Análise de desempenho no marketing de performance: por que ele é indispensável para otimizar resultados?

Onde investir dinheiro para ter resultados no marketing? Não existe uma resposta única para esta pergunta. Até mesmo por isso uma empresa pode simplesmente desperdiçar seus recursos se não houver uma boa análise de desempenho das campanhas.

Depois da popularização do Marketing Digital, isso se tornou ainda mais importante. Afinal, como as redes sociais estão ao alcance de todos e qualquer pessoa pode apertar o botão “impulsionar”, divulgar um negócio se tornou possível para pequenas e médias empresas.

Porém, junto com a facilidade, muitos também enfrentam a frustração. Afinal, eles percebem que postam muito e não ganham seguidores ou, mesmo que isso aconteça, nem sempre o conteúdo gera venda.

Esse é apenas um exemplo, considerando que hoje em dia as redes sociais estão no centro da estratégia de marketing de muitas empresas.

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Porém, a análise de desempenho é sempre indispensável quando se fala em melhora da performance e, consequentemente, o aumento das vendas, do retorno sobre investimento, da margem de lucros…

Quer saber mais sobre como as decisões do marketing de performance, tomadas com base em dados e análise de desempenho, podem ajudar a sua empresa a alcançar resultados? Confira a seguir!

Análise de desempenho: quais são as métricas que contam?

A análise de desempenho não é um pacote fechado de ações, aplicadas indiscriminadamente a todas as campanhas, de todas as empresas.

Afinal, tudo depende do objetivo da campanha e, principalmente, do momento que a empresa está vivendo.

Portanto, é importante que a empresa conte com a assessoria de profissionais especializados. Eles avaliarão o negócio para propor a ação mais adequada.

Uma marca iniciante, por exemplo, ainda precisa se tornar conhecida. Então é possível que os profissionais recomendem campanhas de brand awareness no início da estratégia.

Neste caso, eles analisarão se a campanha está atingindo o maior número de pessoas possível, especialmente dentro do público que mais consome aquele tipo de produto ou serviço.

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No Instagram, por exemplo, esta métrica pode ser desdobrada em alcance e impressões. Porém, ela pode gerar outras, como visitas ao perfil ou seguir a marca nas redes sociais.

Além disso, não podemos nos esquecer de que o público pode estar presente em outros canais que não são apenas as redes sociais.

Então, neste caso, é preciso planejar ações em outros meios que terão como objetivo acessar o site por meio de um QR Code, assistir um vídeo até o final e assim por diante.

Por outro lado, existem campanhas focadas em outros objetivos. Captação de leads por meio de um formulário e venda são algumas dessas possibilidades.

Nesses casos, as métricas serão completamente diferentes, mas são elas que norteiam as ações de marketing da empresa.

Quer saber mais? Veja o próximo tópico!

Marketing de performance: como as métricas direcionam uma campanha?

Em primeiro lugar, é importante destacar que aqui nós falaremos de alguns exemplos. Porém, pode ser que o comportamento do seu segmento seja diferente, o que mais uma vez reforça a importância de uma análise especializada.

No entanto, para ter ideia de como as métricas podem direcionar uma campanha e otimizá-la, veja os tópicos a seguir:

Avaliação do engajamento com as publicações

Engajamento é qualquer tipo de interação que o público tem com o seu conteúdo. Portanto, nas redes sociais, ele pode dar um link, comentar, compartilhar, salvar ou marcar uma pessoa na publicação.

Se você faz um post focado em venda, é natural que ele não tenha tanto engajamento. Porém, se o seu objetivo é tornar a marca conhecida ou se relacionar com seu público, ele é uma métrica bastante importante.

A falta total de engajamento com uma publicação significa que ela está muito morna ou até mesmo fria. Por isso, é preciso analisá-la para descobrir como torná-la mais atraente e gerar engajamento.

Equipes de marketing fazem isso de diversas formas. Eles mudam cores de fundo, alteram a hierarquia de informações, falam a mesma coisa com uma linguagem mais pessoal, trocam imagens.

Portanto, no início da sua campanha pode ser natural que não haja tanto engajamento. A equipe sempre vai testar variáveis até achar a fórmula que funciona com seu público.

Análise de desempenho baseada em cliques

O clique é um dos principais termômetros de campanhas que envolvem geração de leads ou captura para uma página de vendas. Então ele deve ser analisado em profundidade.

Quando um usuário clica em um botão “saiba mais”, por exemplo, isso significa que seu conteúdo chamou a atenção dele a ponto de ele querer informações adicionais.

Portanto, se você fez um anúncio e não obteve cliques, isso significa que seu anúncio precisa mudar urgentemente.

Pode ser necessário trocar as cores do fundo, a imagem ou o texto. Ele não está chamando a atenção das pessoas ou faz com que elas pensem que não vale a pena continuar aquela interação.

Outra possibilidade é que o anúncio esteja bom, mas a segmentação não foi feita para o público adequado. É como tentar vender mamadeiras para pessoas acima de 70 anos.

Por todas essas variáveis, é importante que sua empresa tenha uma equipe de especialistas para fazer esta análise e, desde o começo, realizar testes A/B.

Análise de dados baseada em captação de leads

A captação de leads é uma das conversões mais valorizadas por quem executa uma estratégia de Marketing Digital.

Afinal, nem sempre a venda é imediata. Existem diversos produtos, mas especialmente muitos serviços, que exigem um amadurecimento do consumidor ao longo da jornada de compra.

Então a captação do lead é um dos passos mais importantes desta jornada. Ela é o ponto de partida para transformá-los em leads qualificados, que chegam à decisão de compra.

Neste aspecto, o time de marketing avaliará várias métricas. Primeiro ele analisa que tipo de conteúdo traz o lead até o formulário de conversão.

Portanto, ele identifica quais são os temas, assuntos e até mesmo os formatos que mais levam o lead à conversão para replicar esses pontos em outras publicações.

Se muitas pessoas chegam ao formulário mas não enviam o formulário, isso significa que esta landing page tem um problema. Sua taxa de conversão está muito baixa.

Pode ser que ela não traga uma oferta suficientemente atrativa, que não deixe claros quais são os benefícios que a pessoa tem ao colocar ali seus dados. Assim, ela precisa de reformulação.

Finalmente, os leads formam uma base que precisa ser analisada com muita atenção. O time de marketing precisa acompanhá-los para identificar quais são os que mais chegam à decisão de compra.

Com base nisso, eles segmentam o público dos anúncios com uma precisão cada vez maior, selecionando conteúdos e canais para chegar aos níveis desejáveis de retorno sobre o investimento.

Análise do desempenho das campanhas de venda

A venda é, com certeza, a conversão mais esperada por todos os empresários. Afinal, é ela que define o faturamento, o crescimento do negócio e o sucesso no mercado.

Quando a empresa faz uma campanha específica para venda, esses dados também precisam de análise. Nós já citamos vários aspectos desta análise anteriormente.

Portanto, o time de marketing avalia que tipo de design chama a atenção em um anúncio, gera cliques e, consequentemente, vendas.

Também avalia se existe muita desistência quando o cliente chegou à página de vendas. Isso pode acontecer por falta de informações escritas, imagens feias ou até mesmo por dificuldades para concluir o processo de pagamento.

Assim, a equipe retira as arestas do processo de compra, deixando-o cada vez mais fácil e sedutor para o cliente.

Análise de desempenho: qual é a importância para a otimização de campanhas?

Perceba que, a princípio, o trabalho do time de marketing é traçar um mapa do processo de vendas, analisando cada etapa.

Porém, depois desta fase inicial, é possível ajustar ainda mais esse processo, criando meios de tornar a “viagem do cliente” mais rápida ou mais barata.

É a partir deste ponto que eles começam a intervir para melhorar principalmente os resultados financeiros.

Então eles utilizam os dados do Google Analytics, Google Ads, gerenciador de anúncios do Facebook e Instagram, além de outras plataformas, para se tornarem ainda mais assertivos.

E quando isso acontece, a felicidade é total! A empresa tem não só o aumento das vendas, mas também do ROI (retorno sobre investimento), diminuição do CPC (custo por cliques), do CPA (custo por aquisição de clientes) e assim por diante.

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