Se você acompanha o nosso blog há algum tempo, já está bastante familiarizado com o conceito, estratégias e benefícios do Inbound Marketing. Por isso, sua principal dúvida nesse momento provavelmente é: em quanto tempo a minha empresa começará a colher os resultados da metodologia?
Esse costuma ser um questionamento bastante frequente entre os nossos clientes, por isso, achamos muito importante alinhar as expectativas para que você não desista antes mesmo de começar.
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Resultados cumulativos
Os resultados que a sua empresa vai conquistar por meio do Inbound Marketing serão cumulativos e precisam de frequência e aprendizados para evoluir. Ou seja, quanto mais tempo um negócio pratica o Inbound, melhores serão os resultados observados.
Esse ponto é muito importante justamente para mostrar que você não vai ver os resultados assim que começar a implementar as estratégias do Inbound Marketing.
A menos que você disponha de um investimento grande para realizar uma promoção em um curto espaço de tempo, lembre-se que nenhuma estratégia de marketing trará resultados grandes e imediatos.
Expectativas realistas
Outro fator importante e que conta muitos pontos no momento de analisar os resultados são as expectativas que você depositou na metodologia ao começar o projeto.
Gerar mais leads para a sua empresa, conquistar uma posição de autoridade e melhorar as vendas exige paciência e adequação de ações e recursos. Por isso, não adianta estabelecer metas impossíveis e culpar a agência quando elas não forem alcançadas se elas estiverem totalmente fora da realidade do seu negócio.
A estrutura da sua empresa, qualidade dos produtos e serviços, potencial de investimentos e preparo da equipe são apenas alguns dos fatores que impactam diretamente nos resultados e que não serão milagrosamente resolvidos quando você começar a fazer Inbound.
Conhecimento do ciclo de vendas
Entre o momento em que um lead começa a considerar comprar o produto e serviço que você oferece até o fechamento da venda, quanto tempo demora? As vendas da sua empresa costumam ser rápidas ou demandam profissionais especializados e consultorias?
Conhecer o ciclo de vendas, o perfil de leads e as informações necessárias para que um cliente feche negócio com você é a base do Inbound Marketing. Implementar a metodologia sem o entendimento desse processo é um erro e só fará com que a sua empresa perca ainda mais tempo.
Comprometimento de todos os lados
No final das contas, assim como qualquer outro investimento que você fizer, será o comprometimento e confiança entre a sua empresa e a agência que determinarão o sucesso ou o fracasso de um projeto.
Exigir resultados sem fazer a “lição de casa” e não colaborar para a evolução das estratégias é jogar contra você mesmo. Confie nos conhecimentos da agência e esteja aberto para ouvir recomendações e implementar novos processos na sua empresa.
Também é importante participar ativamente das ações e munir a agência com o máximo possível de feedback. Dessa forma, todos estarão com o mesmo foco e o trabalho fluirá de maneira mais proveitosa.
Lembre-se: tanto você quanto a agência são responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso do Inbound Marketing!