Indexação no Google: por que tornar suas redes sociais estratégicas?

Hoje, para sobreviver, toda empresa precisa de visibilidade digital. Sem dúvida, a indexação no Google é uma das principais chaves para ser encontrado por clientes em potencial.

Até pouco tempo atrás, o Google indexava os textos de blogs, vídeos do YouTube e imagens. Às vezes, apareciam posts do Facebook, principalmente quando a pessoa digitava o nome de uma empresa na caixa de buscas.

Agora, a realidade é diferente. Com a relevância que as redes sociais conquistaram, elas se tornaram a estrela da vez. O Google não mostra links de Instagram e do Tik Tok apenas quando procuramos uma pessoa ou uma empresa específica.

Dependendo da palavra-chave que você digita na caixa de buscas, o Google mostra links para posts que estão nessas redes sociais. Portanto, se você produz conteúdo de qualidade nessas plataformas, a indexação pode fazer você alcançar um grande número de pessoas.

Conheça os segredos de uma agência de Inbound Marketing

E você, já tinha percebido esta novidade? Quer saber o que fazer com as suas redes sociais para que a indexação do Google aconteça? Então, aproveite tudo o que este post tem a oferecer!

O que é a indexação no Google?

A indexação no Google é um processo fundamental para qualquer estratégia de presença online. Afinal, ela estabelece a ponte entre o conteúdo publicado na internet e sua descoberta por usuários através do maior motor de busca do mundo.

De forma simplificada, a indexação é o método pelo qual o Google coleta, analisa e armazena informações disponíveis em páginas da web para classificá-las de acordo com o tema, entendendo quais são as perguntas ou buscas às quais elas correspondem.

Portanto, quando a pessoa busca um termo no Google, ele vasculha seus “arquivos” e encontra rapidamente aquelas que apresentam conteúdo relacionado àquele tema. Então, ele mostra os links que encontrou na página de resultados, a SERP.

Este processo começa com uma ação chamada “crawling”. Nesta etapa, os robôs de busca do Google, os Googlebots, rastreiam os conteúdos. Eles visitam novas páginas da web para coletar informações como: qual é a palavra-chave? Do que este texto fala? Que dúvidas ele soluciona e assim por diante.

Sem a indexação no Google, uma página da web permanece invisível para os motores de busca. Consequentemente, os usuários também não a encontram, a menos que saibam o endereço exato e o digitem no navegador.

Como a indexação no Google atinge as redes sociais?

As redes sociais também têm, como “casa”, páginas da web. No entanto, até pouco tempo atrás, o Google raramente exibia o conteúdo das redes sociais na SERP.

Melhore a taxa de ocupacao do seu hotel em baixa temporada

Porém, recentemente, o Google passou a considerar a indexação de conteúdos das redes sociais relevantes. Portanto, ao buscar um assunto, é possível que ele mostre (espera-se que com uma frequência cada vez maior), posts do Twitter, Instagram, Tik Tok e Facebook.

Os artigos do LinkedIn já apareciam bastante nos mecanismos de busca. Por isso, não sabemos se eles permanecerão desta forma ou ganharão mais destaque do que possuem hoje.

Essa é uma excelente notícia, pois significa que as empresas terão mais uma oportunidade para alcançar a visibilidade digital.

Como conquistar visibilidade no Google com as redes sociais?

Agora você já sabe que é importante preparar suas redes sociais para a indexação no Google. Mas como fazer isso?

Produza conteúdo relevante

Mais do que em qualquer outro momento, esta é a hora de produzir conteúdo relevante, que ensine algo às pessoas. Não transforme seu perfil em uma vitrine, e sim em um oráculo.

Então, devido ao conteúdo que você produz, as pessoas precisam ter a seguinte ideia: “sempre que eu tiver dúvidas sobre X, eu vou ao perfil Y para esclarecer”. Substitua X por qualquer tema da sua área e Y pelo @ do seu negócio.

Sempre que eu quero saber que roupa usar em qualquer ocasião (X) eu vou ao perfil da @lojaellegancebr (Y). Sempre que eu quero saber sobre decoração do lar, eu vou ao perfil da @lojadecorhome.

Entenda que, quanto mais o seu conteúdo for útil à audiência, seja por proporcionar informação, inspiração ou entretenimento, mais chances ele tem de ser exibido pelo Google quando a pessoa busca os temas relacionados ao seu nicho.

Utilize técnicas de SMO para indexação no Google

Com o crescimento das redes sociais, a Otimização de Mídias Sociais (SMO) tornou-se uma estratégia digital essencial para empresas e marcas que desejam ampliar seu alcance online e engajar de maneira eficaz com seu público.

SMO envolve a utilização de várias técnicas e práticas que ajudam os robôs do Google a realizar o crowling de forma eficiente. Assim, elas aumentam a visibilidade, melhoram o engajamento e, em última análise, conduzem mais tráfego para o site da empresa.

A seguir, selecionamos algumas das técnicas fundamentais de SMO:

Incentive a interação

Nós já vimos que é importante produzir conteúdo relevante, interessante e valioso para o público-alvo. Porém, ao planejar cada conteúdo, é fundamental criar estratégias para incentivar os usuários a interagir.

Portanto, faça CTAs solicitando curtidas, por exemplo. Crie uma legenda instigante, que convide as pessoas a se posicionarem sobre o assunto nos comentários. Mostre que aquele conhecimento pode ser útil depois e, portanto, merece ser salvo.

Não podemos nos esquecer que o conteúdo precisa refletir a voz e a identidade da marca. Assim, ele ajuda a construir uma imagem coesa nas redes sociais.

Invista na otimização do perfil social

Você provavelmente já viu uma série de especialistas falando da importância de preparar a sua bio para receber visitas. A bio é a forma como as pessoas se referem à descrição do perfil, especialmente no Instagram.

Portanto, otimize também esta seção de perfil. Utilize uma foto de perfil e capa profissionais. Para empresas, esta foto pode ser substituída pelo logo.

Além disso, explique de forma clara e concisa o propósito da marca. Não coloque informações que não tenham utilidade para o seguidor, hashtags e nem o @ de outros perfis, a menos que eles sejam estratégicos para o seu negócio.

Não se esqueça de incluir links que facilitam o contato com a sua empresa, como o do site ou do WhatsApp, se este é o seu canal de atendimento ou agendamentos. Garanta que as informações de contato estejam completas e atualizadas.

Converse com as pessoas

Como o nome diz, a rede é social. Ela deve se parecer com uma conversa, e não com um monólogo. Isso significa que as pessoas ouvirão a sua mensagem e reagirão, muitas vezes com comentários. Depois disso, elas ficarão sem resposta?

Responder a comentários, participar de conversas e incentivar a interação são práticas que não só aumentam a visibilidade dos posts, mas também constroem relações positivas com o público.

Empresas que são ativas e engajadas nas redes sociais tendem a ter uma percepção mais positiva, além de fomentar uma comunidade de seguidores leais.

Use hashtags de forma estratégica

Há algumas controvérsias sobre o uso de hashtags. Alguns defendem que uma boa legenda com palavras-chave relevantes para aquele conteúdo são suficientes tanto para a indexação no Google quanto para facilitar a localização na própria rede social.

Outras pessoas defendem que o uso de hashtags ainda é válido. Inclusive, o próprio CEO do Instagram, Adam Mosseri, fala que vale a pena usá-las. Então, vamos seguir este conselho!

Só não vale ficar enchendo o post de hashtags que não têm nada a ver com o seu tema. Isso fará com que seu conteúdo apareça para pessoas não interessadas, que podem inclusive denunciar sua conta e reduzir seu alcance.

Analise e monitore o conteúdo para uma boa indexação no Google

Assim como tudo no marketing, o uso estratégico das redes sociais demanda análise e monitoramento contínuos. É fundamental verificar as ferramentas das próprias redes para obter insights valiosos sobre os conteúdos com melhor desempenho.

Esses insights também permitem analisar o comportamento do público e as tendências de engajamento. Com esses dados, você pode refinar suas táticas, focando no que funciona e ajustando o que não está trazendo os resultados desejados.

Faça a integração com SEO

A integração da SMO com as estratégias de SEO potencializará o seu alcance. Alguns exemplos de atividades que promovem esse crescimento são o compartilhamento de backlinks para conteúdos do blog, que podem contribuir para a autoridade e classificação do site nos motores de busca.

Além disso, otimize o conteúdo para palavras-chave relevantes, tanto no blog quanto nas redes sociais. Isso pode ajudar na visibilidade nas buscas e nas próprias plataformas sociais.

Faça o cruzamento de canais

A promoção cruzada de canais envolve a utilização de várias plataformas de redes sociais para amplificar o alcance do conteúdo.

Por exemplo, ao postar um vídeo postado no YouTube, você pode selecionar trechos — os famosos cortes — para chamar a atenção das pessoas no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Tik Tok.

Essa técnica ajuda a alcançar diferentes segmentos do público em várias plataformas, maximizando a exposição do conteúdo. Além disso, ela “pesca” quem está em outras redes e não planejava pesquisar aquele conteúdo, mas se interessou ao ver o corte.

Neste sentido, o Tik Tok tem sido cada vez mais reconhecido como uma rede de descoberta. Como o algoritmo dele é muito preciso, ele mostra às pessoas aquilo que elas realmente têm interesse, mesmo que seja de contas que elas não seguem.

Portanto, esse cruzamento de plataformas pode ser excelente para atrair pessoas para seus conteúdos mais longos.

Ao implementar estas técnicas de SMO e realmente desenvolver estratégias eficazes para as redes sociais, as empresas podem não apenas aumentar sua presença online, mas também construir relacionamentos mais significativos com seu público, conduzindo a um engajamento mais profundo e, por fim, a uma conversão mais efetiva.

Gostou do post? Quer saber mais sobre esse e outros temas do marketing? Então, assine a nossa newsletter e receba insights valiosos em seu e-mail.

Como transformar em clientes sua lista de prospects

Melhore a taxa de ocupacao do seu hotel em baixa temporada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *