Métricas para redes sociais: quais são as que realmente importam?

De repente, todo mundo ficou desesperado por likes, engajamento e seguidores, é claro! Porém, a verdade é que nem todas as métricas de redes sociais são realmente importantes para o seu negócio.

Nós sabemos que é tentador, que comparamos o nosso perfil ao do concorrente, que nos sentimos inferiores quando nossos números são menores…

Porém, é preciso ter calma. Alguns desses indicadores são apenas métricas de vaidade, ou seja, não contribuem para que você, de fato, tenha um bom resultado.

Se você ainda não está entendendo, fique tranquilo. Vamos explicar tudo neste post. Então, continue a leitura!

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Quais são as métricas de redes sociais que realmente importam?

Na verdade, não existe uma resposta única para esta pergunta. Basear sua avaliação de uma rede social de acordo com um conjunto fixo de métricas é um erro.

Nós sabemos que esta afirmação é categórica e polêmica. Por isso mesmo, entendemos que é importante explicá-la.

Um perfil de redes sociais tem mais de um objetivo. Alguns posts estarão focados na descoberta e conquista de novos seguidores. Outros, em gerar lembrança de marca ou vender.

Finalmente, o perfil da empresa pode e deve englobar conteúdos sobre a experiência dos clientes, o que muitas vezes inclui conteúdo gerado pelo usuário e é muito válido como prova social.

Agora, se existem tantos tipos diferentes de posts para redes sociais, seria ingênuo achar que apenas algumas métricas são suficientes para avaliar o desempenho dessas publicações nas mais diversas etapas, não é mesmo?

Por isso, no próximo tópico, você vai descobrir o que são métricas de vaidade e quais as métricas que realmente importam em cada etapa do funil de vendas.

O que são métricas de vaidade?

Não existem métricas consideradas de vaidade por si. Tudo depende do objetivo do post e da etapa da jornada do consumidor em que ele precisa ter efeito.

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Além disso, pensando no perfil de uma forma sistêmica, uma métrica pode não se tornar importante à medida que ela não traz leads qualificados.

O número de seguidores, por exemplo, pode ser uma métrica extremamente importante, que revela o crescimento do perfil e o surgimento de novas oportunidades de negócios.

Por outro lado, se esses seguidores são comprados, não possuem o menor fit de compra com a marca e serão apenas fantasmas naquela rede social, isso não passa de uma métrica de vaidade.

Inclusive, embora este não seja o foco deste post, fique muito atento a isso quando for contratar um influenciador.

Em muitos casos, o número de seguidores é completamente desconectado da realidade, o que prejudica os resultados do marketing de influência.

Mas voltando à questão das métricas de vaidade, é importante entender qual é o objetivo de cada post e o comportamento que você espera dos usuários em cada etapa.

No fundo do funil, em um post de venda que fala para o seguidor clicar no link da bio, é pouco provável que exista uma quantidade imensa de likes.

Por outro lado, se muitas pessoas realmente clicaram no link da bio, visualizaram uma página de vendas ou preencheram um formulário, de acordo com seu objetivo, isso é o que de fato importa.

Agora, vamos entender quais são as métricas mais importantes em cada etapa? Confira a seguir!

Métricas para redes sociais ― etapa de descoberta

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma etapa em que o objetivo da empresa é atrair novos seguidores.

Atualmente, o próprio Instagram sugere seu perfil para pessoas que consomem um conteúdo parecido com o que você oferece.

Além disso, você tem a oportunidade de atrair novos seguidores também se o seu conteúdo aparecer na aba explorar, ou seja, quando a pessoa clica na lupa.

Porém, isso pode mudar a qualquer momento, pois já vimos que a rede não tem medo de alterar sua direção. Além disso, as outras redes têm algoritmos diferentes.

Então, nesta primeira etapa, algumas métricas muito importantes são:

Alcance nas redes sociais

O alcance mostra quantas pessoas visualizaram sua publicação. Ou seja, quanto maior este número, mais usuários foram atingidos por ela.

O analytics da ferramenta também mostra quantos desses visualizadores eram seus seguidores e quantos eram de fora da sua base.

Quanto mais pessoas que não seguem a sua empresa veem a sua publicação, maiores são as chances de atrair novos seguidores.

Impressões e visualizações

A visualização é calculada a partir da quantidade de pessoas que viram um conteúdo. Porém, as impressões são a quantidade de vezes que ele foi exibido.

Basta você se lembrar de um Reels curto e engraçado. Muitas vezes, nós o assistimos diversas vezes enquanto damos risada, não é mesmo?

Apenas para compreender melhor: imagine que sua empresa postou um conteúdo e só 2 pessoas viram. Uma visualizou uma vez e a outra, ficou ali olhando o vídeo 10 vezes.

Nas estatísticas do Instagram, aquele conteúdo teve 2 visualizações, mas 11 impressões. Entendeu?

Métricas para redes sociais ― etapa de consideração

A etapa de consideração tem como objetivo gerar a lembrança de marca, ou seja, uma familiarização do usuário da rede com a sua empresa.

Sabe quando você pergunta para alguém: “estou precisando de uma empresa para lavar o meu tapete. Tem alguma para indicar?”

Se a pessoa não indica sabe o que responder, isso significa que nenhuma empresa foi capaz de “grudar” na cabeça desta pessoa. Elas não geraram lembrança de marca.

Já quando você precisa de um produto ou alguém solicita indicação, se você se lembra de uma marca, ela acaba obtendo a preferência para contratação.

Na etapa de consideração, quais são as métricas importantes? O alcance e as visualizações continuam valendo, mas também são fundamentais:

Frequência

É a quantidade de vezes que uma pessoa vê algum post da sua empresa durante um período definido em seu relatório.

Isso não significa que a pessoa precisa ver sempre o mesmo post. Aliás, isso nem deve acontecer.

Como nós sabemos que as pessoas costumam abrir o Instagram várias vezes por dia, o ideal é que, ao longo de uma semana, ela veja pelo menos 4 posts diferentes da sua empresa.

Para vendas complexas ou de ticket alto, o ideal é aparecer com uma frequência ainda maior, para despertar confiança.

Inscrições

Se a empresa fez um post com o objetivo de consideração, a quantidade de inscrições também é bem importante.

Portanto, contam aqui o crescimento de seguidores no Instagram, Facebook e Tik Tok, bem como o número de inscritos no YouTube.

Cliques em sites e links

Se a pessoa clicou no link que você sugeriu, isso demonstra algum interesse, certo? Ela está começando a pensar no assunto e levemente aberta a dar uma chance para sua empresa.

Então, na etapa de consideração, ações como cliques em sites e links também contam bastante!

Interações nos stories

As interações nos stories são importantíssimas na etapa de consideração. Elas esquentam o clima para uma venda.

À medida que os leads respondem uma enquete, enviam uma palavra determinado no direct ou simplesmente clicam em um botão, eles estão se preparando para ser conduzidos no momento da compra.

Porém, não estamos falando de qualquer interação. São stories estratégicos, que fazem as pessoas expressarem suas necessidades, desejos ou problemas, para depois serem apresentados à solução no momento da venda.

Métricas para redes sociais ― etapa de conversão

Chegou a hora de vender. Será que o seu seguidor está pronto para passar o cartão?

Algumas métricas mostram se o post que você fez com a oferta do seu produto atingiu esse objetivo.

Cliques no link da bio ou dos stories

Os links são ferramentas fantásticas para gerar conversões. Então, se chegou o momento da venda, encaminhe a pessoa para os stories com link ou para a bio.

Lá, a pessoa encontrará um formulário que deverá preencher, seja para se inscrever, comprar, acessar uma loja online ou registrar pelo menos uma intenção de compra.

Percebe que, neste momento, o alcance deixa de ser importante? Afinal, o que você mais quer receber é um público menor e mais quente, praticamente pronto para a compra.

Então, o alcance, que era uma métrica importante lá na etapa de descoberta, passa a não ter relevância neste momento. Aqui, o que realmente importa é a intenção de compra.

E se a intenção não virar compra? A pessoa clica, vê a página de vendas, preenche o formulário, mas não passa o cartão. O que aconteceu?

Nesses casos, você precisa analisar friamente sua campanha para entender se a página de vendas não está boa (incompleta, sem informações, pouco persuasiva) ou se a sua comunicação nas redes sociais é que não corresponde ao produto que você oferece.

Todas as etapas precisam estar extremamente bem alinhadas para que, a partir do momento que ela conhece a sua marca, ela crie expectativas a respeito do seu produto que serão supridas (ou até mesmo superadas) no momento da apresentação de venda.

E os likes?

Como você viu, nós falamos sobre diferentes etapas da jornada do consumidor, mas não mencionamos likes, comentários, salvamentos ou compartilhamentos.

Eles fazem parte do jogo das redes sociais, pois revelam que existe uma comunidade viva ali. Além disso, existem alguns indícios de que eles influenciam na distribuição do conteúdo.

Muitos influenciadores relatam que, quando um conteúdo recebe muitos likes, o Instagram tende a distribuí-lo para o público interno, ou seja, para a própria base de seguidores.

Já os compartilhamentos e salvamentos tendem a levar um post para a aba explorar, o que possibilita sua descoberta por pessoas que não seguem seu perfil.

Porém, mais uma vez, essas suposições se baseiam na análise que diversos criadores de conteúdos fazem sobre seus perfis.

Não é uma informação oficial, pois o algoritmo continua sendo um mistério.

E então, você já sabia avaliar quais eram as métricas importantes para cada etapa da jornada de compras? Ficou surpreso?

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