Mídias sociais: como elas podem aumentar o seu faturamento?

Sim, Instagram e Facebook não são apenas entretenimento. As mídias sociais se transformaram em ferramentas poderosas para vender.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Opinion Box, 82% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma marca na rede social

Mas se você já tentou usar as mídias sociais para vender, também deve ter percebido que não é só chegar lá e publicar fotos dos seus produtos ou banners de promoções.

A verdade é que, para que essas plataformas ajudem seu negócio, você precisa atuar com estratégia.

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Quer saber, então, como usar essas ferramentas gratuitas para gerar vendas? Continue a leitura!

1. Identifique as mídias sociais onde seu público está

O que definitivamente nós sabemos em marketing digital é que não é possível simplesmente copiar a estratégia de outras empresas.

Infelizmente, isso acontece muito. Alguns empresários seguem uma marca no Instagram, gostam da abordagem que ela usa e decidem fazer algo igual para sua empresa.

Porém, tudo dá errado. Seus posts não têm engajamento, os seguidores parecem fantasmas que não curtem, não comentam e principalmente, não há vendas.

Isso pode acontecer por vários motivos. Um deles é que o seu público pode não estar nesta rede — ou as pessoas estão lá por outros objetivos.

Especialmente para quem trabalha com negócios B2B, o LinkedIn pode ser mais interessante que o Instagram. Então, a escolha depende de uma série de fatores.

Para quem trabalha com públicos de mais idade, também, talvez o Facebook ainda seja uma opção melhor que o Instagram.

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Desta forma, é importante analisar muito bem o seu público-alvo para identificar as melhores mídias sociais e obter um bom retorno do seu investimento.

2. Não tente estar presente em todos os lugares

A cada momento surge uma rede social diferente. E se você parar para observar, elas veiculam formatos distintos de conteúdo.

Então, em algumas, o foco está no texto. Em outras, em imagens ou carrosséis. Ultimamente, os vídeos estão conquistando a audiência e espaço nas redes sociais.

Então, a menos que a empresa tenha uma equipe enorme para produzir conteúdo, ela não conseguirá manter todas as suas redes atualizadas.

E mais que isso: mesmo que ela tenha uma equipe enorme, de que adianta gerar um esforço gigantesco se o seu público comprador não está lá?

Portanto, escolha 2 ou 3 canais e trabalhe-os com qualidade. Sua empresa terá mais resultados do que fazendo 10 canais sem uma boa estratégia de marketing.

3. Não fale difícil nas mídias sociais

Com exceção do LinkedIn e Peixe 30, que são plataformas com foco em carreira, as pessoas costumam entrar em redes sociais para relaxar, se distrair, entreter.

Isso não significa que você não possa conversar com elas a respeito de trabalho. Porém, essa comunicação precisa ser mais leve e pessoal, sem tanta formalidade.

Quem segue o Instagram de um advogado, por exemplo, não quer ouvir juridiquês. Quer justamente entender seus direitos com uma linguagem acessível e, de preferência, com exemplos.

Nas redes sociais, as pessoas não acham que um profissional que fala difícil é mais inteligente. Elas só acham chato, mesmo.

4. Produza conteúdo relevante nas mídias sociais

O que as pessoas querem ver nas redes sociais? Em primeiro lugar, entretenimento. Em segundo lugar, informações úteis, que estejam em sua área de interesse.

A proposta do marketing de conteúdo é utilizar esses interesses do público para vender.

Portanto, o seu público não quer chegar ao perfil da sua loja e ouvir “camisa branca R$ 130” ou “a camisa branca com o melhor tecido da cidade”.

Eles querem encontrar um vídeo ou um carrossel que mostre, com imagens “5 dicas para usar camisa branca, do trabalho ao happy hour”.

Este post, sim, vai mostrar que uma única peça pode fazer esta pessoa ficar estilosa no trabalho, na praia, no bar, na balada e no aniversário de crianças da família.

Depois disso, a pessoa pensa “Nossa, eu preciso ter esta peça no meu guarda-roupas. Vou comprar”. E é capaz de comprar outras peças junto para compor diversos looks.

Se, além disso, você conseguir misturar entretenimento ao seu conteúdo, ele ficará ainda melhor.

Mas este passo depende não só de habilidade, mas também do tom de comunicação da marca. Por isso, deve ser analisado com cautela.

5. Tenha uma linha editorial bem definida

Não vamos mentir: produzir conteúdo para as mídias sociais pode ser realmente muito cansativo.

Assim, se quando chegar a hora de postar, você ainda vai pensar em que tipo de conteúdo vai produzir, fica bem complicado.

Geralmente, as pessoas gostam de uma pitada de inovação em uma vasilha grande de repetição.

Portanto, aproveite isso e repita seus temas, mas de um jeito diferente.

Crie linhas editoriais bem definidas: segunda-feira, seu post fala sobre um conceito importante da sua área. Na terça, traz um exemplo prático. Na quarta, responde caixinhas de perguntas, e assim por diante.

Assim, a produção de conteúdo ficará mais fácil para você e, além disso, as pessoas ficam na expectativa pelo “quadro” que elas mais gostam.

6. Não se venda para o engajamento

Engajamento é importante, mas do jeito certo. Sem esse cuidado, ele só traz público desqualificado.

Você vai perceber que, nas mídias sociais, é muito mais fácil ganhar likes e comentários com conteúdos polêmicos, memes ou passando vergonha.

Mas será que vale a pena embarcar nessas ondas para ter engajamento? Afinal, o público que só quer esse tipo de conteúdo dificilmente comprará o que você tem a oferecer.

Se um profissional vai para a rede social fazer dancinhas, ele pode atrair muitos seguidores assim. Especialmente se esta exposição é, de certa forma, vexatória.

Porém, na hora que ele quiser falar do assunto referente ao seu negócio — de odontologia a automação do atendimento — este mesmo público vai desaparecer ou até reclamar.

Então, não ceda aos encantos do engajamento a qualquer custo. É melhor ter 1 mil seguidores interessados no seu assunto do que 1 milhão sem interesse algum.

7. Relacione-se com seu público

As mídias sociais são, antes de tudo, sociais. Portanto, elas são um espaço insubstituível de relacionamento entre o público e a marca.

Então, produza alguns conteúdos que humanizem a sua marca diante dos olhos das pessoas.

Mostre bastidores, o ambiente sendo preparado para a chegada dos clientes, o cuidado ao confeccionar o produto ou sua embalagem, compartilhe um pouco da sua vida pessoal.

Isso faz com que as pessoas se apaixonem pela marca. Assim, além de comprarem, elas se tornarão suas defensoras e indicarão seu negócio para outras.

8. Valorize a participação das pessoas

Nada deixa uma pessoa tão feliz quanto perceber que foi vista por pessoas ou marcas que elas seguem. Assim, elas sentem que sua “devoção” foi recompensada.

Uma das principais formas de promover a sua marca, deixar os seguidores felizes e formar uma verdadeira comunidade é valorizar a participação das pessoas.

Então, se a pessoa comprou um sapato da sua loja, postou o produto ou quando ela estava usando e marcou sua empresa, reposte em seus stories.

Isso tem dois efeitos: em primeiro lugar, serve como prova social — quem comprou está recomendando seu produto.

Por outro lado, valoriza quem faz parte da sua comunidade, passa a ideia de autenticidade, de realidade e reciprocidade.

Afinal, não é sem motivo que o conteúdo gerado pelo usuário é uma das principais tendências para marcas nos próximos anos.

9. Utilize as ferramentas da plataforma

Se a rede social tem alguma ferramenta que facilita a compra, use! Atualmente, o social commerce é uma tendência fortíssima, e as plataformas estão se adaptando.

Algumas delas já têm lojas dentro do próprio aplicativo, como o Facebook e Twitter.

Quanto mais fácil for para o cliente comprar, mais fácil será para você vender.

10. Leve as pessoas para o seu território

Sim, as redes sociais são ótimas para atrair pessoas. Porém, a verdade é que elas são empresas e têm regras para gerar lucros para seus acionistas.

Assim, elas podem mudar seus algoritmos para que sua empresa seja vista por um número cada vez menor de pessoas, para que você pague anúncios.

Além disso, o público migra de uma rede social para outras. Algumas pessoas que usavam muito o Instagram há dois anos hoje em dia quase só abrem o Tik Tok.

Isso pode acontecer com outras redes, também.

Então, a única forma de você não perder contato com essas pessoas é trazendo-as para o seu território.

Comece um conteúdo nas redes sociais e prepare outro mais profundo sobre o mesmo tema no seu site. Convide as pessoas a irem até lá para ver.

Mais que isso, tenha assinantes de uma newsletter. Essa é uma forma de manter os contatos em sua base e acessá-los quando você deseja, e não quando o algoritmo quer.

11. Analise as métricas das mídias sociais

Conteúdo bom não é o conteúdo que você acha bom, e sim aquele que atrai as pessoas e gera resultados.

Então, analise as métricas de suas postagens nas redes sociais. Veja quais foram as que obtiveram mais alcance, engajamento, compartilhamento e salvamentos.

A partir dos posts campeões, identifique os assuntos que geram mais respostas do seu público e até mesmo os formatos que fazem mais sucesso.

O que funciona com eles: são imagens? Carrosséis? Vídeos curtos? Vídeos mais longos? O post bomba quando você aparece? Eles preferem dicas e informações úteis?

Com essas observações, você vai aperfeiçoando seus posts. Assim, encontrará uma fórmula bem definida para alcançar os melhores resultados.

Agora você já tem 11 dicas poderosas para transformar suas mídias sociais em geradoras de vendas.

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