Persuasão: a sua rede social convence?

Por que as redes sociais de algumas empresas vendem, enquanto outras não geram resultado? Muitas vezes, está faltando persuasão. Mas você sabe como persuadir (sem ser chato) usando o seu conteúdo?

É sobre isso que falaremos neste artigo. Então, se você tem dúvidas a respeito deste assunto ou não faz a menor ideia de como aplicar a persuasão ao seu perfil, continue a leitura!

Persuasão: um elemento fundamental nas redes sociais

A persuasão é um elemento fundamental em qualquer estratégia de marketing, indo além das tradicionais técnicas de vendas. Afinal, ela se baseia na capacidade de influenciar e convencer o público-alvo de maneira ética e eficaz.

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Geralmente, associamos a persuasão aos vendedores. No entanto, essa é uma visão equivocada. Trata-se de uma construção estratégica que todas as marcas devem adotar para alcançar o sucesso nas redes sociais e em qualquer outro canal.

Porém, ao contrário do que você pode pensar, nós não vamos procurar em Mark Zuckerberg, Bill Gates ou Steve Jobs os fundamentos para tornar o seu perfil nas redes sociais persuasivo. Nós vamos voltar à Grécia Antiga e vamos ouvir o que Aristóteles tem a dizer.

Aristóteles, o renomado filósofo grego, definiu três pilares essenciais para a persuasão: ethos, pathos e logos. Esses pilares formam a base da retórica e são aplicáveis tanto em discursos quanto em estratégias de comunicação modernas, incluindo o marketing digital.

Portanto, para que uma marca seja verdadeiramente persuasiva nas redes sociais, é crucial entender e aplicar esses três elementos de maneira integrada.

Ethos, pathos e logos: pilares da persuasão

Esses pilares da persuasão servem não só para as redes sociais. Qualquer marca ou pessoa que queira obter resultados com a persuasão precisa repensar sua estratégia em relação a esses elementos.

Ethos refere-se à credibilidade e autoridade da marca. Trata-se de mostrar o que você é, despertando nas pessoas a confiança tanto em aspectos técnicos quanto em relação à integridade.

Pathos é um conceito que se concentra na conexão emocional com o público. Trata-se de inserir intencionalmente, na sua comunicação, elementos que despertem sentimentos.

Logos, finalmente, envolve o uso de argumentos lógicos e racionais. Desta forma, uma abordagem equilibrada que combine esses três pilares pode transformar a maneira como a marca se comunica, aumentando seu poder de persuasão.

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É importante destacar, antes de prosseguirmos para o próximo tópico, que as pessoas compram por motivos emocionais. Diversos estudos demonstram isso. No entanto, elas justificam a compra com argumentos racionais.

Assim, se você tem uma comunicação que equilibra esses três pilares, você proporciona às pessoas os motivos emocionais para comprarem, mas também fornece a elas, sem que tenham que fazer esforço, as justificativas lógicas para a decisão.

Pilares da persuasão: como aplicar nas redes sociais

Mas como fazer esses pilares transparecerem no conteúdo das suas redes sociais? É o que você descobrirá a seguir.

Como aplicar o Ethos no perfil da marca

Para persuadir efetivamente, uma marca deve ser vista como confiável e respeitável. Portanto, construir ethos é fundamental para estabelecer uma base sólida de confiança com o público-alvo.

Alguns elementos ajudam a demonstrar o Ethos da marca:

Estrutura do perfil

Geralmente, o primeiro contato que as pessoas têm com a marca nas redes sociais é através de um post. Porém, em seguida, elas podem tocar para conhecer o perfil daquela empresa ou profissional.

Então, é importante que elas encontrem um perfil visualmente agradável e organizado. Biografia clara e objetiva, foto de perfil de alta qualidade e informações completas sobre a empresa contribuem para uma boa imagem inicial. Destaques respondendo dúvidas também ajudam a formular uma percepção positiva.

Desta forma, mesmo que de forma inconsciente, as pessoas têm uma sensação de que aquela marca atua de forma profissional, o que gera confiança.

Depoimentos e avaliações dos clientes

É muito importante, quando se fala de Ethos, destacar que o conteúdo tem muito mais valor quando não é autoproduzido. Então, melhor que você falar da sua marca, do seu trabalho e da sua formação é usar o que as outras pessoas dizem de positivo a respeito dela.

Publicar depoimentos em formatos de texto, vídeo ou áudio pode aumentar significativamente a confiança do público. Por exemplo, um vídeo curto de um cliente falando sobre sua experiência positiva com seus produtos ou serviços pode ser extremamente persuasivo.

Parcerias e colaborações estratégicas

Associar-se a influenciadores e especialistas reconhecidos no setor pode reforçar a autoridade da marca. No entanto, é crucial escolher parceiros que realmente representem os valores e a qualidade da sua marca.

Desta forma, ao focar na construção de ethos, sua marca pode estabelecer uma presença forte e confiável nas redes sociais, facilitando a persuasão e o engajamento do público.

Como aplicar o Logos no perfil da marca

Argumentos bem fundamentados e dados concretos são essenciais para convencer seguidores de maneira racional. Portanto, demonstrar Logos nas redes sociais pode aumentar a credibilidade e a confiança do público na marca.

Alguns elementos ajudam a demonstrar o Logos:

Criação de conteúdos educativos e informativos

Postagens que educam o público sobre temas relevantes ao setor da marca contribuem para o logos. Artigos de blog, tutoriais e webinars que abordem questões técnicas ou complexas de maneira clara e acessível são exemplos de conteúdo que reforça a lógica.

Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode se tornar uma espécie de curadora de tecnologias. Todas as semanas, ela mostra as novidades da área, falando de como esta ferramenta pode melhorar a produtividade ou o resultado que as pessoas buscam.

Além disso, publique guias sobre como realizar os problemas do dia a dia usando seus produtos. Vende um software que, ao emitir notas fiscais, dá baixa automaticamente no estoque da loja? Faça um vídeo mostrando 3 formas de controlar o estoque da loja: planilha, caderno e software, mostrando como a última opção facilita a vida do empresário.

Uso de infográficos e vídeos explicativos

Alguns gráficos e infográficos conseguem sintetizar, de forma clara e didática, dados e conceitos que precisariam de um texto imenso para sua explicação. Lembre-se de que, nas redes sociais, as pessoas entram para relaxar. Então, elas querem informações mastigadas.

Nesse contexto, utilizar formatos visuais que expliquem conceitos e dados de maneira clara e atrativa é uma ótima forma de demonstrar logos. Vídeos que desmembram processos complicados ajudam a comunicar a lógica de forma eficaz.

Publicação de estudos de caso e resultados concretos

Mostrar resultados reais alcançados pelos clientes ajuda a ilustrar a eficácia dos produtos ou serviços. Um estudo de caso detalhado, que descreva o problema do cliente, a solução oferecida e os resultados obtidos, pode ser extremamente persuasivo.

Voltando ao exemplo do software, a empresa pode compartilhar histórias de como suas ferramentas ajudaram outras empresas a aumentar a eficiência, reduzir desperdício, evitar retrabalho e agilizar o atendimento ao cliente.

Uso de dados e estatísticas para apoiar argumentos

Postar informações baseadas em dados sólidos ajuda a construir uma narrativa convincente. Por exemplo, uma marca de suplementos nutricionais pode compartilhar estudos científicos por meio de gráficos que comprovem a eficácia de seus produtos.

Desta forma, os seguidores podem ver evidências concretas dos benefícios oferecidos e, ao tomarem sua decisão de compra, levarão essas informações em consideração.

Como aplicar o Pathos no perfil da marca

Não existe um elemento menos importane nos três pilares da persuasão. Porém, quando falta o Pathos, toda a decisão de compra fica comprometida. E por incrível que pareça, a maioria das marcas têm muita dificuldade de aplicar este pilar.

Conectar-se emocionalmente é vital para criar uma relação profunda e duradoura com os seguidores. Portanto, usar pathos nas redes sociais pode ajudar a construir uma comunidade leal, engajada, disposta a comprar e a recomendar o produto.

Entenda como aplicar o Pathos:

Crie conteúdo emocionalmente envolvente

Histórias, vídeos e imagens que toquem as emoções do público são eficazes para criar conexões. Uma ONG, por exemplo, pode compartilhar histórias de indivíduos que foram ajudados por suas ações, acompanhadas de fotos e vídeos emocionantes.

Porém, isso não se aplica apenas a ONGs. Uma faculdade pode contar a história de alunos que tiveram suas vidas transformadas pela Educação. A Dove é mestre em criar esse tipo de narrativa, mostrando como as mulheres podem se achar bonitas mesmo que não sejam consideradas compatíveis com padrões de beleza irreais.

Este tipo de conteúdo não só aumenta o engajamento, mas também inspira ação. Assim, ele faz com que a marca conquiste um lugar no coração do público, tornando-se imediatamente em sua escolha preferencial de compra.

Responda às pessoas de forma empática e autêntica

Responder a comentários e mensagens de maneira genuína e empática mostra que a marca valoriza seus seguidores. Isso cria um sentimento de comunidade e lealdade.

Por exemplo, uma marca de roupas pode responder aos comentários dos clientes com mensagens personalizadas e atenciosas, criando uma conexão mais forte.

Compartilhe experiências e emoções autênticas

Mostrar o lado humano da marca através de postagens sobre a equipe, os bastidores e momentos significativos pode aproximar a marca do público. Afinal, postagens sobre eventos internos, comemorações de marcos importantes ou mesmo desafios enfrentados pela equipe podem gerar empatia e identificação.

Isso pode ganhar um destaque ainda maior se, se alguma forma, for possível compartilhar as experiências de transformação dos seus clientes. Empresas que saíram do caos devido ao seu software, mulheres que recuperaram a autoestima após um procedimento estético são apenas alguns exemplos.

Apoie causas em que você realmente acredita

Apoiar causas sociais e ambientais que ressoam com o público e nas quais você também acredita é uma forma eficaz de usar pathos. Campanhas que mostram o compromisso da marca com certos valores podem gerar um forte vínculo emocional.

Agora você já conhece os pilares da persuasão e tem várias ideias de como aplicá-los nas suas redes sociais. Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como esse diretamente em seu e-mail.

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