Campanhas digitais: por que investir nelas para alavancar seu negócio

A cena é bastante comum. Nos restaurantes, no metrô, no ponto de ônibus e até mesmo no aeroporto, todo mundo olhando para o celular. As telas chegaram para fazer parte das nossas vidas, o que mostra a importância de investir nas campanhas digitais.

Por isso, desde 2017 o investimento em publicidade on-line ultrapassou o total que as empresas destinavam à TV. Definitivamente o digital conquistou os líderes de marketing não só pelo seu alcance, mas principalmente por sua efetividade.

Se você ainda não fez uma campanha digital ou não sabe quais são as vantagens de investir neste tipo de publicidade, continue a leitura! Vamos explicar por que elas são essenciais para negócios que querem crescer!

Por que investir em campanhas digitais?

Provavelmente você se lembra que até algum tempo atrás a publicidade se restringia à grande mídia mainstream. Portanto, as empresas precisavam anunciar na TV, nas revistas, jornais e outros canais que falavam com milhões de pessoas.

Como consequência, esses canais se tornaram muito caros. Só as grandes marcas conseguiam pagar os custos de uma campanha assim. Aliás, até hoje é dessa forma.

Porém, a partir do crescimento do digital, essa realidade mudou. As campanhas se tornaram não só acessíveis a empresas de pequeno e médio porte, como passaram a apresentar uma série de vantagens:

Campanhas digitais têm custo acessível

A maioria das empresas pode pagar por uma campanha digital em plataformas como Facebook, Instagram e Google. Portanto, existe uma nova chance de promover o crescimento do negócio.

Campanhas digitais atingem o público certo

Um dos principais problemas da mídia tradicional é o fato de que ela atinge um público muito grande, que nem sempre tem interesse no seu produto ou possibilidade de adquiri-lo.

Se a sua empresa é um negócio local, por exemplo, como um salão de cabeleireiros, não adianta anunciar para o Brasil inteiro ou para as cidades da sua região.

Afinal, as chances de uma pessoa se deslocar de cidade para consumir esse serviço é muito pequena. Normalmente são compras feitas por conveniência, perto de casa ou do trabalho.

O mesmo acontece quando um produto é muito específico para um nicho. Vamos supor, por exemplo, que a sua empresa desenvolveu um software de gestão para pet shops.

Melhore a taxa de ocupacao do seu hotel em baixa temporada

Logicamente, o único público interessado no produto é o dono do pet shop. Não adianta anunciar para quem não tem esse perfil. A mídia tradicional não permite essa segmentação.

No entanto, as campanhas digitais são completamente diferentes. Elas permitem que você segmente seu público de forma bastante precisa, seja por localização, interesse, comportamento etc.

Assim, elas atingem apenas seus clientes em potencial e você paga somente o valor correspondente à exibição do anúncio desse grupo.

Anúncios on-line permitem o rastreamento de resultados

Quantas pessoas realmente viram um outdoor? E quantas assistiram a um comercial na televisão? Quantas prestaram atenção no anúncio de uma revista?

Na publicidade off-line não é possível medir esses números com precisão. O digital é completamente diferente e oferece uma série de dados para análise.

Aliás, esses dados são um verdadeiro tesouro nas mãos do profissional de marketing, que os utiliza para fazer a análise de desempenho e melhorar a performance das campanhas.

Funciona da seguinte forma: fazemos duas versões de um mesmo anúncio. Colocamos os dois para serem exibidos.

Poucos dias depois, analisamos os dados e verificamos qual deles gerou mais cliques e qual gerou mais conversões, tudo de acordo com o objetivo da campanha.

A partir daí, a equipe direciona o investimento para o anúncio que dá mais resultado e, além disso, cria outros anúncios parecidos com ele até chegar à versão que mais gera vendas.

Essa mesma lógica se aplica a tudo, desde o anúncio que já mencionamos até as páginas do site, vídeos ou posts das redes sociais. Descobrimos o padrão que funciona para aquela marca.

Marketing digital gera autoridade

Onde as pessoas procuram tudo que elas precisam hoje em dia? No digital! Elas vão principalmente ao Google e buscam por informações, produtos, serviços e entretenimento.

Se a pessoa tem interesse em um assunto, é ali que ela vai se aprofundar. Por isso ela tende a seguir marcas que esclarecem suas dúvidas sobre aquele tema.

À medida que você cria conteúdo que responde perguntas do seu público e que atende às necessidades deles, se torna uma referência em sua área.

Assim, quando as pessoas decidem comprar, elas vão buscar essa autoridade em quem elas confiam. E mesmo que não comprem, elas indicam para outros.

Campanhas digitais aproveitam micromomentos para vender

Pode ser que o seu cliente acorde um dia e decida “eu quero comprar tal produto”. Porém, muitas vezes, não é isso que acontece.

Mesmo que a pessoa não perceba, a decisão de compra é apenas a linha de chegada de muitos outros contatos que ela teve com o produto ou com a marca.

O Google, inclusive, chama isso de micro-momentos, ou seja, estímulos que acontecem de forma fracionada, em pequenas doses, ao longo da jornada de compra do consumidor.

Uma estratégia digital permite que você aproveite esses micro-momentos para se tornar conhecido pelo público, para conquistar a confiança dele e, finalmente, para vender.

Ainda segundo o Google, existem 4 tipos de micro-momentos:

  • Etapa “eu quero saber”: a pessoa tem uma curiosidade ou está buscando entender/solucionar um problema;
  • Momento “eu quero ir”: já sabem do que precisam, mas não sabem como chegar lá;
  • Etapa “eu quero fazer”: busca de informações como tutoriais e receitas, algo que explique como podem realizar alguma coisa;
  • Momento “eu quero comprar”: já faz parte do momento decisivo da compra, em que a pessoa busca informações precisas para saber se o produto atende às suas necessidades.

Uma boa estratégia digital engloba todos esses micro-momentos. Ela utiliza o Google Meu Negócio, por exemplo, para deixar sua empresa à vista dos clientes no momento “eu quero ir”.

Por outro lado, a produção de conteúdo estratégico estabelece pontos de contato com o consumidor nos momentos “eu quero saber” e “eu quero fazer”.

Finalmente, ela usa uma página de vendas matadora, testemunhos de clientes e gatilhos mentais para que, no momento “eu quero comprar”, o consumidor tenha a certeza de que confiar na sua empresa é a melhor decisão.

Campanhas digitais alcançam todo o mundo

Pode ser que você tenha um negócio local. Porém, também é possível que você tenha uma ideia incrível e uma empresa que só não cresceu porque não há demanda na sua região.

Então por que não vender para o mundo inteiro? As campanhas digitais permitem anunciar em praticamente qualquer país, gerando uma oportunidade inigualável de crescimento.

Aliás, o fato de o digital acabar com as fronteiras do seu negócio tende a causar uma revolução no mundo nos próximos anos.

Já pensou que você não precisa mais sair da sua cidade, de perto da sua família para ter uma empresa de sucesso que vende para todo o país e para fora dele?

Se você já fez esse caminho e quer morar com mais qualidade de vida em uma cidade distante da capital, essa é a sua chance: digitalizar um produto e viver onde quer.

Marketing digital estimula a formação de comunidades

Enfim, não poderíamos deixar de falar que o digital permite que a sua marca se aproxime dos consumidores. Eles podem interagir nos seus perfis, inclusive uns com os outros.

Esse tipo de interação forma uma legião de fãs da marca que estão dispostos a falar dela, a consumir produtos de diferentes tipos e ainda divulgá-la gratuitamente.

Já viu, por exemplo, os fãs da Coca-Cola? Eles não tomam só o refrigerante. Eles usam camisetas, bonés, chaveiros, tênis…

Poderíamos citar vários exemplos, como a Harley Davidson, Apple, Nike, Disney e tantas outras!

Entendeu por que as campanhas digitais precisam fazer parte da sua estratégia de marketing? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários e nós acionaremos o nosso time de especialistas para responder!

Como transformar em clientes sua lista de prospects

Melhore a taxa de ocupacao do seu hotel em baixa temporada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *