Você realmente sabe utilizar cada canal da melhor forma possível para atingir seu público, incluindo as redes sociais? Esta é a proposta da transmídia, mas que muitas empresas têm grande dificuldade de implementar.
A grande verdade é que, atualmente, a maioria das empresas aplica a crossmídia. Elas entendem que esta é a melhor forma de otimizar recursos e, ao mesmo tempo, marcar presença em diferentes canais.
Mas você sabe qual é a diferença entre transmídia e crossmídia? Consegue produzir conteúdo estratégico para cada uma das suas redes? Não sabe nem mesmo por onde começar?
Se você ainda não conhece essas respostas ou não tem ideia de como fazer um planejamento estratégico do conteúdo nas redes, continue neste post.
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O que é crossmídia?
Crossmídia ou crossmedia é uma das abordagens possíveis para a produção de conteúdo nos canais da empresa e a mais praticada pela maioria das organizações.
O termo pode ser traduzido como mídia cruzada e se refere à maneira de republicar um conteúdo em diferentes canais ou redes sociais, fazendo com que o consumidor tenha acesso à totalidade da mensagem em cada canal.
Então, caso sua empresa faça um vídeo de 30 segundos e o divulgue em todos os seus canais ― Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter, YouTube e site ― isso é crossmídia.
Mesmo quando esta mensagem é adaptada de acordo com os diferentes formatos de cada mídia, o conteúdo pode ser transmídia.
Vamos supor que, no exemplo acima, a empresa usou o mesmo conteúdo do vídeo, mas o transformou em um carrossel de imagens no Instagram e em uma sequência de posts, também com imagens, no Twitter.
Ainda assim, trata-se de uma abordagem crossmídia, porque o público não precisou sair de cada uma dessas redes e procurar outro canal para obter a informação completa.
Portanto, o que nos faz realmente entender que se trata de uma crossmídia é a resposta à seguinte pergunta: se o meu público recebeu meu conteúdo por um único canal, ele teve acesso à mensagem completa?
Se a resposta é sim, isso é uma crossmídia. Assim, basta que a pessoa acompanhe um único canal da empresa para obter todo o conteúdo ou desfrutar de toda a experiência.
O que é transmídia?
Por outro lado, a transmídia (ou transmedia) proporciona uma experiência em que a pessoa precisa transitar entre os diferentes canais para obter a mensagem completa. Então, ela leva o público além daquela mídia, que é a origem da palavra trans-mídia.
Portanto, a empresa distribui diferentes conteúdos através dos diversos canais de comunicação, tanto online quanto offline, para alcançar seu público-alvo.
Porém, embora esses conteúdos sejam diferentes, eles se complementam e, desta forma, se entrelaçam formando uma narrativa que convém à marca, de acordo com seus objetivos.
Algumas marcas realizam ações transmídia, porém nós nem percebemos. No dia dos pais, por exemplo, uma grande player do setor de perfumaria e cosméticos lançou o seu comercial na TV.
Ao mesmo tempo, seu feed das redes sociais ficou repleto de posts referentes à mesma campanha, em um formato diferente. Porém, além disso, ela contratou influenciadores para levantarem aquela hashtag e contarem suas histórias a partir daquele tema.
Finalmente, ela mostrava os bastidores de sua campanha nos stories do Instagram, fazendo com que a pessoa, se quisesse participar da experiência completa, transitasse entre os diferentes canais.
Afinal, é melhor adotar a transmídia ou a crossmídia?
Não existe uma única resposta certa para esta pergunta. A crossmídia não é, necessariamente, pior que a transmídia, embora esta última seja mais abrangente.
Afinal, cada empresa tem sua própria estrutura, objetivos, está em um momento diferente nas etapas de maturidade como negócio e no marketing digital… Enfim, são inúmeras variáveis.
A maioria dos negócios começa, sem sombra de dúvidas, pela crossmídia. Mesmo a maior parte das empresas grandes que utilizam a transmídia geralmente fazem ações mais pontuais neste sentido, e não utilizam esta abordagem o tempo inteiro.
Portanto, lembre-se de que, quando se trata de redes sociais ou do canal de qualquer empresa, em primeiro lugar, a melhor abordagem é aquela que está alinhada ao comportamento do seu público.
Se você trabalha com um público sênior, por exemplo, é menos provável que ele esteja disposto a se engajar em diferentes canais digitais com o seu negócio.
Então, antes de embarcar em uma abordagem, estude bem o seu público. Nós citamos aqui a idade, que é uma segmentação geográfica, mas o mais interessante, mesmo, é fazer pesquisas que apontam o comportamento das suas personas.
Em segundo lugar, a melhor estratégia é a que você consegue realizar com constância e volume suficientes para obter um bom resultado. Não adianta ter ótimas ideias com execução irregular.
Assim, a crossmídia bem-feita é melhor que uma transmídia sem o mesmo cuidado e consistência.
Independentemente da sua opção pela crossmídia ou transmídia, é importante se atentar aos seguintes aspectos:
Mapeie as redes que seu público realmente utiliza
Sua empresa não precisa, necessariamente, estar presente em todos os canais digitais ou redes sociais. Alguns deles são indispensáveis, como o site.
Porém, principalmente quando falamos em redes sociais, é importante focar naquelas em que o seu público realmente está, que consome com maior frequência.
Isso não significa que não existem pessoas de todas as idades, todos os sexos, todos os níveis socioeconômicos em cada rede.
No entanto, também não podemos negar que alguns grupos usam predominantemente uma rede ou outra. Mais uma vez, a segmentação de público é imprescindível para não desperdiçar tempo nem recursos.
Entenda que cada rede tem um formato específico
Este é um ponto que ainda causa muita confusão, pois as pessoas tendem a comparar as redes e acreditam que um mesmo conteúdo dá certo em mais de uma delas.
Porém, não é isso que os dados mostram. Até mesmo o que é parecido pode ser diametralmente oposto.
Vamos falar de exemplos? Atualmente, as principais redes que distribuem vídeos verticais são o Tik Tok e o Instagram Reels, com um início ainda não tão expressivo do YouTube Shorts.
No entanto, eles são muito diferentes. Se você parar para explorar a aba Reels do Instagram, vai ver que os vídeos que a plataforma mais distribui são vídeos curtinhos, sem nenhuma profundidade.
Por outro lado, o Tik Tok distribui tanto os conteúdos curtos para o público que consome esse tipo de vídeo quanto outros mais longos, de acordo com o que o algoritmo identifica como comportamento padrão do usuário.
Então, se uma clínica de estética faz um vídeo de 3 minutos explicando a diferença entre Botox e preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo, o canal que provavelmente distribuirá melhor este conteúdo é o Tik Tok, e não o Instagram.
Portanto, a empresa pode simplesmente duplicar o post em redes semelhantes? Se ela não tiver condições de realizar uma produção de conteúdo específica, sim.
Porém, é importante estar consciente de que os resultados dificilmente serão os mesmos porque cada plataforma tende a distribuir o que mais se alinha à experiência do usuário que ela deseja proporcionar.
Comece as campanhas transmídia por ações pontuais
Se você sente que sua empresa está preparada para dar um passo além e começar a utilizar uma abordagem transmídia, inicie com ações pontuais.
Alguns exemplos são datas comemorativas ou outras ocasiões do ano interessantes para o seu negócio, como um lançamento de coleção.
Teste aos poucos, começando com duas mídias, aumentando para três e assim por diante. Planeje cuidadosamente o conteúdo e também as formas de interação.
Lembre-se de que o público nunca irá adivinhar que sua campanha, que começou em um canal, terá sequência ou complementos em outros.
Então, você precisa deixar isso claro em cada canal, criar ali um gostinho de quero mais e, sempre que possível, usar links para levar as pessoas de um local para outro.
Produza conteúdo útil às pessoas
Em 90% do tempo, seu conteúdo não pode ser sobre a sua empresa ou sobre seus produtos. Ele precisa ser sobre a pessoa que está consumindo, deve ajudá-la de alguma forma.
Portanto, se você vende roupas, não fale simplesmente sobre as peças, como se estivesse montando uma vitrine virtual.
Mostre sobre como a pessoa pode usar essas peças para atingir seus próprios objetivos, como: ficar mais elegante para o trabalho, passar mais credibilidade através da própria imagem, esbanjar sensualidade ou manter o conforto sem parecer desleixado.
Então, use e abuse de tutoriais sobre como combinar peças, truques de styling para transformar um look básico em um visual elaborado, dicas de tecidos que não desbotam e não criam bolinha e assim por diante.
Não limite sua campanha transmídia aos canais digitais
As pessoas vivem tanto no online quanto no offline. Então, suas campanhas transmídia podem ir além das telas e usar espaços reais.
Um exemplo muito simples é o de uma grande rede de supermercados do Brasil que colocou, em frente às prateleiras de alguns produtos, um convite para a pessoa acessar uma receita.
A pessoa chegava à prateleira do chocolate, por exemplo, e encontrava um stopper com o convite: “Que tal fazer um bolo delicioso hoje? Aponte seu celular para o QR Code e veja a receita completa”.
Como resultado, muitos clientes acabavam levando não só o chocolate, mas também a farinha, os ovos, o leite, a manteiga, o leite condensado para a cobertura, o chocolate granulado e assim por diante.
Assim, uma transmídia que mistura o offline com o online pode aumentar as vendas e fazer a empresa lucrar muito mais.
Analise dados
Sempre que fizer uma campanha, analise métricas para saber o que realmente funciona. O que determina o sucesso de uma ação não é uma percepção subjetiva, e sim os dados concretos.
Esse é o princípio que rege o marketing de performance: analisar dados para otimizar as campanhas e tornar seu investimento cada vez mais lucrativo.
Na prática, é subverter o princípio de Pareto: descobrir quais são os 20% que dão mais resultado e investir com muito mais força nessas ações assertivas, multiplicando o faturamento.
Quer experimentar esta realidade na sua empresa e parar de gastar dinheiro com ações de marketing que não geram resultados concretos? Então, preencha o formulário de contato e solicite um bate-papo sem compromisso com o nosso time.