear suas ações. No entanto, desde as primeiras campanhas, é fundamental coletar dados.

A partir do momento em que os dados começam a ser coletados e organizados, toda a sua estratégia passa a se basear neles. Inclusive, os investimentos são definidos a partir disso.

Seu gosto não importa no Marketing de Performance

Sim, esta é uma verdade difícil de engolir, mas extremamente necessária para quem quer ter sucesso no Marketing Digital. Simplesmente seu gosto não importa.

O conteúdo bom para o blog é aquele que utiliza uma palavra-chave com um bom volume de buscas e pode ser utilizado para gerar links que levam a pessoa para outras etapas do funil de vendas.

Assim, esse é o mesmo critério para muitas outras ações da sua estratégia de marketing, desde a cor do site, o tamanho das letras e dos parágrafos, a cor do botão do e-mail, os posts nas redes sociais…

Afinal, nem sempre a nossa preferência estética — e estética não é só a parte visual, ela envolve tudo que se relaciona à campanha, inclusive a linguagem — é compatível com a preferência estética do nosso público.

Pode ser que você adore memes, mas o seu público é muito mais formal. O contrário também acontece. Você quer textos com uma linguagem séria e sisuda, mas seus seguidores querem informalidade, proximidade e acolhimento.

Portanto, mais uma vez, são as métricas que determinam as melhores ações para o marketing do seu negócio. Seu gosto vem em segundo plano, a menos que o lucro não seja a sua prioridade.

A análise de desempenho é uma rotina

A análise de desempenho não pode ser um evento esporádico. Ela precisa fazer parte da rotina de quem cuida do seu marketing.

Por isso, o Marketing de Performance se fundamenta em métricas. Ao fazer um anúncio, por exemplo, além de colocar diferentes versões no ar, é preciso analisar indicadores.

Qual das versões obteve mais cliques: a versão A ou a versão B? Qual foi o custo por cada clique? Esses cliques geraram a conversão desejada ou apenas visitas à página?

Você pode descobrir cada uma dessas respostas analisando métricas como CPC, CPL, CTR, CPA e assim por diante.

E se você acha tudo isso muito parecido com uma sopa de letrinhas que não faz o menor sentido, nós temos a solução.

Aqui mesmo, no blog, nós temos um artigo completo com as principais métricas que você precisa analisar para entender e otimizar suas campanhas de anúncios.

Seu público é altamente segmentado

Desculpe falar a verdade, mas as chances de o sr. João, de 72 anos, comprar uma lingerie de renda francesa a partir de um anúncio é ínfima. Por isso, não adianta exibir o anúncio para ele.

Uma das principais vantagens do Marketing Digital é justamente a possibilidade de segmentar o público. Assim, você paga para seu anúncio só aparecer para quem oferece maior chance de compra.

Essa segmentação pode ter origens diferentes. Pode ser, por exemplo, que você mostre o anúncio apenas para quem já demonstrou algum tipo de interesse.

Assim, se a pessoa fez uma pesquisa com determinadas palavras-chave em mecanismos de busca, como o Google, ou entra no seu site, é possível mostrar anúncios e incluí-la automaticamente em campanhas de remarketing.

Outras vezes, a segmentação é por sexo, faixa etária, localização e até mesmo hábitos. Portanto, se o marketing é realmente de performance, ele usa todos os dados disponíveis para não desperdiçar dinheiro com anúncios para públicos e canais errados.

O Marketing de Performance melhora seus resultados a cada dia

Com toda essa análise, o Marketing de Performance consegue entregar mais por menos. Mas isso não acontece por acaso e sim devido à uma otimização intencional.

Assim, se a equipe analisa dados e percebe que o seu blog atrai mais visitas que o Instagram ou qualquer outra rede social, a maior parte do investimento será aplicada neste canal.

Isso não significa que a empresa pode focar em apenas um canal e se esquecer dos demais. Afinal, é fundamental ter diversos pontos de contato com o cliente, desde que essas redes sociais sejam espaços virtuais onde seu público realmente consuma conteúdo.

Porém, a empresa concentra um esforço maior — em dinheiro, tempo e produção de conteúdo — nos canais que oferecem um retorno mais substancial.

Isso faz com que o seu retorno sobre investimento melhore a cada dia. Então, se no princípio do projeto sua empresa faturava R$ 3 para cada R$ 1 investido, ela passa a faturar R$ 5, 10 ou até muito mais, dependendo da escalabilidade possível.

Quais são as ferramentas mais usadas no Marketing de Performance?

Para o Marketing de Performance, as melhores plataformas e ferramentas são aquelas que permitem uma ampla coleta de dados.

Então, se não há dados, não existe a possibilidade de analisar. E se não existe análise, as mudanças ocorrerão na base de tentativa e erro, o que desperdiça muitos recursos.

Por isso, o Marketing de Performance utiliza as mesmas plataformas e ferramentas como:

Meta Ads

Há algum tempo, Mark Zuckerberg agrupou suas empresas sob o guarda-chuva da Meta, uma holding que controla todas as suas redes sociais e a plataforma de anúncios.

Então, através da Meta, você pode anunciar no próprio Facebook, Instagram e também no Audience Network, que exibe sua propaganda em jogos, apps e sites móveis.

Google Ads

As campanhas do Google Ads também permitem anunciar em diferentes formatos e canais. Embora a maioria das pessoas conheça apenas os links patrocinados, a plataforma vai muito além.

Assim, é possível anunciar também na rede de display, usando imagens ou vídeos, e aparecer em inúmeros blogs, sites de notícias e assim por diante.

Também não podemos nos esquecer de que o YouTube pertence à Alphabet, a holding que gerencia o Google e diversas ferramentas para empresas.

Portanto, se a empresa desejar, ela também pode fazer anúncios que aparecerão no início ou no meio de vídeos que as pessoas assistem no YouTube.

Redes sociais

A maioria de nós conhece pouquíssimas redes sociais. Provavelmente, nosso leque se restringe a Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok. Porém, existem inúmeras outras.

As redes sociais também são um solo fértil para estratégias de Marketing de Performance. No entanto, para ter sucesso nelas, é preciso focar naquelas onde o público-alvo está presente e criar conteúdo estratégico.

E-mail marketing

Empresas que não utilizam o e-mail marketing estão perdendo a oportunidade de fechar muitos negócios. Eles têm altas taxas de abertura e de conversão, ganhando de muitos outros canais no Marketing de Performance.

Blogs

O blog é uma excelente oportunidade para atrair pessoas que não conhecem a sua empresa. Para isso, invista na produção de conteúdo principalmente de topo de funil, usando palavras-chave com um bom índice de procura no Google.

Porém, em alguns casos, pode ser importante focar em conteúdos mais profundos, do meio do funil. Para tomar esta decisão, analise métricas tanto de tráfego quanto de conversão.

Páginas de vendas

Uma campanha pode estar quase perfeita, mas se a página de vendas não é persuasiva, a empresa perderá grande parte do investimento.

Por isso, é fundamental analisar as taxas de conversão de landing pages, fazer testes e alterações para que ela mostre sua oferta de forma irresistível.

Como você pode perceber, o Marketing de Performance utiliza as mesmas ferramentas que uma estratégia que não tem o mesmo resultado.

A diferença não está nas ferramentas, mas na expertise de quem consegue analisar dados para chegar à fórmula perfeita para transformá-las em uma máquina de vendas.

E por aí, como estão os resultados das suas campanhas? Que tal mudar isso e se tornar um campeão do ROI? Converse com a nossa equipe e descubra a diferença que o Marketing de Performance pode fazer na sua empresa!

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