Você sabe como criar um plano de marketing para fazer seu negócio se destacar no mercado? Fique tranquilo, pois mostraremos quais são as etapas e elementos essenciais.
Mas não se engane! Um plano de marketing envolve muito mais que ações para divulgar a sua marca.
Você precisará primeiro mergulhar na essência da sua empresa. Afinal, compreendê-la é a única forma de melhorá-la, destacar seus diferenciais e encantar seus clientes. Vamos lá?
Etapas de um plano de marketing de sucesso
1. Diagnóstico da empresa
O primeiro passo é conhecer a sua própria empresa. Afinal, é preciso entender o que vocês fazem de melhor, que os diferencia de todos os outros concorrentes. Ou seja, suas forças.
Além disso, sua equipe precisa analisar as fraquezas do negócio, as oportunidades que o mercado oferece e também as ameaças.
Para essa etapa, vale a pena usar ferramentas como a Análise SWOT. Portanto, converse com sua equipe e comece com essa avaliação criteriosa.
2. Análise do macroambiente e microambiente
Por melhor que seja sua gestão e o plano de marketing, fatores externos influenciam o sucesso da empresa. Portanto, a análise do macroambiente e do microambiente são essenciais.
A análise do macroambiente considera as tendências do mercado em geral e da sua região. Assim, os fatores que influenciam são os demográficos, econômicos, naturais, tecnológicos, político-legais e socioculturais.
O microambiente inclui os principais envolvidos com o seu negócio de forma direta. Então, envolve a análise de clientes, concorrentes, atuação dos fornecedores e como novos produtos e serviços podem ameaçar seu sucesso.
3. Análise da concorrência
Para vencer a concorrência, é importante conhecer a estratégia deles. Então, aquela espiadinha, chamada profissionalmente de benchmarking, é uma das etapas do plano de marketing.
Ela permite identificar sua participação no mercado, ter insights sobre a estratégia ou até mesmo sobre oportunidades de diferenciação. Também ajuda sua empresa a visualizar tendências importantes, que podem mudar os rumos do seu negócio.
4. Definição do público e personas
Ao analisar o mercado, seus concorrentes e sua própria empresa, você terá uma definição mais clara do seu público-alvo. Portanto, agora saberá as características das pessoas com maior chance de se tornarem seus clientes.
A partir do público-alvo, defina uma ou mais personas. Assim, sintetize nela as características demográficas, comportamentais e dores que podem ajudar a se comunicar com ela de forma assertiva.
5. Definição do posicionamento
O posicionamento é como a empresa quer ser percebida pelos consumidores. Então, é a imagem que ela deseja construir para que os clientes a enxerguem como única e relevante.
6. Definição de objetivos do plano de marketing e métricas
Depois dessas etapas, vocês criaram os alicerces para a próxima etapa: os objetivos. Então, defina o que desejam alcançar de forma concreta, sem divagações que dificultem a avaliação.
Um bom conceito é o das metas SMART:
- S – Specific (específicas)
- M – Measurable (mensuráveis)
- A – Attainable (atingíveis)
- R – Realistic (realistas)
- T – Time-bound (com prazo definido)
Não se esqueça ainda de definir as métricas que utilizarão para medir o fracasso ou sucesso nos objetivos. Assim, será possível avaliar e reorientar a rota.
7. Definição de estratégias
Depois de saber onde querem chegar, é o momento de planejar como atingir esses objetivos. Portanto, é hora de recorrer a um mestre como Kotler e usar o conceito dos 4 Ps do Marketing para alcançar os resultados: praça, preço, produto e promoção.
8. Recursos para cumprir o plano de marketing
Porém, para que essas ações aconteçam, sua empresa precisará de vários recursos. Os principais são os humanos, físicos e financeiros. Ainda pode ser necessário acrescentar os tecnológicos.
Dentro do seu orçamento, o que é possível fazer? Lembre-se de otimizar os recursos financeiros para distribuí-los entre essas áreas e garantir o melhor resultado possível.
9. Cronograma e responsabilidades
Enfim, não adianta ter um plano de marketing maravilhoso se ele não sair do papel. Então, antes de terminá-lo, inclua o cronograma completo com as informações das tarefas que devem ser realizadas, a pessoa ou equipe responsável por cada uma e o prazo de realização.
Acompanhem a execução do plano avaliando sempre o que foi feito e qual o resultado obtido. Se necessário, corrijam a rota, mas sempre levando em consideração o curto, médio e longo prazo.
Pronto, agora você já sabe quais são as etapas e elementos de um plano de marketing de sucesso. Então, é só reunir tudo em um documento, motivar sua equipe e partir para a ação.
Sua empresa já tem um plano de marketing? Ele é completo assim? Conte pra gente nos comentários!