Mídias sociais e redes sociais: qual a diferença?

Mídias sociais e redes sociais: qual a diferença?

Existe uma linha tênue que separa os conceitos de mídias sociais e redes sociais. E há também algumas divergências entre os teóricos do marketing em relação a essa distinção.

Todavia, é importante entender cada um desses conceitos para evitar equívocos ao traçar um plano de marketing digital, por exemplo.

Compreender a função das redes sociais e qual a real diferença entre elas e as mídias sociais deve ser algo elementar. Afinal, esse conhecimento influencia diretamente na produção de conteúdo e na abordagem.

Neste artigo vamos falar sobre a definição de ambas, apontando suas diferenças e a importância de cada uma em estratégias de comunicação. Acompanhe!

Como saber a diferença entre mídias sociais e redes sociais?

Para distinguir mídias sociais e redes sociais é preciso entender qual o foco principal de cada uma. Vejamos:

Mídias Sociais

Em geral, as mídias sociais são os meios, os canais de propagação de conteúdo e informação. Antes conhecido como “new media” (novas mídias), o termo ganhou uma nova denominação conforme a evolução dos meios digitais e da internet. 

Desse modo, as chamadas mídias sociais eram consideradas apenas como uma forma diferente e descentralizada dos meios de comunicação tradicionais, de emitir e receber informação.

Agora, podem ser definidas como ferramentas online, utilizadas para divulgação de conteúdo e relacionamento interpessoal ao mesmo tempo. 

Assim, o termo “social” se deve ao fato de ser possível alguma interação entre o público que acompanha aquela mídia. 

Um bom exemplo de mídia social é o Youtube. Seu foco principal é a divulgação de conteúdo através de vídeos, sendo essa sua função primária.

Contudo, é possível que os usuários da plataforma façam comentários e compartilhem os vídeos em seu próprio canal, fazendo com que a mídia também exerça a função secundária de rede social.

Redes Sociais

No caso das redes sociais, sua função primária é a interação entre os usuários. Plataformas como o Facebook e o Instagram são os melhores exemplos de rede social.

Elas foram criadas com o intuito de reunir grupos de pessoas com o mesmo interesse ou que possuem algum nível de relação – família, amigos, colegas de trabalho etc.

Todavia, as redes sociais também cumprem a função de mídia social. Afinal, também servem de meio de propagação das informações e do conteúdo publicado.

Importância das mídias sociais e redes sociais dentro do marketing

Quando pensamos em mídias sociais e redes sociais como estratégias de marketing digital, é difícil dizer qual tem maior relevância. Dessa forma, ambas cumprem papéis fundamentais para a marca, serviço ou produto que será divulgado. 

Fato é que as mídias e redes sociais tornaram-se extensões da empresa. E com elas é possível estreitar os laços com o público-alvo e consolidar a presença digital de um negócio.

No entanto, o enfoque que deve ser dado às redes ou mídias, depende do objetivo definido no planejamento. E para isso é necessário um bom gerenciamento de mídias sociais

Se você deseja investir num plano de marketing digital com foco em mídias sociais e redes sociais, a Gerente Web tem as melhores soluções e profissionais especializados.

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.