Ainda vale a pena ter um blog?

Para quem está na internet desde quando “tudo isso aqui ainda era mato”, houve uma revolução. Pessoas passam horas grudadas nas redes sociais e, diante disso, surge a pergunta: ainda vale a pena ter um blog?

Parece que o mundo das redes sociais é tão mais dinâmico, não é mesmo? Imagens, vídeos, enquetes, figurinhas de “sua vez”, viralização de conteúdos…

Mas será que todo este movimento é o suficiente para você gerar clientes e, mais que isso, reduzir a distância entre o primeiro contato do consumidor com seus canais digitais e a decisão de compra?

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Vamos refletir muito sobre isso neste post. Então, continue a leitura!

Em primeiro lugar, o que é um blog?

Um blog é uma área do site em que a empresa publica novos conteúdos, mantendo os princípios de frequência e regularidade.

Quando criado de forma estratégica, o blog é uma peça fundamental para atrair visitantes para o site, convertê-los em leads, ajudá-los a percorrerem a jornada de compra e chegarem à decisão de compra.

Em muitos segmentos, o blog é o coração das estratégias de marketing de uma empresa. Afinal, é ele que alimenta e atrai o público dos outros canais, aumentando as chances de conversão.

Ainda vale a pena ter um blog?

Como já falamos, aparentemente hoje o marketing das empresas gira em torno das redes sociais. Porém, vale a pena observar esses aspectos com mais atenção.

É natural que as redes sociais tenham o hype das atenções. Afinal, as pessoas passam horas ali e a cada momento surge uma notícia diferente sobre elas: mudança de algoritmo, novas redes surgindo, novos formatos e até mesmo a disputa entre proprietários.

No entanto, embora as redes sociais tenham um papel importante na estratégia de marketing, elas não substituem o papel do blog.

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Veja porque, na maioria dos segmentos, é muito importante ter um blog atualizado em sua estratégia de marketing:

Ainda vale a pena ter um blog para conquistar autoridade

Quando você precisa de informações sobre um determinado assunto, a quem você recorre? Normalmente, ao Google, não é mesmo?

Mas para onde o Google envia as pessoas que fazem uma pergunta a ele? Na maioria das vezes, para sites e blogs que possuem aquela resposta.

Então, quando você constrói um blog utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), os mecanismos do Google identificam qual é o assunto que cada post aborda.

Assim, quando alguém interessado no assunto faz aquela pergunta para o Google, ele mostra o link para a sua página, aumentando as chances de as pessoas visitarem seu site.

Exemplo de como o blog conquista autoridade

Agora, pense conosco. Vamos supor que você, como empresário, sempre tenha dúvidas da área de contabilidade.

Um escritório de contabilidade, que vamos chamar ficticiamente de Contabilicerta, cria um blog e sabendo quais são as dúvidas e problemas que os empresários enfrentam, publica posts que falam sobre esses temas.

Então, hoje, você quer saber “o que é fluxo de caixa” e encontra a resposta no blog da Contabilicerta. Amanhã, você precisa entender “o que é o Simples Nacional” e encontra a resposta onde? No blog da Contabilicerta.

E a cada dia, como empresário, você encontra uma série de desafios no seu negócio. Assim, ao perguntar ao Google “como fazer um controle de estoque eficiente”, “planilha de cálculo de impostos” ou “como consultar dívidas no CNPJ”, você sempre encontra as respostas mais completas e didáticas no blog da Contabilicerta.

Percebe o que acontece neste caso? Aos poucos, sem perceber, na sua mente, a Contabilicerta vira uma referência em contabilidade. Então, logo você nem procura mais no Google. Vai diretamente ao site deles. Eles conquistaram autoridade diante de você.

É isso o que um blog faz. Ao responder perguntas das pessoas a respeito do segmento em que a empresa atua ― veterinária, cirurgia plástica, sistemas para empresas, cosméticos, móveis para escritório, ar condicionado ― ele faz da empresa uma referência em seu setor.

E vamos falar a verdade? Na hora de comprar ou contratar, você compra de quem você considera que entende do assunto ou de alguém que você não tem ideia se realmente domina aquela área de atuação?

Ser autoridade é conquistar a preferência de compra, é se tornar a Brastemp do seu setor. Mas ser a Brastemp não representa apenas status. Ser a Brastemp gera muito lucro.

Ainda vale a pena ter um blog para atrair leads quentes

Quando você era criança, provavelmente brincou de “tá quente / tá frio”. Então, apenas para lembrar, a pessoa precisava procurar um objeto escondido e, à medida que ela se aproximava, alguém dizia que estava quente. Se a pessoa se afastava, dizia que estava frio.

Pense na internet como um ambiente virtual que funciona de uma forma parecida com esta brincadeira. Afinal, algumas pessoas já estão próximas da compra. Nós chamamos essas pessoas de leads quentes (altamente interessados).

Uma mulher que já sabe que quer colocar silicone é um lead quente. Ela só está em busca de mais informações e de um local que inspire confiança para que ela tome a decisão. Talvez ela tenha que esperar um pouco para juntar dinheiro, mas já sabe o que quer.

E sabe onde você pode encontrar esta mulher que é um lead quente? No Google, por meio do conteúdo do seu blog.

Ela provavelmente vai ao buscador fazer perguntas como “qual é o melhor tamanho da prótese de silicone”, “como é o pós-operatório do silicone” e assim por diante.

Mas se a sua empresa não tem conteúdo no seu blog, deixa de chamar a atenção deste lead muito interessado, que está perto do momento de compra. Em outras palavras, deixa de lucrar.

Infelizmente, algumas empresas erram por só investirem nas redes sociais. Lá, elas fazem um esforço tremendo para falar apenas com leads frios, com pessoas que hoje não têm o menor interesse em seu produto.

Isso não significa que as redes sociais devam ser abandonadas. Significa apenas que você investe na rede social para ter compradores daqui a 6 meses, 1 ano e investe no blog para ter compradores daqui a 1 semana, 1 mês. Um é fase de semeadura. Outro, de colheita.

Ainda vale a pena ter um blog para gerar tráfego

Existem inúmeros sites na internet que não recebem uma única visita por mês. Afinal, por que as pessoas os procurariam?

A principal vantagem de construir uma presença digital é a possibilidade de vender para pessoas que não conhecem a sua empresa.

Mas as pessoas só chegarão ao site da sua empresa se houver uma estratégia formulada para isso. A primeira é o tráfego pago, ou seja, links patrocinados no Google, anúncios no Facebook, no Instagram….

A segunda é por meio de conteúdo, de publicações no blog que respondem às perguntas que as pessoas fazem ao Google. Nós chamamos essa alternativa de tráfego orgânico.

É importante pontuar que uma estratégia não exclui a outra. Elas se complementam. Porém, com o blog, você tem a oportunidade de nutrir o lead e amadurecê-lo até o momento da compra.

O blog centraliza sua estratégia e alimenta outros canais

De todas as ações de marketing digital, você sabe qual é a campeã em conversões? Não, não são os anúncios. Também não são as redes sociais.

O verdadeiro campeão em conversões é o e-mail marketing. Esta foi a conclusão do relatório State of Marketing do ano de 2022.

Mas as pessoas não querem receber aquele e-mail marketing apenas com promoções e tentativas de vendas, sabe? Quando uma newsletter chega ao e-mail de um possível consumidor, ele quer abri-la e encontrar alguma informação útil.

Então, se você tem uma loja de sapatos, a ideia não é simplesmente enviar um e-mail falando “compre botas tratoradas”. A estratégia correta é: “confira 5 looks incríveis para você criar com uma bota tratorada”.

Com isso, a pessoa abre o e-mail, sente o desejo de ficar bonita como aquelas modelos que apareceram no seu conteúdo. Assim, consequentemente, ela compra a bota (e até a bolsa, se você souber fazer o cross selling).

E como disponibilizar o conteúdo para essas pessoas? Por meio do seu blog. O e-mail marketing é um chamariz com links para o seu blog. Simples assim!

O blog mantém sua base de clientes

As redes sociais geram muito buzz até mesmo porque são voláteis. Isso significa que o formato que funciona hoje, não dá certo amanhã.

E não é só isso! A rede que bomba hoje, não bomba amanhã. Surge uma nova e, quando você vê, muita gente simplesmente deixou de aparecer por ali.

Se a sua empresa depende totalmente das redes sociais, ela fica à mercê desta flutuação. Já se você acostuma as pessoas a consultarem seu blog e receberem sua newsletter, você mantém o contato direto com esse público por um período indeterminado.

Seu site e seu blog são o seu território. Apostar apenas nas redes sociais é colocar todos os seus ovos nos cestos de outras empresas.

Em resumo, um blog é uma ferramenta poderosa e flexível que pode desempenhar várias funções dentro de uma estratégia de marketing. Quando gerenciado corretamente, pode fortalecer a presença online, construir confiança e credibilidade, gerar leads e vendas.

E então, a que conclusão você chegou? Vale a pena ter um blog? Quer ter um blog de sucesso, relevante para seu público, que apareça nas primeiras posições do Google?

Agende agora mesmo a sua conversa com o nosso time de especialistas em conteúdo e descubra que blogar é faturar.

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