Google Ads: como ele pode escalar suas vendas

O Google Ads, que até pouco tempo era chamado de Google AdWords, é a plataforma de anúncios do Google. Criada no ano 2000, tornou-se a maior fonte de receita da empresa. Em 2011, foi responsável por 96% dos US$ 37,9 bilhões faturados.

Esses números demonstram o quanto as empresas já entenderam a importância dos links patrocinados para o sucesso online.

No entanto, apesar de muitas pessoas já terem ouvido falar dos links patrocinados, grande parte ainda não sabe ao certo o que é o Adwords. E nem como gerar receita de forma eficiente.

As dúvidas sobre o uso da ferramenta e como ela atua no marketing digital fazem com que muitas empresas deixem de investir nessa estratégia.

Afinal, o Google Ads é muito mais do que pagar por algumas linhas de anúncio na maior ferramenta de busca do mundo.

A seguir, vamos mostrar como essa plataforma pode ser fundamental para a escalada de vendas e o aumento da sua receita. Confira!

Como funciona o Google Ads ?

O Google Ads funciona através da página de busca do Google, com a exibição de anúncios em forma de links quando alguém faz uma busca por palavra-chave (ex.: “hotel em Gramado” “hamburgueria” “agência de publicidade”).

Os links patrocinados correspondentes às palavras-chave da busca aparecem em destaque, logo acima dos resultados orgânicos. A vantagem da proposta é entregar um anúncio específico, sobre o que está sendo procurado no momento.

Além disso, a segmentação permite atingir um público exato, em termos de localização, horário de busca, faixa etária e outros quesitos.

Outra grande vantagem dos links patrocinados é que o valor do orçamento só é utilizado quando alguém clica no seu anúncio. Isso otimiza o investimento e aumenta os resultados.

Mas o Ads vai além da rede de pesquisa. Os anúncios podem ser exibidos em outros formatos. Em forma de banners e vídeos, eles podem aparecer em qualquer site que compõe a Rede de Display. Isso inclui o YouTube, a plataforma de vídeos do Google.

Como anunciar no Google Ads?

Apesar de ser uma plataforma bastante intuitiva, de fácil aprendizado e utilização, é preciso entender o funcionamento do Google Ads.

Assim é possível estruturar corretamente todos os níveis, para obter o melhor resultado e explorar todas as possibilidades da ferramenta.

Veja a seguir, de forma simplificada, como é configurada uma campanha no Ads:

Configuração da campanha

Ao ser direcionado para a tela inicial da sua conta no Google Adwords, a página apresenta uma visão geral das campanhas já criadas. Para criar um novo anúncio, é necessário clicar em Campanhas e depois Nova Campanha.

O tipo de anúncio

Há vários tipos de anúncio que podem ser feitos. Na hora de escolher, é importante entender quem é a persona da sua empresa, para criar uma campanha direcionada e assertiva.

Existem cinco opções de anúncios no Google Ads. São elas:

  • rede de pesquisa;
  • rede de display;
  • vídeo;
  • Google shopping;
  • universal para apps.

O tipo mais comum e mais utilizado ainda é o da rede de pesquisa, que aparece nos resultados de busca por palavra-chave.

Porém, independente do tipo de campanha escolhida, é necessário preencher as metas de campanha.

Também é muito importante (mesmo sendo uma configuração opcional) preencher o campo que solicita o website da empresa. 

Criando o anúncio

Depois de configurar a campanha e preencher todos os campos solicitados, salvar e continuar, é hora de criar o anúncio.

Para isso, é necessário preencher os seguintes campos:

a) URL final, que é a página final para onde o usuário será direcionado (pode ser seu site ou rede social)

b) Título 1: é a primeira frase que o usuário verá no anúncio

c) Título 2: um subtítulo ou frase que descreva brevemente o que o usuário verá ao clicar em no anúncio

d) Descrição do anúncio: breve resumo do produto ou serviço.

Feito isso, será possível visualizar como seu anúncio será exibido em dispositivos móveis e computadores. Após clicar em Salvar e Continuar sua campanha já estará ativa.

Mensurando os resultados

A dica é sempre vincular o Google Analytics à sua conta no Ads, para acompanhar os resultados e analisar as informações obtidas com a campanha.

Essa é uma forma eficiente de planejar suas campanhas e otimizar seus anúncios, com metas mais claras e melhores resultados na escalada de vendas.

Se você pensa em investir em links patrocinados, a Gerenteweb possui uma equipe especializada pronta pra ajudar a aumentar suas vendas. Entre em contato e saiba mais!

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.