Linha editorial: como criar uma para as suas redes sociais?

Você já se sentiu perdido na hora de criar conteúdo para as suas redes sociais? Não sabe exatamente o que postar, alguns posts performam bem, mas outros não têm resultado, posta muito, mas não consegue vender… seu problema pode ser a linha editorial (ou a falta dela).

Por isso, neste artigo, resolvemos falar sobre este assunto tão importante quando se trata da produção de conteúdo. Então, se você quer acabar de vez com metade das suas dificuldades nesta área, continue a leitura!

Entenda o que é uma linha editorial

A linha editorial é um guia estratégico que define o tom, estilo e os temas que serão abordados nas redes sociais de uma marca. Assim, ela serve como uma bússola, orientando a produção de conteúdo de maneira coerente e alinhada aos seus objetivos.

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Talvez você esteja pensando: “meu objetivo é vender. Então, basta fazer vários posts mostrando meus produtos e anunciando promoções, certo?” Errado!

Para vender, que realmente é o seu objetivo, você precisa entender a jornada do consumidor, o que ele pensa e deseja em cada etapa desta jornada e como ajudá-lo a concluir que o seu produto é a solução que ele precisa. Esse é o papel da linha editorial.

Importância da linha editorial nas redes sociais

A linha editorial desempenha um papel crucial na construção da percepção da marca e na geração de confiança por parte do consumidor. Entenda os benefícios de adotá-la:

Conquista da confiança do consumidor

Quando a marca mantém uma mensagem uniforme, ela transmite ideias como estabilidade, propósito e força. Afinal, a constância e consistência das postagens reforçam a marca, o que gera identificação e confiança.

Obtenção de engajamento

Conteúdos alinhados com os interesses do público-alvo tendem a gerar mais engajamento devido ao potencial de identificação do consumidor. Portanto, a linha editorial ajuda a garantir que o conteúdo seja relevante e atraente.

Facilidade de planejamento

Muitas empresas ou profissionais ficam paralisados em suas redes sociais porque, quando chega o dia de fazer o post, não sabem sobre o que falar.

A linha editorial facilita esta tarefa. Afinal, se você já tem alguns temas definidos, fica mais fácil produzir conteúdo. Existe um plano claro a ser seguido.

Princípios para a criação da editoria de conteúdo

Se você quer criar uma linha editorial eficaz, que atenda os objetivos da marca, é fundamental seguir alguns princípios básicos:

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Defina sua linha editorial com base no público-alvo

Você realmente conhece sua persona? Esse é um passo fundamental, pois a linha editorial precisa entregar ao seu público o que eles estão procurando.

Então, não poupe esforços para entendê-los melhor: realize pesquisas, analise dados demográficos e interaja com eles, inclusive nos seus stories, para obter insights valiosos.

Escolha temas e formatos de conteúdo

Decida quais serão os temas principais abordados no seu perfil. Não se esqueça também de pesquisar os melhores formatos para transmitir cada informação.

Em alguns casos, os vídeos são mais interessantes. Em outros, o melhor resultado pode vir através de imagens estáticas com gráficos ou carrosséis. Portanto, pense sempre na experiência das pessoas com o seu conteúdo.

Passo a passo para desenvolver sua linha editorial

Agora que você já entendeu o que seu público precisa e quais serão os temas, chegou a hora do trabalho duro. Então, para desenvolver sua linha editorial, siga os seguintes passos:

Planeje conteúdos para diferentes etapas da jornada do consumidor

Pense em sua rede social como em um espaço onde chegam todos os tipos de pessoas. Assim, existem aquelas que já seguem sua empresa há mais tempo, conhecem sua proposta, produto e diferenciais.

Por outro lado, existem pessoas que nunca ouviram falar da sua marca. Elas estão perambulando pelo feed e podem se deparar com um post seu, achá-lo interessante ou não.

Finalmente, existem aqueles que estão no meio-termo. Eles já viram alguma coisa, começaram a seguir seu perfil, mas ainda não têm certeza de que seu produto pode ajudá-los.

Então, se você quer transformar as suas redes sociais em um canal para atração de novos seguidores e conversão desses seguidores e clientes, precisa ter uma linha editorial que contemple as necessidades das pessoas em diferentes etapas desta jornada:

Descoberta

Os conteúdos de descoberta devem atrair a atenção de pessoas que ainda não conhecem a sua marca. Assim, posts educativos, com dicas, curiosidades e conteúdos virais são perfeitos para consumidores que estão nesta etapa da jornada.

Se você tem uma loja de plantas, por exemplo, este conteúdo pode ser um vídeo rápido, no formato reel, mostrando 5 plantas ideais para ambientes com sombra.

Assim, pessoas que já tiveram plantas em seu escritório ou casa e viram essas plantinhas morrerem porque não eram adequadas para aquele ambiente, vão se interessar. Provavelmente, vão querer conferir seu perfil e podem ficar por lá.

Poderíamos dar muitos outros exemplos, mas o mais importante é você entender que este post não chama a pessoa para comprar. O papel dele é fazer com que a pessoa queira ficar no seu perfil e continuar vendo o que você tem a dizer.

Consideração

Nesta etapa, o objetivo é encantar a pessoa, mostrando como a solução que você apresenta é a melhor para realizar os desejos da sua persona.

Tutoriais, comparações de produtos e estudos de caso são alguns dos conteúdos muito interessantes para esta etapa.

Se você vende planos de saúde, por exemplo, você pode fazer posts mostrando pegadinhas de contratos que vão deixar a pessoa sem a assistência necessária quando ela precisar. Ela passará a confiar em você para fugir dessas armadilhas.

Para um cirurgião plástico, é possível fazer uma “batalha de procedimentos”, como Botox x Lifting de testa, explicando quando cada um deles é mais indicado para eliminar as rugas da glabela.

Também é importante que você saiba que não precisa e nem deve esgotar tudo que pode dizer sobre um assunto em um post. A informação deve ser rápida e objetiva.

Conversão

Agora, sim, desenvolva conteúdos que incentivam a pessoa a comprar. Faça chamadas claras para a ação, desde acessar o link da bio até links nos stories, no caso do Instagram.

Depoimentos de clientes satisfeitos também contribuem para a decisão de compra. Por isso, não tenha medo de divulgá-los.

Defina a frequência das postagens

Estabeleça com que frequência você postará e tenha disciplina para cumprir este calendário. Isso ajuda a manter a consistência e a relevância do conteúdo.

Como manter constância e consistência

Constância e consistência muitas vezes são mencionadas como sinônimos. Porém, existe uma pequena diferença entre elas.

Constância está mais relacionada à quantidade e frequência. Portanto, se você se propôs a lançar um vídeo no YouTube por semana e faz isso, está sendo constante.

Já a consistência está relacionada à qualidade e conteúdo, à essência. É a sua capacidade de manter seu posicionamento, visão e valores ao longo das publicações. É o quanto uma confirma a outra, gerando uma linha de raciocínio completa, sem contradições.

Como você pode, então, manter a constância e a consistência?

Elabore seu calendário editorial com antecedência

Um dos principais erros é deixar para pensar no que vai postar no dia. Geralmente, a pessoa se envolve com outras tarefas e deixa de fazer o post ou o faz de maneira desleixada.

Planejar com antecedência evita improvisações e garante que todos os conteúdos estejam alinhados à linha editorial.

Recorra à tecnologia

Ferramentas de gestão de redes sociais permitem que você agende postagens com antecedência. Desta forma, você não se esquece de postar no dia.

Além disso, algumas ferramentas elaboram relatórios que facilitam a análise das métricas. Aqui no Brasil, provavelmente a MLabs é a mais popular. Porém, existem outras como Hootsuite, Buffer etc.

Adapte-se sem perder a essência

Este aspecto está mais relacionado à consistência. Esteja aberto a ajustes, principalmente no que diz respeito a formatos, linguagem e uso de recursos para chamar a atenção das pessoas.

Porém, lembre-se de manter a essência da sua linha editorial e a identidade da marca, sempre focado nas necessidades da persona.

Como avaliar o sucesso da linha editorial

Um dos principais benefícios do marketing digital, o que inclui a gestão de redes sociais, é a possibilidade de medir resultados para ajustar ações e melhorar a performance de campanhas.

Então, para fazer essa análise, é importante que você:

Analise métricas relevantes

Curtidas e comentários podem ser importantes, mas o sucesso de uma estratégia não se restringe a isso. Afinal, você tem uma série de objetivos para o seu negócio e a venda é o principal, certo?

Então, entenda o objetivo de cada postagem e analise métricas referentes a ele. Se você fez um reel para alcançar pessoas que não são suas seguidoras, verifique o alcance desta publicação e quantos seguidores ela trouxe.

Se o objetivo de uma publicação do fundo do funil era gerar cliques em um link, verifique esta taxa de conversão. Engajamento sem faturamento não é útil!

Faça ajustes e testes na sua linha editorial

Ainda com base nas métricas, faça ajustes e testes. Pegue os posts que performaram melhor e analise: eles têm algo em comum? Usaram uma fórmula replicável? Atingiram o objetivo?

Tente reproduzir a mesma fórmula e veja se o resultado é o mesmo. Se esse experimento for repetido algumas vezes, é possível que você encontre a melhor forma de se comunicar com seu público.

Com essas diretrizes, você estará bem equipado para criar e manter uma linha editorial eficaz para suas redes sociais, construindo uma presença online forte e coerente que ressoa com seu público.

Um alerta, antes do fim!

Lá no início do artigo, nós falamos que aprender a construir uma linha editorial resolveria metade dos seus problemas, e isso é verdade. Afinal, não basta apenas definir o que postar.

Também é muito importante utilizar técnicas que chamam a atenção das pessoas, criar ganchos interessantes nos primeiros segundos de um vídeo ou na capa de um carrossel e assim por diante.

Então, se você quer resolver a outra metade dos seus problemas, não perca tempo! Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos fundamentais para o sucesso do seu negócio diretamente no seu e-mail.

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