Quem usa o conteúdo para captar leads sabe que a automação de marketing é uma aliada indispensável em uma estratégia bem-sucedida de marketing.
Afinal, ela permite que a pessoa receba o conteúdo em que tem interesse imediatamente, ao mesmo tempo que obtém os dados necessários para que essa relação entre a marca e o lead seja estreitada ao longo da jornada.
Mas e você, sabe a importância da automação de marketing? Quer descobrir como esta ferramenta potencializa sua estratégia?
Então, continue a leitura! Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre este assunto.
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O que é automação de marketing?
São ferramentas que possibilitam automatizar determinados processos no marketing, com o fim de aumentar a rapidez dessas ações, proporcionar eficiência e escalabilidade.
Além dessas vantagens, a automação permite uma comunicação mais personalizada com seus leads, fazendo com que os contatos realizados pela empresa sejam alinhados aos seus objetivos.
As ferramentas de automação costumam ser bastante utilizadas para realizar disparos de e-mails, entrega de e-books e webinars ou mesmo agendamento de posts em redes sociais.
Todas as automações são benéficas para a estratégia de marketing?
Quase todas as ferramentas de automação disponíveis contribuem para a eficiência e sucesso das estratégias de marketing.
Entre os principais exemplos, destacamos os já mencionados, que são as ferramentas de agendamento de posts, disparo de e-mail ou de programações de fluxos de nutrição.
Porém, algumas delas têm efeito contrário, especialmente quando falamos em redes sociais. Existem ferramentas, por exemplo, para seguir contas desconhecidas ou conquistar seguidores.
Essas, além de não trazerem leads qualificados, ainda podem acarretar punições das plataformas, causando o temido shadowban.
O que é possível fazer com boas ferramentas de automação de marketing?
Diversas tarefas podem ser realizadas por meio dessas ferramentas. Conheça as principais:
Automação de marketing para fluxos de nutrição de leads
Esta é uma das funções mais importantes das ferramentas de automação, planejada justamente para amadurecer o lead e levá-lo à decisão de compra.
Um fluxo de nutrição bem planejado permite que, a partir do preenchimento de um formulário ou do clique em um botão, o lead desencadeie uma sequência de conteúdos que o conduzem pela jornada do consumidor.
Então, vamos supor que sua empresa ofereça cursos de pós-graduação e você anuncia um e-book (ou webinar) com 5 passos para conseguir o emprego dos sonhos em 2023.
Neste material, existem dicas para fazer um currículo melhor, como se preparar para a entrevista, e assim por diante.
Porém, a partir do momento que a pessoa preenche o formulário para receber o e-book, ela começa a receber também uma sequência de e-mails.
Eles não mostram o objetivo de vender, logo a princípio. Porém, eles abordam sequencialmente obstáculos que podem impedir a pessoa de ter sucesso na carreira, com botões que levam para posts do seu blog.
Ao final de todo esse processo, os e-mails e posts conduziram o pensamento da pessoa para que ela entendesse que, para obter sucesso no mercado, ela precisa se qualificar.
Mais que isso, ela se conscientiza de que os cursos que a sua empresa oferece são, literalmente, a ponte que a ajudará a chegar ao emprego dos sonhos e ao sucesso profissional.
Tudo isso precisa acontecer de forma automática, com e-mails enviados em intervalos previamente programados. Uma ferramenta de automação permite a implementação desta estratégia.
Automação de marketing para disparo de e-mails
A automação de marketing também pode ser utilizada para disparar um e-mail em um dia específico para toda a sua base de clientes ou para segmentos específicos.
Portanto, eles são ideais para quem adotou uma newsletter em sua estratégia. Também servem para enviar mensagens direcionadas para um evento ou promoção.
Mas lembre-se: a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Se a sua empresa manda inúmeros e-mails para as pessoas e sempre só falando de venda, seu remetente será bloqueado.
A composição ideal para o e-mail marketing é de 80 a 90% de conteúdo informativo, e apenas 10 a 20% do conteúdo direcionado para vendas. Assim, ela é útil para as pessoas, o que aumenta a taxa de abertura.
Automação de marketing para agendamento de posts
Esta é a ferramenta queridinha de todo social media. Afinal, imagine ter que entrar todo dia no Instagram, Facebook, Tik Tok ou qualquer outra rede para postar? É impraticável!
Com as ferramentas de automação focadas em agendamento de posts, esta ação se torna desnecessária.
Basta programar as publicações, seja semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e assistir à mágica acontecer.
Quais são as vantagens da automação de marketing?
Agora, vamos falar do que você certamente mais vai gostar ― as vantagens deste tipo de ferramenta. Veja a seguir:
Atendimento imediato ao lead
A maioria de nós não passa do dia navegando aleatoriamente na internet, não é mesmo? Esse costuma ser o nosso horário de trabalho.
Então, grande parte das pessoas encontra o seu conteúdo na web à noite ou aos finais de semana. Em negócios que têm como alvo o consumidor final, isso é muito comum.
Agora, imagine o que aconteceria se uma pessoa pessoa encontrasse seu conteúdo na sexta-feira à noite, preenchesse o formulário e só recebesse o e-book na segunda-feira, depois que alguém da sua empresa pudesse enviar.
Seria muito ruim, certo? A pessoa esperou tanto que até perdeu o interesse ou foi buscar a informação em outro lugar.
Com a automação de marketing, isso não acontece. O lead recebe o material que deseja assim que preenche o formulário, não importa em que dia da semana ou horário.
Assim, ele se sente satisfeito e já começa a desenvolver uma percepção positiva da sua marca.
Escalabilidade
Quando falamos em atendimento pessoal, existem muitas limitações. Seu funcionário conseguirá atender 10, 20 ou mesmo 100 clientes, dependendo das demandas.
Porém, quando seu número de clientes aumenta, é inevitável contratar outros funcionários. Afinal, seres humanos têm limites.
Isso não acontece com as ferramentas de automação. Quer você tenha 1 lead ou 100 mil leads, o trabalho é o mesmo. Elas distribuem seu conteúdo sem que você precise aumentar seu quadro de funcionários.
Portanto, trata-se de uma solução escalável, que gera economia para a empresa.
Redução de erros
Ferramentas automáticas não erram. Desde que sejam programadas da forma correta, elas simplesmente executam o planejamento sem falhas.
Isso não acontece com seres humanos, que naturalmente erram e geram retrabalho, especialmente quando se trata de alguma tarefa repetitiva.
Menos erros também significam mais economia, além de aumentar a sua chance de se comunicar realmente com os interessados e transformá-los em clientes.
Qualificação de leads e aumento do lucro
Ao longo de um fluxo de nutrição ou mesmo após uma sequência de newsletters, o lead já aprendeu muito mais sobre o problema que o levou a chegar até sua empresa e também a solução que seu negócio oferece.
Portanto, esse lead foi qualificado ao longo do processo. Ele conhece seus diferenciais, sabe o que esperar do seu produto, teve a oportunidade de ver depoimentos de clientes satisfeitos…
Então, quando chega o momento da venda, ele está muito mais propenso a dizer sim. Afinal, neste processo, ele enxergou o valor do seu produto.
Leads que chegam a esta etapa mais qualificados tendem a apresentar uma taxa de conversão muito maior.
Além disso, como eles enxergaram o valor, também costumam estar dispostos a pagar mais. Assim, a empresa tem a oportunidade de aumentar seu ticket médio.
Comunicação personalizada com os leads
Algumas empresas realmente oferecem um leque mais limitado de produtos. Consequentemente, o perfil de seu público é bastante semelhante.
Porém, outras empresas oferecem uma diversidade imensa! Pense, por exemplo, em uma clínica médica multidisciplinar. Eles terão pacientes das mais diversas áreas!
Portanto, com a ferramenta de automação, é possível personalizar e enviar conteúdos de acordo com os interesses de cada pessoa.
E isso se aplica a muitos outros segmentos de atuação: de viagens a cursos de faculdade, de clínicas de estética a lojas de decoração ― quando mais a sua comunicação tocar nas dores e interesses da sua persona, melhor será seu resultado em vendas.
Otimização do trabalho com uso de dados
Uma plataforma de automação de marketing como a RD Station otimiza os esforços da sua equipe, fazendo com que tenham mais resultado.
Afinal, em primeiro lugar, o lead já chega muito mais qualificado, com um bom conhecimento sobre o seu produto. Isso poupa bastante tempo.
Além disso, com base nas interações do lead com a plataforma ― e-mails que a pessoa abriu, botões em que clicou, etc ― ocorre a geração de um lead scoring.
Isso significa que o lead vai aumentando sua pontuação à medida que evolui por essas etapas do fluxo, o que demonstra um real interesse no produto e também mais conhecimento sobre a solução.
Lead maduro é lead que compra. Assim, diante de um volume maior de atendimento, sua equipe conseguirá priorizar quem tem mais chances de se tornar cliente da sua empresa, contribuindo para a Conversion Rate Optimization (CRO).
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Isso significa que nós somos a equipe ideal para ajudá-lo a implementar a plataforma, bem como a montar uma estratégia para extrair o máximo potencial da ferramenta para o crescimento da sua empresa.
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