UGC: transforme seus clientes em propaganda para o seu negócio

No dinâmico mundo do Marketing Digital, o User-Generated Content (UGC) ou Conteúdo Gerado pelo Usuário está se consolidando como uma força poderosa na construção de marcas autênticas e na promoção de uma conexão genuína com o público.

O UGC engloba uma variedade de conteúdos: avaliações e comentários nas redes sociais, fotos e vídeos marcando a empresa, os famosos unboxings que compartilham um momento importante da experiência de usuários com a marca, entre tantas possibilidades.

Todos esses conteúdos são criados voluntariamente pelos usuários. Portanto, ao refletir experiências e percepções reais desses consumidores, o UGC tem o poder de fortalecer as marcas de forma poderosa.

E você, já experimentou o poder do UGC no seu negócio? Quer entender sua importância e como estimular a produção deste tipo de conteúdo? Então, continue a leitura!

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A importância do UGC para as marcas

Em uma escala de 0 a 10, na recomendação de quem você acredita quando se trata de atestar a qualidade de um produto? A seguir, falaremos um pouco sobre os principais interlocutores que desta relação consumidor / marca e a nossa reação mais comum a eles:

Interlocutor 1: a própria marca

Se uma empresa diz que o produto dela é bom, quanto você confia nessa informação? Como você pode imaginar, nenhuma empresa sai por aí dizendo que seu produto é ruim. Portanto, a afirmação é, no mínimo, tendenciosa, certo?

Neste caso, na escala de confiabilidade, a afirmação da empresa talvez obtenha uma nota 3 ou 4, correto? Isso acontece porque nós temos plena consciência da intenção explícita da empresa em nos vender.

Interlocutor 2: influenciadores

Agora, pense em outra situação. Não é a empresa quem está falando que seu produto é bom. Existe uma influenciadora destacando as qualidades, benefícios e explicando por que ela não vive mais sem aquele item.

Você sabe que a influenciadora é contratada pela marca. Aliás, várias vezes, ela recebe uma comissão por cada clique no link. Então, será que a opinião dela é realmente confiável e isenta?

A resposta vai depender de vários fatores. Existem influencers que dizem que só indicam o que realmente usam. Não sabemos se é 100% verdade, mas, na melhor das hipóteses, na escala de credibilidade, a nota poderia variar entre 6 a 8.

Nós sabemos que algumas pessoas confiam cegamente no que seus influenciadores favoritos dizem. Porém, por uma questão de média, vamos deixar a nota acima.

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Interlocutor 3: Joana

Você não sabe quem é a Joana? Este é exatamente o ponto. A Joana é completamente desconhecida. Seu perfil tem 380 seguidores e um dia, de repente, ela fala bem do produto em suas redes sociais.

Pense: a Joana não tem contrato com ninguém. Ela simplesmente comprou, achou maravilhoso e falou isso em seu Instagram. Ela também ficou encantada com a experiência: o produto veio em uma caixa cheirosa, com um mimo e um cartãozinho…

Na nossa escala de credibilidade, qual é a nota da Joana? Provavelmente, 9 ou 10. É muito provável que pessoas que fazem parte da mesma classe social, idade e perfil psicográfico semelhante se disponham a testar o produto.

Afinal, se a Joana não tem nada a ganhar, por que falaria bem do produto? As pessoas imaginam que seu depoimento é motivado pela satisfação genuína com o resultado que ele proporciona.

Analisando essa história, fica fácil entender a importância do UGC, não é mesmo? Porém, se você ainda tem dúvidas, vamos falar mais sobre o resultado que ele gera para as empresas.

Resultados que o UGC gera para as marcas

O UGC enriquece a narrativa da marca

O UGC enriquece a narrativa da marca porque traz perspectivas diversas. Não é a marca falando de si mesma, e sim a Jéssica, a Dayane, o Jônatas e muitas outras pessoas relatando o impacto positivo do produto em sua vida.

Este tipo de conteúdo fortalece a confiança e lealdade dos consumidores. Eles se identificam com a realidade dessas pessoas com perspectivas distintas. Portanto, a influência que eles exercem na decisão de compra é grande.

O UGC confere autenticidade e provoca identificação

A comunicação dos consumidores é autêntica, ou seja, sem o “verniz” que uma campanha de marketing insere em suas peças. Portanto, ela revela todas as emoções e sensações que a marca realmente provoca.

Quando positivas, essas emoções são a alegria, efusividade, satisfação, sentimento de diferenciação, entre muitos outros. Tudo isso é demonstrado de forma muito transparente no UGC.

Essa transparência e autenticidade se traduz em identificação. As pessoas se reconhecem naquele anônimo e, por isso, desenvolvem confiança na marca. Assim, elas passam a ter motivos para considerar esta marca à frente das outras opções do mercado.

O UGC dá voz ao consumidor

Quando uma marca reposta ou destaca o UGC em seus canais, ela demonstra que valoriza as vozes dos consumidores. Assim, elas fortalecem sua credibilidade e estabelecem uma conexão mais profunda com o público.

O UGC impacta na decisão de compra

O UGC exerce um impacto significativo nas decisões de compra. Afinal, ele atua como um poderoso fator de influência. Em um primeiro momento, tendemos a subestimar este fator, pensando na baixa de quantidade de seguidores de um consumidor.

Porém, quando somamos os seguidores de cada cliente que se manifestou positivamente, isso se torna uma quantidade considerável. Além disso, alguns de seus amigos podem comprar também e se manifestar, gerando um verdadeiro efeito cascata.

Ver pessoas reais compartilhando suas experiências positivas com um produto ou visualizar os comentários favoráveis que elas fizeram nas redes sociais pode ser o empurrão que os potenciais compradores precisam para tomar uma decisão.

De acordo com diversas pesquisas, a maioria dos consumidores considera o UGC mais influente do que outras formas de marketing, com avaliações e testemunhos de usuários frequentemente pesando mais em suas decisões do que recomendações de celebridades ou influenciadores.

O UGC ajuda a construir uma comunidade

Além de aumentar a confiança e influenciar decisões de compra, o UGC beneficia marcas ao promover um maior engajamento e ao ajudar na construção de uma comunidade.

O conteúdo criado por consumidores incentiva outros a participarem da conversa, compartilharem suas próprias experiências e interagirem uns com os outros, criando um ciclo virtuoso de engajamento.

Ao longo do tempo, essas interações fortalecem os laços entre as pessoas e a marca, com consumidores que se tornam defensores dela ou o que chamamos de evangelistas.

Ações para incentivar a produção de UGC

Nós lembramos que, para que o UGC seja autêntico, ele precisa ser voluntário. No entanto, existem algumas ações que as empresas podem realizar para incentivar os consumidores a gerarem esse tipo de conteúdo?

Surpreender com incentivos e recompensas

Existem empresas que oferecem abertamente ofertas e descontos para quem posta uma foto com o produto em suas redes sociais, mencionando a marca nas publicações. Isso gera uma quantidade maior de UGC.

No entanto, existem outras formas de proporcionar recompensas que geram esse resultado, mas de forma muito mais espontânea e autêntica. Trata-se de identificar seus super fãs e mimá-los de surpresa.

Vamos supor, por exemplo, que a Jéssica sempre poste fotos e vídeos dos bolos de aniversário que ela compra na confeitaria de seu bairro. Além disso, ela comenta frequentemente nos posts da empresa, demonstrando o quanto gosta do trabalho.

E se a confeitaria, sem anunciar antes, identificasse que a Jéssica é uma superfã e entregasse uma caixinha de brigadeiros gourmet em seu local de trabalho, com um bilhetinho agradecendo a confiança e as recomendações?

Com certeza, a Jéssica amaria a surpresa, ficaria ainda mais encantada com a confeitaria e faria posts falando sobre como ela foi mimada e bem tratada.

Promova concursos e desafios

Concursos e desafios também são formas de engajar a base de usuários e estimular a criação de UGC. É importante que, para realizar esse tipo de ação, você conheça muito bem o seu público.

A partir deste conhecimento, defina um tema específico ou uma tarefa criativa para o conteúdo, envolvendo o compartilhamento dessas atividades nas redes sociais.

Esse compartilhamento ampliará o alcance e o impacto do conteúdo gerado, além de criar um senso de comunidade em torno da marca.

Utilize campanhas de hashtag

Campanhas de hashtag são uma estratégia eficiente para agregar e organizar o conteúdo gerado pelos usuários em torno de um tema central.

Quando a empresa cria uma hashtag única para uma campanha ou produto, ela facilita a busca e o compartilhamento de UGC.

Essa abordagem não apenas aumenta a visibilidade do conteúdo gerado, mas também oferece aos usuários a chance de serem reconhecidos e destacados pela marca, incentivando ainda mais participações futuras.

Proporcione uma boa experiência

Ao entrar em contato com a marca, qual é a experiência do cliente? Se ela for encantadora, ele se sentirá mais propenso a compartilhar.

Um ambiente bonito e instagramável, uma recepção diferenciada de acordo com o contexto e kit mimo são alguns dos elementos que estimulam o compartilhamento da experiência nas redes sociais.

Tudo isso pode ser feito de forma mais elaborada, mas também com iniciativas simples. Uma famosa rede de academias, por exemplo, colocou molduras de fotos em seus espelhos, com frases como “tá pago”, muito utilizada por quem treina frequentemente.

Como consequência, muitos alunos começaram a parar diariamente neste local após o treino, tirar a foto com esta moldura e postar em suas redes sociais.

Outra rede, que se tornou um supermercado visual, envia pequenos brindes para seus clientes em cada compra. Porém, o pacote não traz escrito “brinde”, e sim a palavra “recebidos”.

Ou seja, eles fazem com que a cliente se sinta uma influenciadora e, portanto, a incentiva a postar esta ação da empresa. Em ambos os casos, é propaganda gratuita!

Destaque os UGCs dos seus clientes

Ao postar um conteúdo positivo sobre a marca, o cliente demonstra seu carinho pela empresa e pelo produto. Então, o mínimo que a marca pode fazer é retribuir esta consideração e republicar as imagens.

Se ela recebe um volume muito grande, não conseguirá postar todas. Neste caso, tenha alguém para responder às menções de forma acolhedora e tente valorizar uma próxima publicação da pessoa.

Implementando essas estratégias, as empresas não apenas incentivam a produção de UGC, mas também promovem um ambiente no qual os consumidores se sentem valorizados e parte integrante da história da marca.

Você certamente percebeu que, à medida que as empresas buscam formas mais orgânicas e significativas de engajar com seu público, o UGC se torna uma estratégia essencial, capaz de transformar clientes em verdadeiros embaixadores da marca.

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