Comportamento do consumidor digital: por que é importante entender?

O mundo mudou. O consumidor e a forma de consumir, também. Com a ascensão da internet, compreender e acompanhar o comportamento do consumidor digital se tornou vital para qualquer negócio.

Essa afirmação ganha ainda mais força quando avaliamos a crescente curva de compras pela internet nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, na primeira quinzena de março, houve um aumento de 30 a 40% nas compras online se comparado ao mesmo período de 2019, segundo dados do Compre e Confie, empresa do grupo ClearSale que trabalha com inteligência de mercado. 

Inclusive, de acordo com outras pesquisas, esse aumento tende a permanecer mesmo com o fim da crise do novo coronavírus.

Conheça os segredos de uma agência de Inbound Marketing

Fica claro, portanto, que dificilmente esse cenário mude. Deste modo, cabe às empresas se prepararem para entender e atender esse novo consumidor.

Mas você sabe por que isso é fundamental para o seu negócio e como se destacar entre o seus concorrentes para chamar a atenção do consumidor digital? É sobre isso que falaremos adiante, não perca.

O comportamento do consumidor digital pode mudar ainda mais?

Podemos dizer que na era digital nada é imutável. A evolução tecnológica é constante, por isso é natural que os hábitos das pessoas e as formas de consumo sigam essa tendência. O que se pode garantir é que o modelo antigo de se fazer negócio dificilmente retorne. 

Portanto, as empresas precisam estar atentas a essas mudanças e até mesmo se antecipar a elas. Afinal, o novo consumidor aprecia novidades, ações que saiam do convencional e agreguem valor aos produtos e serviços de forma verdadeira. 

Por que é fundamental para sua empresa entender o comportamento do consumidor digital? 

Como dissemos anteriormente, mais do que estarem atentas às mudanças do mercado, é fundamental que as empresas se antecipem a elas, propondo ações estratégicas e criativas. 

Para isso, é muito importante manter uma relação próxima com o seu público. Como? Mostraremos a seguir:

Fluxo de nutrição

Engana-se quem pensa que nutrir o lead serve apenas para o começo da jornada do cliente. Mais do que alcançar novos leads, você precisa manter seus antigos clientes com uma régua de relacionamento estratégica e de valor.

Melhore a taxa de ocupacao do seu hotel em baixa temporada

Imagine que uma empresa ou pessoa que comprou hoje de você, pode continuar comprando e ainda te indicar para outras pessoas. Portanto, invista numa comunicação forte e estratégica de pós-venda para manter quente a sua base.

Pesquisa de opinião

Aprenda a ouvir o seus leads e clientes. É muito importante saber o que o seu lead pensa, o que ele deseja, quais são suas dores e quais as impressões dele sobre sua marca.

Para isso, invista em pesquisas online de opinião e de mercado. Pergunte ao seu público o que ele de fato espera de você e entregue a ele muito mais do que ele poderia imaginar. 

SAC 3.0

Nunca deixe os seus leads e clientes falando sozinhos. Se você se propõe a oferecer canais de comunicação, garanta que eles realmente funcionem. Seja nas redes sociais, whatsapp ou telefone, não importa. Esteja sempre apto a resolver os problemas e dúvidas da sua base.

Ações que visam o sucesso do cliente

Não deixe que sua empresa se torne apenas vendedora de algum produto ou serviço. Ao contrário, faça com que ela contribua e seja fundamental para o sucesso do seu cliente.

Veja, isso vai além de um pós-venda eficiente. Não se trata do que foi vendido, mas na solução que aquilo trouxe ao seu público. Nunca se esqueça que o sucesso do seu cliente significa o seu sucesso também.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, não perca as novidades que publicamos em nossa página no Facebook.

Como transformar em clientes sua lista de prospects

Melhore a taxa de ocupacao do seu hotel em baixa temporada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *