Muito mais que visitantes para um site, toda empresa deseja conquistar clientes. É por isso que, tão importante quanto atrair tráfego, é desenvolver uma estratégia de CRO.
Mas você sabe o que é CRO? Quer saber como ela pode mudar a realidade do seu negócio e aumentar muito o número de vendas realizadas através do seu site e redes sociais?
Então, continue a leitura! Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o CRO. Confira!
O que é CRO?
CRO é uma sigla que, em inglês, se refere a Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão. Portanto, é um processo que visa desenvolver recursos que levam o visitante de um site a realizar a ação que a empresa deseja.
Em outras palavras: se o objetivo daquela página específica é fazer as pessoas se inscreverem em uma newsletter, o CRO faz mudanças e testes até que uma porcentagem cada vez maior de visitantes aceite esta oferta.
No entanto, se aquela já é uma página de vendas, o CRO também faz alterações estratégicas para que os visitantes que chegam até ali tomem a decisão de compra.
Afinal, o que é conversão?
No marketing, a conversão acontece sempre que o visitante de um site e, mais à frente, um lead, toma a decisão que a empresa planejou para aquele conteúdo.
Portanto, a conversão pode ser baixar um e-book, assinar uma newsletter, preencher um formulário para receber mais informações e assim por diante.
Essas ações do usuário são chamadas de micro conversões, pois não geram venda. No entanto, são muito importantes para levar o visitante adiante na jornada do consumidor e até mesmo para acostumá-lo a “dizer sim” para a empresa.
Já em estágios mais avançados do funil de vendas, a conversão pode ser solicitar uma demonstração, testar o produto gratuitamente por um período limitado, agendar uma reunião ou comprar.
Embora alguns profissionais de marketing chamem de macro conversões apenas aquelas que levam à venda, solicitações de demonstração, testes ou reuniões também podem ser enquadradas nesta categoria.
Afinal, elas já demonstram um grande interesse do consumidor em adquirir o produto e serviço. Neste caso, o fechamento provavelmente dependerá mais da equipe que faz o fechamento das vendas.
Como calcular sua taxa de conversão?
O cálculo da taxa de conversão é bastante simples. Inclusive, esta métrica é útil não só para o seu site, mas também para outras ações de marketing.
Para calcular a taxa de conversão, você divide o total de conversões daquele objetivo e divide pelo número total de visitantes que chegaram àquele conteúdo. Depois, multiplique o resultado por 100.
Então, suponha que você produziu um e-book e disponibilizou em seu site. A página recebeu 2000 visitantes, e 50 pessoas preencheram o formulário para receber o material.
Neste caso, a taxa de conversão é de 50 / 2000 * 100 = 2,5%.
Você pode utilizar esta fórmula para calcular a taxa de conversão de qualquer ação de sua campanha, desde um post no Instagram convidando a pessoa a chamar no Direct até os seus anúncios no Google.
Como SEO e CRO se complementam?
É bastante comum, para quem já trabalha com marketing ou cria uma estratégia para o próprio negócio, conhecer o termo SEO.
Trata-se da otimização do conteúdo da página para que os mecanismos de busca possam localizá-lo com mais facilidade, mostrando-o para pessoas que procuram aquele assunto na internet.
Portanto, se o seu conteúdo é construído com uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization), ele aparecerá nas primeiras posições do Google, por exemplo.
Isso aumenta muito as chances de uma pessoa clicar no seu link e chegar à sua página. Consequentemente, bom SEO significa aumento do tráfego.
Porém, se não houver uma boa estratégia de CRO, ou seja, uma otimização das taxas de conversão, esse aumento no número de visitantes pode não se refletir nas vendas.
Desta forma, é fundamental conciliar SEO e CRO para obter o resultado que uma empresa espera quando decide implementar uma estratégia de marketing digital.
Como melhorar a sua estratégia de CRO?
Agora você já sabe o que é CRO, mas também deve ter percebido que otimizar a taxa de conversões é um grande desafio.
Realmente, um bom resultado depende de que todos os elementos de uma oferta sejam bem construídos. Ela precisa ser irresistível, persuadindo o visitante a dizer sim.
Como fazer isso? Nós trouxemos algumas dicas que podem ajudá-lo:
Conscientize-se de que o cliente é o centro
Talvez o dicionário não concorde com a nossa definição de otimização, mas a verdade é que nós aprendemos na prática, ao longo de anos, com muitos clientes, que otimização é melhoria.
Porém, não é simplesmente melhorar a partir de um conceito abstrato. É tornar os recursos que já existem mais adequados para atingir um objetivo, para fazer mais com menos.
Isso exige que a empresa às vezes desapegue de algumas concepções e paradigmas que ela criou a respeito do seu próprio planejamento de marketing.
Não importa o quanto nós achamos que uma página de internet está bonita, funcional e adequada. O que faz com que ela continue no ar da forma como está é o resultado que traz.
Portanto, o processo de otimização pode alterar o design, a linguagem e o conteúdo daquele canal, de acordo com o que o comportamento do consumidor sinaliza como essencial para a conversão.
Utilize ferramentas profissionais
Com o grande número de informações, conteúdos disponíveis na internet e até mesmo opções de fornecedores de um mesmo produto ou serviço, o consumidor está se tornando cada vez mais exigente.
Consequentemente, as empresas precisam se tornar cada vez mais profissionais para se diferenciarem diante da concorrência. Isso se refere ao atendimento, qualidade e também ao seu marketing.
Portanto, quem trata esta área do negócio ainda com uma dose de amadorismo pode ter muita dificuldade na geração de leads e, principalmente, para transformá-los em clientes.
Para otimizar as taxas de conversão, por exemplo, é importante fazer mudanças de forma estratégica, utilizando ferramentas profissionais que permitem precisão na análise de dados.
No Google Analytics, você consegue rastrear o desempenho de páginas específicas. Assim, é possível definir metas e calcular as taxas de conversão.
Como o Google está desativando o Optimizer, que era uma ferramenta de comparação, é possível que você tenha que criar duas versões diferentes da mesma página para fazer testes A/B.
Em ferramentas de automação de marketing como RD Station, você também consegue obter análises muito interessantes das suas landing pages, incluindo dados de conversão.
Porém, também é importante entender que partes do seu site esfriam ou aquecem o seu lead, levando-o à conversão ou fazendo-o sair da página.
Para isso, existem ferramentas como os mapas de calor (Heat Map). Ele pode ajudá-lo a mudar o que não está dando resultado ou até mesmo a posicionar botões de call to action.
Faça testes com suas páginas
A partir da análise de dados, você pode realizar uma série de testes para descobrir o que está faltando para que a pessoa tome a decisão desejada.
Muitas vezes, os testes A/B começam com elementos muito simples, como a cor de um botão de call to action no e-mail marketing ou a posição de um formulário no site.
Outras vezes, a mudança precisa ser realmente completa. O design da página está totalmente inadequado e só é possível aumentar as conversões com uma reestruturação total.
Não podemos nos esquecer também de páginas que descrevem mil características de um produto, mas não falam dos benefícios que ele pode trazer ao cliente. Assim, a oferta não desperta o desejo de compra.
Porém, é a partir da alteração de uma variável de cada vez que nós conseguimos medir o aumento ou a redução das taxas de conversão e, consequentemente, aumentá-la.
Estabeleça um ciclo de CRO
Estabelecer um ciclo é importante não só para otimizar a taxa de conversão, mas para todo o plano de marketing de um negócio.
Mesmo que as mudanças feitas em um momento sejam positivas, é importante continuar analisando, fazendo novos testes, alterando e avaliando o resultado.
Muitas empresas chamam esse ciclo de PDCA – planejar (plan), fazer (do), avaliar (check) e agir (act). Ele é fundamental para que as estratégias se tornem melhores e, consequentemente, os resultados também.
Aliás, este é o princípio do marketing de performance que a Gerenteweb pratica com seus clientes. Nós acreditamos, de fato, que não é possível apenas executar uma estratégia de marketing, sem realizar otimizações.
Entendemos que é necessário planejar e executar. Porém, a partir desta execução, é fundamental coletar dados de ferramentas avançadas para avaliar a efetividade da estratégia.
A partir desta análise, nós detectamos as ações necessárias para melhorar a performance da campanha, seja com alterações nos conteúdos do blog, das redes sociais, com a criação de anúncios cada vez mais atrativos, e assim por diante.
Se você ainda não conhece o marketing de performance ou não sabe como usar o seu orçamento para atingir resultados cada vez melhores, entre em contato com o nosso time.
Será um prazer apresentar a você nossa proposta única de trabalho e mostrar como ela pode levar seu negócio a um novo patamar de faturamento e sucesso.