Para algumas pessoas, o LinkedIn não passa de uma plataforma para exposição de currículos online. No entanto, elas não têm ideia de tudo que perdem quando deixam de utilizar integralmente a potencialidade desta ferramenta, especialmente para se diferenciar no B2B.
Vamos falar a verdade? O mercado está cada vez mais comoditizado. As empresas oferecem serviços e produtos parecidos, com preços também bastante semelhantes. Além disso, a internet tornou muito mais fácil a compra de fornecedores até do outro lado do mundo.
Diante desse cenário, como se diferenciar? Como chamar a atenção dos seus clientes em potencial, mostrar que sua empresa tem algo mais a oferecer e se tornar uma referência no B2B?
A chave está no relacionamento, e as redes sociais estão aí para isso. Neste post, você vai descobrir como uma delas — o LinkedIn — é estratégica para negócios no B2B.
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Afinal, o que é o LinkedIn?
O LinkedIn é uma rede social corporativa. Portanto, sua função vai muito além de um banco de currículos. Essa ferramenta permite que os negócios se aproximem dos consumidores, influenciadores, prospects e talentos. Ela pode ser vista por pessoas em funções estratégicas de outras empresas ou prestadores de serviço.
Abrir mão dessa chance de se aproximar pode custar muito caro, pois faz com que a empresa não tenha acesso a oportunidades, não mostre o que seus possíveis clientes estão perdendo ou até mesmo que deixe de recrutar excelentes talentos.
Quais são as vantagens do LinkedIn?
A utilização estratégica desta rede pode trazer uma série de vantagens para um negócio:
Confere credibilidade à empresa
Um perfil no LinkedIn é visto como mais sério e profissional do que páginas em outras redes sociais. Além disso, os relacionamentos e recomendações desta plataforma conferem credibilidade a uma empresa.
Mesmo que um possível prospect não conheça seu negócio, ele pode inferir a qualidade de suas soluções a partir das suas conexões. Portanto, esse é um dos motivos que torna a company page estratégica.
Fortalece a marca
Quem quer disputar uma fatia do mercado precisa conhecer a importância do branding. O LinkedIn é um aliado para fortalecimento da marca e permite o compartilhamento de conteúdos. Assim, a empresa consegue mostrar o trabalho que realiza e seus diferenciais. Portanto, mesmo de forma indireta, as publicações contribuem para uma tomada de decisão positiva.
A Contemar Ambiental é um exemplo de empresa que utiliza seu perfil no LinkedIn para construir seu branding e informar o público. Em conteúdos curtos e ilustrados, ela disponibiliza informações relevantes em seu segmento e mostra a importância de uma boa gestão de resíduos. Relevância se traduz em seguidores engajados e consequentemente, em oportunidades de negócios.
Acesso a um extenso banco de talentos
Sua empresa precisa contratar? Então, que tal buscar o candidato no LinkedIn? Você terá acesso ao currículo, poderá fazer buscas baseadas em cargos, verificar a formação ou ainda anunciar as vagas.
Suas chances de encontrar um profissional altamente qualificado são grandes. Portanto, como você sabe, quando seu time de colaboradores tem qualidade, seu produto ou serviço será reconhecido pela excelência, gerando fidelidade e recomendações.
Construção de relacionamentos
Algumas coisas não mudam com o tempo. As pessoas (e empresas) preferem comprar de quem elas conhecem, do negócio que conseguiu despertar confiança. Isso pressupõe um relacionamento.
Mas lembre-se de que, no presente, uma das palavras que melhor define ou expressa relacionamento é conexão. Não se trata apenas da possibilidade de acesso à internet, e sim a capacidade de interagir e viabilizar parcerias, realização de negócios e o sucesso no mercado.
Assim, no LinkedIn uma empresa pode criar relacionamentos com outras que estão à distância e com as quais nunca teve contato diretamente. No momento em que um decisor precisar de um fornecedor, essa interação colocará sua marca no top of mind, favorecendo a compra.
E então, que tal potencializar o crescimento do seu negócio apostando no relacionamento e conexão? Aposte no LinkedIn!