O mundo mudou. O consumidor e a forma de consumir, também. Com a ascensão da internet, compreender e acompanhar o comportamento do consumidor digital se tornou vital para qualquer negócio.
Essa afirmação ganha ainda mais força quando avaliamos a crescente curva de compras pela internet nos últimos anos.
Para se ter uma ideia, na primeira quinzena de março, houve um aumento de 30 a 40% nas compras online se comparado ao mesmo período de 2019, segundo dados do Compre e Confie, empresa do grupo ClearSale que trabalha com inteligência de mercado.
Inclusive, de acordo com outras pesquisas, esse aumento tende a permanecer mesmo com o fim da crise do novo coronavírus.
Fica claro, portanto, que dificilmente esse cenário mude. Deste modo, cabe às empresas se prepararem para entender e atender esse novo consumidor.
Mas você sabe por que isso é fundamental para o seu negócio e como se destacar entre o seus concorrentes para chamar a atenção do consumidor digital? É sobre isso que falaremos adiante, não perca.
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O comportamento do consumidor digital pode mudar ainda mais?
Podemos dizer que na era digital nada é imutável. A evolução tecnológica é constante, por isso é natural que os hábitos das pessoas e as formas de consumo sigam essa tendência. O que se pode garantir é que o modelo antigo de se fazer negócio dificilmente retorne.
Portanto, as empresas precisam estar atentas a essas mudanças e até mesmo se antecipar a elas. Afinal, o novo consumidor aprecia novidades, ações que saiam do convencional e agreguem valor aos produtos e serviços de forma verdadeira.
Por que é fundamental para sua empresa entender o comportamento do consumidor digital?
Como dissemos anteriormente, mais do que estarem atentas às mudanças do mercado, é fundamental que as empresas se antecipem a elas, propondo ações estratégicas e criativas.
Para isso, é muito importante manter uma relação próxima com o seu público. Como? Mostraremos a seguir:
Fluxo de nutrição
Engana-se quem pensa que nutrir o lead serve apenas para o começo da jornada do cliente. Mais do que alcançar novos leads, você precisa manter seus antigos clientes com uma régua de relacionamento estratégica e de valor.
Imagine que uma empresa ou pessoa que comprou hoje de você, pode continuar comprando e ainda te indicar para outras pessoas. Portanto, invista numa comunicação forte e estratégica de pós-venda para manter quente a sua base.
Pesquisa de opinião
Aprenda a ouvir o seus leads e clientes. É muito importante saber o que o seu lead pensa, o que ele deseja, quais são suas dores e quais as impressões dele sobre sua marca.
Para isso, invista em pesquisas online de opinião e de mercado. Pergunte ao seu público o que ele de fato espera de você e entregue a ele muito mais do que ele poderia imaginar.
SAC 3.0
Nunca deixe os seus leads e clientes falando sozinhos. Se você se propõe a oferecer canais de comunicação, garanta que eles realmente funcionem. Seja nas redes sociais, whatsapp ou telefone, não importa. Esteja sempre apto a resolver os problemas e dúvidas da sua base.
Ações que visam o sucesso do cliente
Não deixe que sua empresa se torne apenas vendedora de algum produto ou serviço. Ao contrário, faça com que ela contribua e seja fundamental para o sucesso do seu cliente.
Veja, isso vai além de um pós-venda eficiente. Não se trata do que foi vendido, mas na solução que aquilo trouxe ao seu público. Nunca se esqueça que o sucesso do seu cliente significa o seu sucesso também.
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