Google Search Console: como usar os dados para potencializar as vendas?

Quem nunca ouviu a famosa frase de que os dados são o petróleo do século XXI? Sim, quem sabe usar os dados pode maximizar seus lucros e justamente para isso existe o Google Search Console.

O grande problema é que, justamente por não conhecerem as funcionalidades desta ferramenta ou não saberem como explorar os dados coletados, muitas empresas simplesmente não a utilizam.

Desta forma, elas deixam de otimizar seu orçamento de marketing e, consequentemente, aumentam seu custo de aquisição do cliente.

E você, já usou o Google Search Console? Quer entender quais são os insights que esta ferramenta pode trazer para o seu negócio? Então, continue a leitura!

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O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma plataforma disponibilizada gratuitamente pelo Google para que o proprietário de um site consiga monitorar o desempenho deste canal.

Portanto, por meio desses relatórios, é possível analisar uma série de dados do site para otimizá-lo, o que faz com que os mecanismos de busca o mostrem em posições cada vez mais favoráveis, ou seja, melhoram seu rankeamento no Google.

Como a otimização do site ajuda a vender mais?

Vamos pensar na sua própria experiência de usuário. Quando você precisa de uma resposta, quer encontrar um produto ou apenas algum conteúdo sobre um assunto, geralmente vai ao Google, certo?

Quando você digita sua pergunta ali na caixa ou direto na barra do navegador, o Google mostra uma SERP. Assim, você encontra ali uma página de respostas (Search Engine Results Page).

Você pode perceber que, na verdade, o Google geralmente não traz uma resposta. Então, o que ele realmente oferece é uma página cheia de links que supostamente trazem a informação que você precisa.

Portanto, se você quer a resposta, é preciso clicar nos links e ler (ou assistir) o conteúdo que esses sites oferecem a respeito daquele assunto.

Mesmo quando o Google traz uma resposta no formato de featured snippet, essa informação sempre vem de um dos links listados em seguida.

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Agora, o ponto que nós queremos chamar sua atenção é: em quantos desses links você clica? Se encontra a resposta logo nos primeiros, continua passando para as próximas páginas?

Se você respondeu não, não se sinta culpado ou sozinho. 44% dos usuários da internet também focam apenas nos 3 primeiros resultados que aparecem na SERP.

Além disso, em média 58% das pessoas não passa da terceira página. Apenas 31% afirmam que vão além deste ponto.

E esta é uma das pesquisas mais otimistas. Outras mostram que até 78% dos usuários da internet não passam da primeira página.

Então, se você quer aparecer para seus futuros compradores, não tem outro jeito ― é muito importante aparecer na primeira página de respostas, preferencialmente nas primeiras posições.

A otimização é justamente o processo que faz o Google reconhecer que seu conteúdo é uma boa alternativa para responder à pergunta do usuário e mostrá-lo em uma boa colocação.

Como o Google Search Console ajuda a otimizar um site?

O Google Search Console faz uma análise do site e aponta erros que precisam ser corrigidos para que seu conteúdo seja mostrado em uma posição cada vez melhor.

A seguir, nós falaremos das funcionalidades básicas desta plataforma. Confira!

Visão geral do site no Google Search Console

No relatório de visão geral, o Google Search Console resume algumas das principais informações das outras áreas.

Portanto, para entendê-la, é importante que você compreenda as funcionalidades que explicaremos nos próximos tópicos.

Inspeção de URL no Google Search Console

Na inspeção de URL você pode verificar se qualquer uma das páginas do seu site está indexada no Google. Isso é fundamental para que elas sejam encontradas nas pesquisas de usuários.

Resultados da pesquisa

Neste relatório, a ferramenta mostra dados referentes ao desempenho do site. Os gráficos revelam, por exemplo, quantas vezes seus links foram mostrados aos usuários (quantidade de impressões) e quantas vezes eles clicaram.

Ele mostra ainda quais são as palavras-chave que mais atraem visitantes para o seu site. Então, você já sabe que são esses os conteúdos que você precisa incrementar para gerar as conversões que você precisa.

Discover

Na seção Discover, o Google Search Console mostra outros interesses que as pessoas que visitam seu site demonstram ter a partir de suas atividades de navegação na internet.

Então, suponha que você tenha um hotel. Você descobre, pelo Discover, que as pessoas que normalmente visitam seu site também têm pets, pois consomem conteúdos referentes a animais de estimação e acessam sites de pet shops.

Uma opção de uso desses dados é, caso o seu hotel seja pet friendly, você deixar isso ainda mais claro na sua comunicação. Afinal, talvez algumas pessoas não tenham escolhido o seu estabelecimento porque não sabiam que poderiam levar seus bichinhos.

Este é apenas um exemplo, mas você pode encontrar muitos usos dos dados fornecidos na seção Discover.

Indexação no Google Search Console

A seção de indexação mostra que páginas do seu site o Google consegue encontrar e mostrar, bem como as que ele não foi informado que existem.

Então, é fundamental que você analise este relatório, veja por que essas páginas não foram indexadas e corrija os problemas apontados ali. Só assim essas páginas poderão aparecer nos resultados de busca.

Existe ainda a tabela que mostra as páginas que precisam de melhorias, ou seja, elas estão indexadas, mas o Google não entendeu exatamente de que tratam.

Assim, se elas forem otimizadas, aumentam as chances de o Google mostrá-las com mais frequência aos usuários da internet.

Ainda na seção de indexação, você pode adicionar um sitemap. Por meio deste documento, você lista para o Google todas as páginas do seu site, para que ele possa encontrar o conteúdo com mais facilidade.

Finalmente, nesta seção você tem a oportunidade de remover uma página do site da busca do Google.

Isso pode acontecer quando um conteúdo está desatualizado ou ainda quando a página existe para exibir um formulário apenas para um grupo específico de pessoas, por exemplo.

Experiência do usuário

Na seção experiência, você vai descobrir o que acontece quando usuários de computadores ou smartphones acessam suas páginas.

Assim, o Google mostrará métricas referentes ao tempo de resposta até o carregamento do site, se os elementos se movem na página à medida que o site carrega e assim por diante.

A seção experiência também mostra dados referentes à facilidade de uso em dispositivos móveis, bem como o uso de https, que é um protocolo de segurança.

Melhorias no Google Search Console

O objetivo do Google Search Console é ajudar você a melhorar seu site. Portanto, ele faz o diagnóstico nas seções anteriores e, aqui, ele prescreve o remédio.

Um dos itens que ele mostra é a AMP. Segundo o próprio Google, esta é uma estrutura de componentes da Web que desenvolvedores podem usar na criação de sites, matérias, e-mails e anúncios com foco no usuário.

Uma página AMP precisa ser programada de acordo com determinadas especificações. Portanto, trata-se de um tópico importante para desenvolvedores, que encontram todo um guia disponibilizado pelo Google para fazerem as configurações adequadas.

Já os dados da caixa de pesquisa de sitelinks se refere à barra de pesquisa que você coloca em sua própria página. Como sempre, o gráfico do Google traz uma análise e, se necessário, aponta melhorias.

Segurança, links e configurações

Enfim, o Search Console traz uma análise da segurança do site, configurações (proprietário, usuários, estatísticas de rastreamento) e relatórios sobre links.

Este último mostra quais são links internos e externos presentes no site, bem como outras páginas que apontam para ele.

Inclusive, é uma boa ferramenta para analisar possíveis parcerias para link building, uma estratégia muito importante para melhorar a avaliação do site quanto à autoridade.

Ficou confuso com o Google Search Console?

Sim, nós sabemos que muitas dessas informações podem parecer escritas em outra língua para quem não está familiarizado com desenvolvimento de sites ou com a produção de conteúdo para SEO (Search Engine Optimization).

Por isso, mesmo, é muito mais interessante deixar essas análises e otimizações nas mãos de profissionais que se especializaram no assunto.

Afinal, quem se especializa no tema sabe, inclusive, o que fazer diante de problemas em cada um desses relatórios. Se a questão é a velocidade da página, por exemplo, eles conhecem os caminhos para acelerá-la.

Por outro lado, se existem muitas impressões e poucos cliques, isso pode significar que as páginas precisam de descrições ou títulos mais chamativos. Assim, elas farão o leitor sentir motivação para clicar e ler.

Também não podemos nos esquecer da falta de um sitemap, que compromete toda a indexação do conteúdo. Um especialista conhece os procedimentos ou plugins que realizam esta função.

Portanto, para cada um desses problemas, existe uma solução diferente que pode reverter a situação e fazer a sua página aparecer entre os primeiros resultados da pesquisa.

E você, tem o costume de usar o Google Search Console? Sabe como analisar essas informações para otimizar sua página?

Quer saber como usar os dados do marketing para a tomada de decisão? Então, continue aqui no blog e confira este conteúdo completo!

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