Você sabia que, nas últimas eleições, os principais candidatos diminuíram em mais de 15% o investimento em televisão e apostaram mesmo nas campanhas do Google Ads?
Sim, apenas entre os dias 3 e 24 de outubro, a campanha de Lula gastou 6,1 milhões com Google Ads, enquanto a de Bolsonaro ultrapassou 17 milhões.
E se a disputa que definirá o rumo do país pelos próximos 4 anos não deixou de utilizar as campanhas do Google Ads, você imagina que existe algum motivo para isso, não é mesmo?
Isso significa que, observando o comportamento dos eleitores, eles perceberam que seria muito mais fácil atingi-los nas telinhas do que nas telonas.
Afinal, se hoje as pessoas vivem com a cabeça curvada olhando para as telas — do ponto de ônibus ao aeroporto — sua empresa pode se comunicar com eles por lá, também.
Então, decidimos falar sobre este assunto tão importante — as campanhas do Google Ads.
Você vai descobrir por que elas são indispensáveis nas estratégias de marketing e quais são os formatos que você pode utilizar!
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Campanhas do Google Ads para rede de pesquisa
As campanhas da rede de pesquisa são as preferidas de muitas empresas. Afinal, é relativamente fácil vender nesse formato.
Quem procura um produto ou serviço na rede de pesquisa geralmente já está pelo menos considerando fazer uma compra.
Embora a pessoa possa estar em dúvida, ela tem a intenção de comprar. Ela pode ainda não saber que modelo ela quer ou estar em busca de avaliações para tomar uma decisão.
Porém, sem dúvida, o lead já está em um estágio muito mais avançado do funil de vendas do que aquela pessoa que ainda está nos primeiros níveis de conscientização.
Como funcionam as campanhas do Google Ads para a rede de pesquisa?
Ao criar o anúncio, a empresa define algumas palavras-chave que as pessoas utilizam quando procuram aquele tipo de estabelecimento.
Portanto, uma escola de idiomas pode definir “escola de inglês”, “escola de idiomas”, “inglês para crianças”, “inglês para adultos” e assim por diante.
O anúncio pode ter os seguintes formatos:
- texto expandido;
- anúncio de texto;
- pesquisa responsiva;
- dinâmicos de pesquisa.
Onde aparecem os anúncios da rede de pesquisa?
Muitos anúncios da rede de pesquisa geralmente aparecem nas primeiras posições da SERP,
Esta SERP é a Search Engine Results Page, o que significa a página dos resultados das pesquisas feitas no Google.
Assim, se a pessoa digitou “escola de inglês”, os anunciantes aparecerão logo no início da página de resultados, com a palavra Anúncio destacada e em negrito no começo da linha.
Nos últimos tempos, o Google também passou a exibir alguns desses anúncios no final da página, antes do local onde a pessoa clica para ir à próxima página.
A ideia é dar uma alternativa para que a pessoa clique e resolva seu problema antes de passar à segunda página de resultados.
Campanhas do Google Ads para rede de display
Talvez a rede de display seja o recurso de mídia paga que as empresas têm mais dificuldade para utilizar. Isso é uma pena, pois ela pode gerar excelentes resultados.
A rede de display é, na verdade, um conjunto de inúmeros parceiros do Google. Portanto, são sites, canais e aplicativos que aceitam veicular as propagandas do Google para seus usuários.
Então, quando você está lendo um artigo sobre a nova direção automática de um veículo recém-lançado e aparece um banner de uma seguradora de carros, provavelmente é um anúncio da rede de display.
Como funcionam os anúncios da rede de display?
A empresa cria a campanha na plataforma do Google Ads, que distribui para esses parceiros.
Assim, a plataforma distribui o anúncio considerando diversos fatores: a segmentação de público que a empresa definiu, os interesses de quem está assistindo, o conteúdo da própria página.
Então, em uma página sobre nutrição ou dieta, é bem mais provável que você encontre uma propaganda de suplementos, whey ou shakes do que um anúncio de viagens.
Quais são as vantagens da campanha de display?
Como existem inúmeros sites e canais parceiros, as campanhas de display atingem uma quantidade enorme de pessoas.
Segundo o próprio Google, esta rede chega a alcançar 90% dos usuários da internet.
Além disso, essas campanhas conversam com um público que talvez ainda não tenha consciência do seu produto ou serviço.
Então, supondo que você esteja em uma página sobre pets, lendo sobre as raças mais tranquilas para ter em apartamento, o banner pode trazer um brinquedo que acalma os cachorrinhos — algo que a pessoa nem imaginava que existia, mas passa a querer.
Outra vantagem da rede de display é o formato dos anúncios. Eles permitem banners e até vídeos, o que aumenta o interesse das pessoas e o envolvimento com a marca.
Campanhas do Google Shopping
O Google Shopping é uma opção excelente principalmente para quem vende produtos. Por isso, elas são as campanhas mais procuradas pelo varejo.
Como funcionam as campanhas do Google Ads Shopping?
Este tipo de campanha anuncia diretamente o seu produto no momento em que a pessoa digita o termo na caixa de pesquisa.
Então, se o usuário da internet procura “sapato de salto preto”, na parte superior da SERP ou do lado direito vão aparecer diversos sapatos, com foto e preço.
Assim, a pessoa consegue ver características básicas do produto, como sua cor, modelo, tamanho do salto e o próprio preço logo no primeiro contato.
Portanto, a pessoa só clica se ela realmente achou a oferta muito interessante, o que aumenta significativamente as taxas de conversão.
Quais são as vantagens das campanhas do Google Shopping?
Além das altas taxas de conversão, a empresa consegue gerenciar os anúncios com muita facilidade.
Afinal, ela precisa apenas enviar as informações (foto, preço, títulos, descritivos) para a plataforma do Merchant Center.
A partir dessas informações, a própria plataforma gera os anúncios.
Campanhas do Google Ads para aplicativos
Também não podemos nos esquecer de que muitas pessoas ficam em seus smartphones utilizando aplicativos ou jogos.
Então, o Google também oferece campanhas de aplicativos com o objetivo de encontrar o público certo que pode se interessar pela ferramenta que uma empresa de apps desenvolveu.
Como funcionam as campanhas de aplicativos do Google Ads?
As campanhas de aplicativos também aparecem na rede de pesquisa e de display do Google, no YouTube e no Google Discovery, se você definir esses canais.
Porém, um dos principais diferenciais é que o anúncio aparece no Google Play, ou seja, quem está procurando um app com uma função semelhante pode conhecer o seu desta maneira.
Campanhas locais do Google Ads
Nos últimos anos, muitas empresas começaram a vender online e alcançaram o país inteiro. Em alguns casos, até mesmo outros países.
Porém, alguns negócios continuam focados apenas em seu entorno. Afinal, não é possível que uma padaria de Itu entregue pão fresquinho no Rio de Janeiro.
Assim, o Google Ads desenvolveu ferramentas para a realização de campanhas locais, que buscam atrair as pessoas para o ponto físico do negócio.
Como funcionam as campanhas locais do Google Ads?
Essa é a principal opção para padarias, confeitarias, salões de cabeleireiros e clínicas, entre outros negócios locais.
Para realizar este tipo de campanha, a empresa precisa criar um perfil no Google Meu Negócio, preenchendo o máximo de informações que esta ferramenta solicita.
Então, a pessoa define um orçamento para os anúncios e a plataforma mostra a propaganda para clientes em potencial.
Além de outros canais, esses anúncios também podem aparecer no Google Maps.
Campanhas de vídeo do YouTube
Sim, o YouTube também é uma divisão da Aphabet, a corporação do Google. Então, você consegue veicular campanhas de vídeo através da plataforma.
O YouTube é o segundo maior buscador do mundo e só perde para o… Google! Por isso, colocar seus anúncios em vídeo nesta plataforma pode atingir um número imenso de pessoas.
Como funcionam as campanhas de vídeo?
Praticamente todo mundo já se deparou com uma campanha de vídeo do YouTube.
Eles mostram um ou dois anúncios no início de um vídeo que você quer assistir e, em alguns casos, interrompem vídeos longos com anúncios, também.
Quais são as vantagens das campanhas de vídeo?
Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagine um vídeo! Nele, as pessoas têm um envolvimento maior com o conteúdo, uma percepção mais completa da mensagem.
Também não podemos nos esquecer de que, para um profissional ou uma empresa que quer se tornar referência em seu segmento, o vídeo é excelente.
Ele ajuda as pessoas a se sentirem mais próximas da marca e, quando se trata de um profissional, existe uma percepção de um contato mais pessoal, o que faz diferença na decisão de compra.
Um alerta importante sobre as campanhas do Google Ads
É importante fazermos um alerta. Afinal, sempre as pessoas passam a ideia de que vender pelo Google Ads é muito fácil.
Na verdade, existem empresas que ganham muito dinheiro com Google Ads. Outras, no entanto, perdem um orçamento gigantesco com anúncios.
Para que as campanhas do Google Ads sejam lucrativas, é importante observar uma série de fatores, desde a segmentação do público-alvo até a configuração de uma boa página de vendas.
Então, não existe segredo, mas também não existe um truque mágico. É preciso tratar esta gestão de tráfego de forma profissional e analisar dados para gerar resultados.
É isso que o marketing de performance faz — analisa dados para reduzir custos e multiplicar o lucro.
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