Marketing de influência: vale a pena?

Você já contratou um influenciador para o seu negócio? Ultimamente, a necessidade de humanizar a marca e atrair potenciais compradores têm feito o marketing de influência crescer no país.

Porém, ao mesmo tempo em que as marcas contratam cada vez mais influenciadores, surgem insatisfações com este modelo de marketing.

Afinal, o resultado pode ficar muito aquém do esperado, fazendo com que a empresa tenha a percepção de prejuízo na ação e até mesmo se feche para outras possibilidades de contratação.

E você, tem vontade de contratar influenciadores? Que saber quais são os cuidados e critérios que fazem este tipo de estratégia dar certo? Então, continue a leitura!

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O que é o marketing de influência?

O marketing de influência é uma estratégia que utiliza personalidades ou figuras públicas e influentes para impulsionar a mensagem de uma marca e promovê-la diante de sua audiência.

Vale lembrar que influenciadores não são apenas as pessoas com milhões de seguidores em seus perfis.

A influência é reconhecida a partir do momento em que aquela pessoa se revela uma voz que outras pessoas com os mesmos interesses ouvem.

Portanto, existem influenciadores com uma quantidade relativamente pequena de seguidores mas que, por serem considerados uma referência em determinada área, suas recomendações têm um grande peso e geram vendas naquele nicho.

Quais são as vantagens de contratar influenciadores?

Existem vantagens e desvantagens em contratar influenciadores para representar a marca e divulgar seus produtos. Falaremos de cada uma delas a seguir:

Marketing de influência atinge públicos com grande possibilidade de conversão

Todo influenciador agrega um público com interesse em determinados temas, produtos e alinhados, inclusive, a um conjunto de valores.

Então, quando a empresa escolhe o influenciador criteriosamente, ela tem acesso a um público com maior probabilidade de se interessar por seus produtos.

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Marketing de influência aumenta a confiança e credibilidade

Os influenciadores estabelecem uma relação de confiança com seu público. Assim, as marcas que eles mencionam positivamente experimentam um aumento em sua credibilidade, conquistando uma percepção positiva no mercado.

Marketing de influência melhora a estratégia de conteúdo

Vamos falar a verdade? A maioria das empresas tem muita dificuldade para criar conteúdo estratégico para suas marcas.

Como essas empresas passaram décadas vendo e fazendo publicidade, ou seja, mostrando seus produtos e suas características, é difícil entender que o momento atual é diferente.

Hoje, o consumidor não quer mais esse tipo de conteúdo. Ele quer que o produto seja revelado de forma natural, com uma abordagem focada em infotenimento, sem interrupção de sua experiência em uma determinada plataforma.

E quem entende muito bem disso? Os influenciadores. Em grande parte das vezes, eles oferecem novas ideias e perspectivas para a estratégia de conteúdo da marca.

Por conhecerem muito bem o seu público, eles conseguem mostrar seu produto de forma natural, relevante e autêntica.

Marketing de influência aumenta o alcance da marca

Por meio de influenciadores, é possível tornar sua marca conhecida para públicos que dificilmente acessariam seus canais de marketing espontaneamente.

Atualmente, como as pessoas consomem cada vez menos conteúdo em canais mainstream, como a televisão e revistas, o público se divide e está cada vez mais nichado.

Portanto, ao contratar um influenciador, a empresa consegue atingir melhor os públicos potencialmente interessados em seus produtos.

Marketing de influência aumenta as taxas de conversão e ROI

Quando a empresa consegue contratar um influenciador da forma correta, as campanhas de marketing podem gerar altas taxas de conversão e um ROI extremamente positivo.

Afinal, como o público confia na opinião daquele influenciador, existem grandes chances de ele comprar o produto que ele endossou.

Marketing de influência reforça a estratégia de SEO


Embora o Search Engine Optimization vá muito além de backlinks, não podemos negar que eles podem dar um grande reforço na sua estratégia de SEO.

Portanto, se a empresa contrata influenciadores e inclui nas ações previstas links que venham desses canais, seu próprio site pode conquistar mais autoridade e melhorar seu SEO e seu posicionamento no Google.

Existem desvantagens no marketing de influência?

Se você leu os tópicos anteriores, talvez tenha pensado: “Uau! Quantas vantagens! Preciso contratar um influenciador para minha empresa”.

Porém, a verdade é que, quando falamos em marketing, não existe resultado fácil. Existe estratégia que, executada da maneira correta, gera lucros.

Por isso, apesar de todas essas vantagens do marketing de influência, muitas empresas se decepcionam quando contratam influenciadores.

Elas esperam que, ao divulgarem seu produto, farão muitas vendas. Em vez disso, nada acontece e elas arcam com o prejuízo de uma ação mal planejada.

Então, o que fazer? Que cuidados uma empresa precisa tomar ao contratar um influenciador? Isso é o que você vai descobrir nos próximos tópicos!

Conheça suas métricas e margem de lucro

Este cuidado vale para qualquer ação de marketing e até mesmo para precificar seus serviços. Porém, no marketing de influência, é ainda mais importante.

Se você registrar e calcular esses dados com precisão, pode até ficar surpreso, mas muitas empresas não conhecem a margem de lucro praticada em todos os seus produtos.

Consequentemente, quando elas realizam uma ação de marketing, elas calculam o ROI de maneira incorreta. O que aparenta ser lucro é, na verdade, um prejuízo.

Portanto, antes mesmo de pensar em contratar um influenciador, tenha esses dados em mãos. Com eles, estabeleça as metas da campanha.

Caso um produto proporcione 100 reais de lucro a cada venda, por exemplo, e você pagará 5 mil reais ao influenciador, você saberá que a campanha precisa vender 50 peças para se pagar. Abaixo disso, é prejuízo. Acima disso, é lucro!

Analise o fit de compra do público do influenciador

O fit de compra do público de um influenciador costuma ser mais importante para o sucesso de uma campanha do que a quantidade de seguidores que ele tem.

Afinal, quando uma pessoa decide seguir um influenciador nas redes sociais, essa decisão se baseia em uma série de interesses alinhados.

Portanto, mamães (especialmente as de primeira viagem), tendem a seguir influenciadores que falam sobre o tema, sobre educação de filhos, dificuldades e alegrias da maternidade…

Já quem tem interesse em investir seu dinheiro, seguirá influenciadores de finanças. Portanto, perfis de redes sociais são uma comunidade focada em determinados temas.

Então, pode ser muito mais interessante focar em um influenciador menor, mas com interesses alinhados ao seu nicho, do que em uma pessoa com mais seguidores, mas com menos potencial de compra.

Se você tem um negócio físico e não tem como distribuir seu produto por meio da internet, tome ainda mais cuidado. Apenas como exemplos, vamos mencionar uma escola e uma pizzaria.

Afinal, muitas vezes, a audiência do influenciador tende a ser pulverizada, com seguidores não só em várias cidades e estados, mas também no mundo.

Portanto, dentro de todo aquele universo que o segue, talvez existam poucas pessoas que possam realmente se tornar seus clientes.

Analise os dados do influenciador

Influenciadores geralmente disponibilizam um media kit com informações sobre seu perfil. Entre elas, estão métricas como taxa de engajamento e conversão em campanhas anteriores.

Porém, além disso, siga o influenciador por algum tempo. Veja se os posts dele geram engajamento e comentários, se ele tem uma comunidade realmente ativa.

O ideal seria que as pessoas só mostrassem dados verdadeiros, mas nós sabemos que nem sempre é isso o que acontece.

Existem influenciadores com milhares ou milhões de seguidores que foram simplesmente comprados, ou seja, são fantasmas ali no perfil.

Eles deixam o contratante impressionado, em um primeiro momento, mas não interagem, não participam e não compram. Desta forma, também não comprarão o seu produto.

Também existem ferramentas para medir este engajamento. O Airfluencers Score é um deles. Ele mostra vários dados sobre o influenciador que você deseja contratar e, embora alguns acessos sejam gratuitos, o que vale a pena, mesmo, é a versão paga.

Não se engane pelas métricas de vaidade

Nunca é suficiente falar: likes e comentários não pagam contas. Quem está no mercado precisa de muito mais que engajamento, precisa de vendas.

Portanto, a grande frustração de muitas empresas é o fato de que o influenciador apresenta como resultado essas métricas, mas toda essa interação não se converte em dinheiro.

Estabeleça uma meta em vendas, baseada na sua margem de lucro e no ROI desejado pela campanha. Avalie usando este critério para saber se vale a pena manter esse tipo de ação.

Considere as características e o ticket do seu produto

O influenciador X vendeu super bem em uma campanha de shampoo, mas teve uma conversão baixíssima ao anunciar um programa de pós-graduação.

Isso é muito natural. As pessoas tendem a se deixar influenciar infinitamente mais quando o risco da compra é baixo.

Afinal, se você compra um shampoo e não gosta, é só não comprar outro. Agora, quando se trata de um produto de valor maior ou de um contrato extenso, a avaliação muda.

Então, considere tudo isso antes de escolher um influenciador. Não se iluda acreditando que os resultados de uma venda complexa são os mesmos da oferta de um produto de consumo.

Avalie o perfil do influenciador

De alguma forma, esta pessoa representará a sua marca, pelo menos temporariamente. Por isso, é importante avaliar o perfil antes da contratação.

Afinal, hoje em dia, um escorregão ético, moral ou comportamental coloca não só a reputação do influenciador em risco, mas gera um impacto sobre as marcas que ele representa.

Então, mais uma vez, observe o influenciador antes. Verifique se ele está alinhado aos valores que seu público admira ou quer ver.

Vale a pena investir em marketing de influência?

Depois de todos os tópicos apresentados, você certamente percebeu que não existe uma resposta simples. Pode valer muito a pena ― ou não.

A verdade é que, no marketing, dá certo o que é feito com uma estratégia focada nas características da sua persona e uma execução impecável.

Portanto, isso vale para todo tipo de estratégia ― da produção de conteúdo aos anúncios, do marketing de guerrilha ao de influência.

E aí, você já contratou um influenciador para a sua empresa? Teve uma experiência positiva ou negativa? Conta pra gente nos comentários!

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