Termos de marketing digital: entenda o significado das expressões mais utilizadas

Você tem um negócio, pretende expandir sua área de atuação e, para isso, decide investir pesado em marketing e publicidade. Mas o problema é que você não tem conhecimento suficiente sobre como funciona esse trabalho e tão pouco compreende as expressões e termos de marketing digital utilizados no mercado.

Ainda que as estratégias de divulgação e captação de clientes não sejam feitas diretamente por você ou por alguém da sua empresa, mas por uma agência contratada para isso, é imprescindível que você esteja por dentro do assunto.

Isso é importante para que todos estejam caminhando numa mesma direção, compreendendo as práticas do mercado e como conseguir se diferenciar dos concorrentes.

Por isso, para te ajudar a entender o significado das principais expressões do marketing digital e estar por dentro das estratégias da sua agência, preparamos este artigo completo que servirá como um dicionário de bolso daqui em diante, ok? Então vamos lá!

Marketing na era digital: o que mudou

Antes de irmos direto para as expressões mais comuns utilizadas no marketing digital, é muito importante que você entenda o que mudou do marketing tradicional para o digital e como as empresas precisaram se adaptar a essa nova realidade.

Afinal, o marketing passou por algumas etapas importantes antes de se tornar o que é hoje. Podemos dizer que houve uma evolução e uma adaptação do setor para atender com qualidade o novo consumidor.

Há algumas décadas, a publicidade, o marketing e a propaganda eram voltados especificamente para o produto e de forma pouco segmentada. Ou seja, toda a comunicação era feita para atingir o maior número de pessoas possível, sem se preocupar se esses consumidores eram de fato o seu público-alvo ou não.

Assim, além do alto investimento, a assertividade dessa comunicação era baixa e a mensuração dos resultados quase impossível. 

Mas com a ascensão do marketing digital, atingir o público ideal se tornou prioridade, otimizando os resultados e tendo um retorno de investimento cada vez mais satisfatório. 

Os termos de marketing digital também são diferentes do marketing tradicional?

É mais fácil pensarmos que houve uma junção das duas coisas. Os termos e expressões do marketing tradicional ainda existem e continuam sendo utilizados.

Isso porque o digital não veio apenas para agregar novas palavras ao vocabulário, mas implantar novas práticas atendendo às mudanças do mercado e à evolução do consumidor.

É possível dizer, portanto, que o marketing tradicional ainda existe e faz sentido para muitos empresários, basta observar os comerciais de TV, rádio e impressos. Tudo vai depender da estratégia e dos objetivos traçados pela empresa.

Conheça os termos de marketing digital mais utilizados

Agora que você já entendeu o que mudou do marketing tradicional para o digital, chegou o momento de conhecer os termos mais utilizados e o significado de cada um deles. Vamos ver?

Persona

Persona é o nome que se dá para uma representação semi-fictícia de um cliente ideal. Ela é determinada a partir de pesquisas e servirá como base para todas as estratégias de marketing futuras. Conhecer sua persona é fundamental para que você direcione e aposte suas fichas em quem realmente pode comprar seu produto ou serviço.

Brand persona

Brand persona é a sua empresa na internet. Também pode ser uma representação semi-fictícia, mas com um tom claro de comunicação que seja condizente com a sua marca. Em suma, trata-se de quem você é e como se comunica com o seu público-alvo na internet.

Lead

Lead é um potencial cliente do seu negócio. Mas para alguém se tornar um lead de fato, é preciso nutri-lo com conteúdo de qualidade e manter uma relação próxima. O objetivo é que os seus leads te conheçam e vejam no seu produto ou serviço a solução para suas dores.

Funil de Vendas

São as etapas que o lead percorre até se tornar cliente. Toda comunicação precisa ser feita considerando a etapa que o lead está: se no topo, meio ou fundo do funil, quando as chances dele se tornar verdadeiramente um cliente estão mais quentes.

Marketing de Conteúdo

Conteúdos de qualidade e que gerem valor para o seu lead. Toda estratégia de marketing de conteúdo precisa considerar o que pode agregar ao seu público. O marketing de conteúdo geralmente é aplicado em artigos de blog, posts de redes sociais, email marketing etc.

Inbound marketing

Inbound marketing é o marketing de atração. Diferente do tradicional, quando o consumidor é interrompido para consumir propaganda, no inbound ele é instigado e convidado a consumir determinado conteúdo para, assim, percorrer o funil. 

Landing page

Também chamada de página de captura ou conversão. Ela serve para captar leads (nome, e-mail e telefone) por meio de uma copy vendável que ofereça algum tipo de vantagem ao usuário. Essa vantagem pode ser um e-book, um infográfico, um vídeo etc. Mas precisa ser gratuito e de valor.

CRM

É uma ferramenta de gestão de leads. Ela concentra informações e histórico de leads e clientes. Algo fundamental para identificar em que etapa do funil o lead está e determinar as próximas ações.

CTA

Chamada para ação. É um botão com uma copy vendável, capaz de persuadir o usuário a clicar e passar para a próxima etapa.

SEO

Otimização para motores de busca. Trata-se de uma uma série de estratégias para melhorar a posição de busca orgânica de uma página.

KPI

Indicadores chave de desempenho. Servem para medir resultados das estratégias de marketing digital estabelecidas. Fundamentais para identificar problemas e oportunidades. 

Gostou do conteúdo e deseja continuar por dentro das novidades do marketing digital? Então, acompanhe as atualizações da Gerenteweb em nossa página no Facebook

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *