5 maneiras de gerar leads com a produção de conteúdo

O fato de tantas empresas terem investido em marketing digital transformou o sucesso online em um grande desafio. As pessoas estão mais exigentes, há muita concorrência pela atenção e as empresas buscam novas maneiras de gerar leads.

Porém, a verdade é que, apesar de a inovação ser importante, muitas empresas ainda não têm sucesso porque falham no básico ― a produção e distribuição de conteúdo.

Quer saber como usar todo o potencial do conteúdo que sua empresa produz e distribuir este material de forma estratégica para gerar leads? Então, este post foi feito para você.

Maneiras de gerar leads com a produção de conteúdo

Qual é a importância do blog para a geração de leads?

Não é sem motivo que os blogs funcionam tão bem. Afinal, em muitos casos, eles são o principal pilar de uma boa estratégia de marketing.

Mas qual é a importância do blog? Sua primeira função é atrair pessoas que já se sentem incomodadas por algum problema, mesmo que ainda não saibam reconhecê-lo.

Para entender melhor, pense em uma escala graduada bem grande. Então, em uma das pontas desta escala, imagine um consumidor que está pronto para comprar.

Porém, lá no lado oposto desta escala, você tem pessoas sem o menor interesse em comprar o seu produto e, na maioria das vezes, sem a mínima consciência de sua necessidade.

Vamos imaginar, por exemplo, que esta escala existe para vender um plano de academia com personal trainer, para melhorar o condicionamento físico das pessoas.

Na ponta dos totalmente inconscientes, você tem pessoas que sentem dores nas costas, não dormem tão bem, estão perdendo a mobilidade. No entanto, elas nem pensam em atividade física.

No meio desta escala, você tem pessoas a quem o médico recomendou exercícios, seja para emagrecer ou para contribuir com a recuperação da saúde mental. Então, elas estão em busca de entender melhor esta relação.

O seu blog pode ser uma fonte valiosíssima de informações para essas pessoas do meio da escala. Afinal, elas vão começar a procurar no Google termos como “qual é o melhor exercício para emagrecer” ou ainda “atividade física e saúde mental”.

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Assim, se você tiver conteúdos que respondam essas perguntas, é a sua chance de atrair visitantes para o seu blog e iniciar uma conversa com esses possíveis futuros clientes.

Maneiras de gerar leads com os blogposts

O primeiro passo desta jornada você já deu, criando seu blog. Agora, o que fazer para que uma pessoa que visita seu site volte sempre, inicie um relacionamento com a sua empresa e se torne um cliente? Comece compreendendo as intenções.

Quando um grupo de pessoas clica em um link no Google e chega ao seu blogpost, você já sabe qual é o interesse desta pessoa. Afinal, se ela viu um conteúdo sobre emagrecimento, é bastante provável que ela deseje emagrecer.

A partir desta intenção, você pode inserir, no meio do seu post, formulários em que, ao preencher, a pessoa tenha acesso a um material riquíssimo a respeito daquele assunto, algo que vai além do básico ao qual ela teve acesso naquele primeiro contato.

Nosso exemplo foi sobre emagrecimento, mas é aplicável a todos os nichos. Assim, a partir do conteúdo do blog e possíveis intenções do leitor, sua empresa pode oferecer:

1. Um e-book gratuito sobre o tema

O e-book continua sendo um material muito utilizado no marketing digital por um motivo: ele funciona. Afinal, a pessoa entende que, se ela pode ter informações adicionais sem pagar nada por isso, vale a pena colocar ali os seus dados.

Um bom e-book é aquele capaz de gerar uma transformação positiva na vida do seu cliente em potencial. Portanto, ele é útil trazendo um assunto tangencial à sua área de forma didática.

Suponha, por exemplo, que você abriu uma empresa que ensina inglês dentro das escolas. Vocês possuem um método próprio, material exclusivo, profissionais qualificados etc.

Ao contratar a sua empresa, a escola está terceirizando o ensino de inglês. O objetivo desta mudança? Melhorar a qualidade das aulas de inglês e a percepção do cliente quanto à excelência da instituição.

Que tipo de e-book oferecer a uma escola? Se eles têm problema para captar alunos, que tal um conteúdo sobre marketing escolar? E entre as dicas clássicas de marketing, você vai colocar ali a necessidade de ter um bom curso de inglês e divulgar este diferencial.

Ao criar este tipo de material, você:

  • cria o gatilho mental da reciprocidade pelo fato de ter fornecido um material útil gratuitamente;
  • coleta dados do possível cliente para abordá-lo de forma direta depois;
  • tem o e-mail do contato, para continuar enviando materiais ricos sobre aquele assunto inicial;
  • oferece uma solução, pois ao fechar o contrato com a sua empresa, ele terá esse diferencial para divulgar quando fizer propaganda de sua escola.

2. Ferramentas práticas

Atualmente, ferramentas práticas podem ser ainda mais interessantes do que um e-book. E é mais fácil criá-las do que você imagina.

Um e-book pode ser muito bom, mas existem pessoas que recebem o material em seu e-mail, pensam em abrir depois, e esse depois nunca chega.

Já as ferramentas práticas criam um senso maior de urgência e utilização. Afinal, o objetivo delas é tornar mais fácil algo que as pessoas fazem com uma certa dificuldade.

Os educadores financeiros, por exemplo, costumam coletar dados das pessoas (nome, e-mail e às vezes, o telefone) para enviar uma planilha de orçamento, de cálculo de juros compostos e assim por diante.

Você também pode usar essa ideia para criar ferramentas úteis para os seus possíveis clientes: uma calculadora de impostos no setor contábil, uma calculadora de calorias no setor de saúde e emagrecimento, um modelo de currículo no setor de carreira etc.

3. Newsletters

Newsletters vendem! Aliás, relatórios de marketing elaborados pelas gigantes deste mercado (como o State of Marketing) apontam que esta é a principal ferramenta de conversão.

Porém, para que a sua newsletter seja aberta pelo seu público, ela precisa ter muito mais do que uma oportunidade de compra.

As pessoas abrem newsletters quando elas percebem que, ali dentro, existe um conteúdo que pode ajudá-las.

Então, se a sua área é fornecimento de equipamentos de segurança, crie conteúdos sobre isso no seu blog e envie uma chamada com o link na newsletter.

Pode ser que, a princípio, uma pessoa não tenha interesse em comprar um portão automático, por exemplo.

Porém, se ela vê um conteúdo “5 soluções que evitam assaltos quando você chega em casa” e, entre essas soluções, está o uso de portão automático, ela pode se sentir motivada a comprar ou a solicitar um orçamento.

A composição ideal de uma newsletter costuma ser entre 80 e 90% de conteúdos úteis para a pessoa e 10 a 20% de conteúdo promocional, focado em vendas.

4. Demonstrações

Você pode oferecer uma demonstração do seu produto. Empresas de software, por exemplo, costumam disponibilizar uma versão gratuita, com menos funcionalidades.

Porém, profissionais da área de serviços também podem fazer isso oferecendo uma solução parcial. Um simulador de prótese de silicone, por exemplo, pode despertar o desejo.

Para um personal trainer, uma planilha de exercícios na modalidade HIIT pode ajudar as pessoas a verem resultados rápidos e a se interessarem por um programa completo de treinamento. Ou, quem sabe, participar de uma aula demonstrativa antes da consultoria online.

As demonstrações tendem a deixar as pessoas com um gostinho de quero mais. Então, elas são úteis para vender e, se a pessoa não gostar do produto, serve como um filtro. Pelo menos você não tem dificuldades com desistências, devoluções a avaliações negativas mais tarde.

5. Redes sociais

Não poderíamos deixar de falar das redes sociais. Afinal, elas estão em alta e não devem ser ignoradas na sua estratégia de marketing.

As redes sociais são ótimas para você atingir aquele público realmente frio, que ainda não demonstrou nenhum interesse ou sequer a consciência dos seus problemas.

Lembra quando nós falamos, no primeiro exemplo, da academia? Mencionamos pessoas que sentem dores nas costas, não dormem bem, mas nem pensaram na hipótese de fazer exercícios.

Então, para este público, você pode produzir conteúdos para redes sociais. Carrosséis que falam, por exemplo: “5 hábitos que agravam a sua insônia”. Entre esses hábitos, coloque o sedentarismo.

Lembre-se ainda de, a partir deste conteúdo, chamar a pessoa para conhecer o seu site. Informe, na legenda ou no próprio carrossel, que há um post completo sobre isso no seu blog. Não deixe de colocar o link nos stories para a pessoa chegar no seu site com facilidade.

Como implementar essas maneiras de gerar leads?

Como você viu, não faltam maneiras de gerar leads a partir do conteúdo. Tanta gente tentando reinventar a roda, mas ela já está aí, prontinha para as pessoas usarem.

Porém, nós sabemos que fazer tudo isso é um grande desafio. Quem dá conta de cuidar de um negócio e ainda executar todas essas estratégias?

É para isso que nós temos um time incrível aqui na Gerenteweb, capaz não só de executar este plano, mas de avaliar os resultados de cada uma dessas iniciativas para direcionar o seu investimento às ações que geram mais retorno.

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