Talvez você já tenha ouvido que os dados são o petróleo do século 21. Isso se aplica a todas as áreas de negócios — e não poderia ser diferente com a geração de leads.
Como você sabe, o Marketing Digital revolucionou os negócios e uma das vantagens dessa estratégia é a possibilidade de analisar dados para otimizar o investimento.
Então, se no passado sua empresa colocava um outdoor na rua e não tinha ideia de quantas pessoas viram o seu anúncio ou quanto essa propaganda gerou em faturamento, isso acabou.
Atualmente, com os anúncios em diferentes plataformas virtuais — Google, Meta (Facebook e Instagram), Audience Network —, é possível ter todos esses dados com precisão.
Mas você sabe o que significam todas as métricas que aparecem na plataforma de anúncios?
Quer entendê-las e, principalmente, saber como elas orientam a otimização de uma estratégia de Marketing Digital?
Como este assunto é muito extenso, neste post vamos falar sobre as métricas importantes para a geração de leads no Google Ads.
Continue a leitura para saber mais!
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Entenda como o Google Ads pode ajudar na geração de leads
O Google Ads pode contribuir muito para a geração de leads.
Afinal, ele disponibiliza formatos diferentes de anúncios online que podem atingir pessoas em diversas etapas do funil de vendas.
Assim, em um primeiro momento, o Google é a ferramenta que as pessoas mais utilizam quando estão apenas começando a investigar mais sobre um determinado problema.
Portanto, trata-se de um consumidor ainda no topo do funil, que pode estar muito longe da decisão de compra.
Da mesma forma, quem já sabe qual é o produto ou serviço que deseja comprar e só não decidiu qual será o fornecedor também recorre ao Google.
Então, como você pode perceber, são pessoas em diferentes etapas do funil. E para sua campanha ser efetiva, o Google Ads precisa ser utilizado de forma inteligente.
Infelizmente, muitas pessoas utilizam o Google Ads de maneira errada. Desta forma, elas perdem boa parte de seu orçamento e não têm o resultado desejado.
Ao entender melhor essa ferramenta, você terá mais chances de criar uma campanha bem-sucedida e lucrativa.
Canais de veiculação dos anúncios no Google Ads
Utilizando o Google Ads, você pode anunciar em diferentes canais. Então, embora a maioria das pessoas conheça a rede de pesquisa, é importante abrir este horizonte de oportunidades.
Assim, um anúncio do Google pode aparecer também nas páginas de inúmeros parceiros desta rede.
Quando você abre um blog, por exemplo, bem como determinados sites de notícias, e vê aqueles banners de anúncios, eles são veiculados pelo Google.
E como você pode perceber, muitas vezes esse banner tem um tema relacionado ao assunto da matéria.
Não é incomum, inclusive, que em uma página sobre educação de crianças você veja o anúncio de escolas. No blog de viagens, anúncios de passagens aéreas.
Outras vezes, esses banners não estão relacionados ao tema da matéria e sim aos assuntos que você pesquisou anteriormente.
Portanto, a inteligência artificial utiliza todos os recursos para mostrar um produto a quem tem mais chances de comprar.
Finalmente, anúncios do Google Ads podem ser mostrados em vídeos do YouTube, alcançando milhões de pessoas que recorrem a esta plataforma.
Apenas para encerrar este tópico, vale a pena pensar: o Google é a rede de buscas mais utilizada no mundo. O YouTube é o segundo site mais acessado, perdendo apenas para o próprio Google.
Então deixar de anunciar em um canal com esse potencial de alcance é realmente desperdiçar uma grande oportunidade para fechar muitos negócios.
Aprenda a interpretar métricas para otimizar sua geração de leads
Para que você tenha um bom resultado e consiga ampliar sua geração de leads com o Google Ads, é importante conhecer métricas para otimizar as campanhas.
Saiba quais são as principais:
Click Throug Rate — CTR
O CTR é a taxa de cliques, ou seja, o percentual de pessoas que clicam em seu anúncio após visualizá-lo.
O cálculo do CTR é muito simples. Você só precisa dividir a quantidade de impressões do anúncio (visualizações) pela quantidade de cliques.
Portanto, se a cada 100 pessoas que veem seu anúncio, apenas 2 ou 3 clicam nele, seu CTR é de 2 a 3%.
Custo por Clique — CPC
O custo por clique indica quanto você pagou a cada vez que uma pessoa clicou no seu anúncio, seja ele um banner ou um link patrocinado.
A própria plataforma do Google Ads já traz esse número. Portanto, mais importante que saber calculá-lo é compará-lo para entender padrões e fazer previsões.
Para tornar o conteúdo mais didático, vamos trabalhar com exemplos. Suponha que, em 10 dias, você investiu R$ 1 mil em anúncios e 400 pessoas clicaram no seu link.
Então, neste caso, seu CPC é de R$ 2,50.
Em seguida, ao adquirir mais experiência, o objetivo se torna baixar esse custo ou tornar o CPL (você vai descobrir o que é no próximo tópico) mais semelhante ao CPC.
Porém, para isso, você vai precisar analisar diversos outros dados.
Custo por Geração de Leads — CPL
Se o foco da sua campanha é a geração de leads, esta é uma métrica indispensável. Afinal, no tópico anterior, nós falamos sobre o custo por clique. Agora, vamos um passo além.
A verdade é que nem todas as pessoas que clicam no seu link se tornam seus leads. Elas podem chegar à página de oferta e não preencherem o formulário.
Voltando à nossa campanha hipotética, vamos imaginar que, naqueles 10 dias de anúncios, 20 pessoas tenham preenchido o cadastro.
Portanto, seu CPL será de R$ 50 — um resultado bem diferente da métrica anterior.
Custo por Aquisição — CPA
Em uma campanha baseada em custo por aquisição, o anunciante só paga quando o consumidor chega ao objetivo final.
Esse objetivo, que no marketing nós chamamos de conversão, pode ser o envio de uma mensagem por WhatsApp, o preenchimento de um formulário, clique no link para o telefone.
Como você pode imaginar, este tipo de campanha é mais cara. Por outro lado, se o anunciante só paga quando ocorre a venda, é uma forma de ele só pagar depois que já ganhou.
Porém, para não perder dinheiro neste tipo de campanha, o anunciante precisa ter uma visão muito clara de sua própria margem de lucro.
Assim, ele limita o valor do anúncio para não pagar ao Google mais do que seu lucro em cada venda.
Use a análise da métrica para melhorar sua geração de leads
Talvez você esteja se perguntando se realmente é necessário compreender essas métricas.
Na verdade, elas não são importantes. Elas são fundamentais, simplesmente indispensáveis!
Métricas baixas indicam onde estão os gargalos no seu processo de vendas, os pontos fracos da sua estratégia de Marketing Digital.
E para obter sucesso na campanha, o anunciante precisa eliminar esses pontos fracos, melhorando a performance em cada etapa do funil de vendas.
A seguir, vamos falar um pouco sobre como essas métricas direcionam o trabalho e a otimização da campanha:
O CTR mostra a necessidade de melhorar os anúncios
Se você percebe que muitas pessoas visualizam seus anúncios, mas poucas clicam no seu link, é preciso melhorá-los.
Os anúncios do Google, especialmente na rede de pesquisa, performam melhor quando são objetivos e trazem uma chamada de destaque.
Por isso, é importante investir em técnicas de copywriting para chamar a atenção das pessoas e levá-las à ação.
Já quando o foco está nas campanhas de display, a arte tem que atrair e despertar o desejo de clicar.
Mas vale a pena observar que nem sempre o mais bonito é o que dá mais resultado. Por isso, é importante realizar testes A/B com frequência e otimizar os anúncios.
Ofereça valor para incrementar a geração de leads
Lembre-se de que o processo do marketing digital é diferente do conceito de propaganda que existia até alguns anos atrás.
Atualmente, nós entendemos melhor o que o consumidor pensa em cada uma das etapas da jornada de compra e atuamos de acordo com esses comportamentos e necessidades.
Então, para transformar um clique em lead, esteja disposto a oferecer um conteúdo gratuito de valor. Pode ser um e-book, link para um webinar e outros materiais ricos.
Se você elaborar um material com dicas valiosas para a pessoa entender melhor seu problema e encontrar soluções para ele, sua geração de leads será muito maior.
Otimize sua página de vendas
Quando as pessoas clicam no anúncio e não compram, isso significa que provavelmente sua página de vendas precisa de melhorias.
O consumidor, ao chegar nesta etapa do fundo do funil, precisa ser persuadido a comprar.
Então, mais uma vez, o copywriting é seu aliado para mostrar que este é o momento de adquirir o produto e solucionar o problema.
Além disso, testemunhos dos seus atuais clientes fortalecem a convicção das pessoas, incentivando-as a tomarem uma decisão positiva.
E não se esqueça, é claro, de proporcionar a melhor experiência possível ao usuário. O site precisa ser fácil de navegar, bonito e leve, com carregamento rápido.
Se a sua intenção é fazer as pessoas comprarem diretamente nele, sem a necessidade de contato com uma equipe comercial, facilite disponibilizando ferramentas de pagamento rápidas e seguras.
Agora você já sabe quais são as principais métricas indispensáveis para potencializar a geração de leads da sua campanha.
Percebeu como esse é um tema complexo? Então que tal deixar seus anúncios e sua estratégia na mão de especialistas?
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