10 táticas para aumentar a taxa de conversão de vendas

Começar uma estratégia de funil de vendas pode ser relativamente fácil para quem já está acostumado a trabalhar com marketing. No entanto, é normal perder diversos contatos pelo caminho. Para quem consegue angariar uma boa quantidade de visitantes e leads, essa perda pode não ser tão significativa, mas para quem tem um público mais nichado, qualquer contato não convertido pode soar como um prejuízo. Então, como aumentar a taxa de conversão de vendas?

Um bom vendedor  treina todos os dias, analisa onde está errando e ouve seu consumidor. Ele sabe que, muitas vezes, um simples visitante pode ser o cliente que ele tanto esperava. Mas não pense que vender é um dom. Com as técnicas certas, você também pode ver o número de consumidores crescendo.

Confira agora 10 táticas para aumentar a taxa de conversão de vendas!

10 dicas para aumentar a taxa de conversão de vendas

Veja o que fazer para transformar visitantes e leads em clientes:

1. Conheça sua persona

Entender seu potencial cliente é o primeiro passo para aumentar a taxa de conversão de vendas. Afinal de contas, lidar com público-alvo pode até ajudar, mas vai deixar a sua estratégia de marketing muito generalista. Aqui, o ideal é a precisão: quanto mais perto estiver de falar com o perfil ideal de consumidor, mais chances tem de converter.

A persona é o perfil do seu cliente ideal. Ela é formada por dados reais do seu público ou de pessoas que ainda não compram na sua loja, mas você pretende atingir. 

O ideal é ter duas personas formadas. Seu público é diversificado mas, ao mesmo tempo, ter mais de três perfis acaba deixando a estratégia de marketing confusa. 

2. Não deixe de prospectar

Sua preocupação maior agora pode até ser manter os leads que já tem, mas para que haja conversão, é preciso que também ocorra a prospecção. Por isso, não deixe de investir em conteúdos de qualidade, materiais ricos, landing pages, newsletters e outras estratégias para captação de leads.

3. Invista em anúncios

Além do conteúdo e de estratégias de inbound marketing, é fundamental investir em estratégias diretas, como os anúncios. Eles atingem pessoas que estão em estágios diferentes do funil de vendas. Por isso, é possível investir em campanhas para diferentes momentos: captação de leads, aumento de seguidores e, claro, venda direta do seu produto ou serviço.

Já entre os leads captados há mais tempo, tire um tempo para ter contato direto com as pessoas. Caso não consiga aumentar a taxa de conversão de vendas, vai entender o que precisa fazer e como agir.

4. Saiba como fechar a venda

O segredo de um bom vendedor é a segurança. O consumidor não pode sentir que você não conhece sua jornada de compra ou não sabe sobre o que está falando. Estar preparado é o ponto-chave para transformar um visitante em cliente fiel.

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Antes de fazer uma ligação, mandar um e-mail ou se encontrar pessoalmente com um lead, é fundamental saber como fechar a venda. Portanto, faça a lição de casa: descubra como ele entrou em contato com a empresa e por que se interessou por seu produto/serviço. 

Outro aspecto importante é a flexibilidade. Uma boa venda tem mais a ver com a adequação às crenças do cliente do que com a capacidade do vendedor de persuadir. Até porque se o consumidor sentir que fez uma compra apenas porque se sentiu coagido, ele nunca mais vai entrar em contato com a empresa. Então, adapte seu discurso ao que o seu ouvinte precisa para que ele compre por vontade, não por medo.

5. Acredite no seu produto

Você provavelmente já foi a alguma loja em que pegou o produto, o vendedor disse que era ruim e te orientou a comprar outro. Quem quer fazer a conversão de vendas, no entanto, precisa acreditar no que está negociando. 

Para o cliente, você deve passar a ideia de que seu produto/serviço também ajudou você e, por isso, quer passar aquela oportunidade de resolução de problemas para outras pessoas. Um bom vendedor sabe que aquilo que ele vende é realmente útil.

6. Invista no follow up

O acompanhamento é fundamental para que o potencial cliente não se esqueça da empresa e continue avançando no funil de vendas. Além disso, é uma forma de mostrar para ele o seu interesse em fechar negócio e boa vontade para esclarecer dúvidas. 

7. Use técnicas de persuasão

Uma boa landing page pode ser o ponto-chave para transformar um visitante em cliente! Isso porque ela precisa convencer de que o seu produto/serviço é mais do que aquilo que ele estava procurando. 

Na landing page, use técnicas de publicidade para deixar o produto mais irresistível, ofereça vantagens ao cliente e conte também com depoimentos de pessoas satisfeitas com o que você tem a oferecer.

8. Fale sempre a verdade

Lembre-se: você não deve mentir. Inventar pode até aumentar a taxa de conversão de clientes por um tempo, mas vai diminuir com muito mais rapidez. Afinal, se o consumidor gosta de elogiar nas redes sociais, ele gasta ainda mais tempo e energia para alertar outras pessoas sobre um gasto ruim. Sem contar que propaganda enganosa é crime, segundo o art.67 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

9. Analise a relevância do conteúdo para o cliente

Novamente, é preciso ir ao início de tudo: as iscas de leads. Muitos deles vieram por uma pesquisa no Google que algum conteúdo do seu blog esclareceu. Já outros vieram porque gostaram das suas redes sociais. Por isso, é fundamental sempre oferecer conteúdos que estejam alinhados com a sua persona.

Analise conteúdos mais antigos que ainda recebem visitas e faça atualizações. Dependendo do assunto, muitas novidades surgem de um ano para outro. Atualizar garante que as pessoas ainda relevem aquele texto.

Por fim, esteja sempre por dentro das novidades do segmento. Isso não só faz com que você se torne autoridade no segmento, mas também ofereça produtos e serviços alinhados às necessidades do mercado.

10. Saiba lidar com o não

Um bom vendedor sabe a hora de parar. Como dito, você só vai aumentar a taxa de conversão de vendas quando o usuário realmente quiser comprar o seu produto, e não se sentir coagido a fechar negócio. Afinal, a indicação de um consumidor a amigos, familiares e colegas também é uma forma de aumentar o número de leads, oportunidades e clientes.

Se aquele lead não foi convertido, não se preocupe. Siga com o próximo.

Viu como é possível aumentar a taxa de conversão de clientes? Mas se você ainda não sabe o que é SEO, conteúdo, backlinks e outros termos do tipo, veja como iniciar sua estratégia de marketing digital do zero!

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