Termos de marketing digital: entenda o significado das expressões mais utilizadas

Você tem um negócio, pretende expandir sua área de atuação e, para isso, decide investir pesado em marketing e publicidade. Mas o problema é que você não tem conhecimento suficiente sobre como funciona esse trabalho e tão pouco compreende as expressões e termos de marketing digital utilizados no mercado.

Ainda que as estratégias de divulgação e captação de clientes não sejam feitas diretamente por você ou por alguém da sua empresa, mas por uma agência contratada para isso, é imprescindível que você esteja por dentro do assunto.

Isso é importante para que todos estejam caminhando numa mesma direção, compreendendo as práticas do mercado e como conseguir se diferenciar dos concorrentes.

Por isso, para te ajudar a entender o significado das principais expressões do marketing digital e estar por dentro das estratégias da sua agência, preparamos este artigo completo que servirá como um dicionário de bolso daqui em diante, ok? Então vamos lá!

Conheça os segredos de uma agência de Inbound Marketing

Marketing na era digital: o que mudou

Antes de irmos direto para as expressões mais comuns utilizadas no marketing digital, é muito importante que você entenda o que mudou do marketing tradicional para o digital e como as empresas precisaram se adaptar a essa nova realidade.

Afinal, o marketing passou por algumas etapas importantes antes de se tornar o que é hoje. Podemos dizer que houve uma evolução e uma adaptação do setor para atender com qualidade o novo consumidor.

Há algumas décadas, a publicidade, o marketing e a propaganda eram voltados especificamente para o produto e de forma pouco segmentada. Ou seja, toda a comunicação era feita para atingir o maior número de pessoas possível, sem se preocupar se esses consumidores eram de fato o seu público-alvo ou não.

Assim, além do alto investimento, a assertividade dessa comunicação era baixa e a mensuração dos resultados quase impossível. 

Mas com a ascensão do marketing digital, atingir o público ideal se tornou prioridade, otimizando os resultados e tendo um retorno de investimento cada vez mais satisfatório. 

Os termos de marketing digital também são diferentes do marketing tradicional?

É mais fácil pensarmos que houve uma junção das duas coisas. Os termos e expressões do marketing tradicional ainda existem e continuam sendo utilizados.

Isso porque o digital não veio apenas para agregar novas palavras ao vocabulário, mas implantar novas práticas atendendo às mudanças do mercado e à evolução do consumidor.

Melhore a taxa de ocupacao do seu hotel em baixa temporada

É possível dizer, portanto, que o marketing tradicional ainda existe e faz sentido para muitos empresários, basta observar os comerciais de TV, rádio e impressos. Tudo vai depender da estratégia e dos objetivos traçados pela empresa.

Conheça os termos de marketing digital mais utilizados

Agora que você já entendeu o que mudou do marketing tradicional para o digital, chegou o momento de conhecer os termos mais utilizados e o significado de cada um deles. Vamos ver?

Persona

Persona é o nome que se dá para uma representação semi-fictícia de um cliente ideal. Ela é determinada a partir de pesquisas e servirá como base para todas as estratégias de marketing futuras. Conhecer sua persona é fundamental para que você direcione e aposte suas fichas em quem realmente pode comprar seu produto ou serviço.

Brand persona

Brand persona é a sua empresa na internet. Também pode ser uma representação semi-fictícia, mas com um tom claro de comunicação que seja condizente com a sua marca. Em suma, trata-se de quem você é e como se comunica com o seu público-alvo na internet.

Lead

Lead é um potencial cliente do seu negócio. Mas para alguém se tornar um lead de fato, é preciso nutri-lo com conteúdo de qualidade e manter uma relação próxima. O objetivo é que os seus leads te conheçam e vejam no seu produto ou serviço a solução para suas dores.

Funil de Vendas

São as etapas que o lead percorre até se tornar cliente. Toda comunicação precisa ser feita considerando a etapa que o lead está: se no topo, meio ou fundo do funil, quando as chances dele se tornar verdadeiramente um cliente estão mais quentes.

Marketing de Conteúdo

Conteúdos de qualidade e que gerem valor para o seu lead. Toda estratégia de marketing de conteúdo precisa considerar o que pode agregar ao seu público. O marketing de conteúdo geralmente é aplicado em artigos de blog, posts de redes sociais, email marketing etc.

Inbound marketing

Inbound marketing é o marketing de atração. Diferente do tradicional, quando o consumidor é interrompido para consumir propaganda, no inbound ele é instigado e convidado a consumir determinado conteúdo para, assim, percorrer o funil. 

Landing page

Também chamada de página de captura ou conversão. Ela serve para captar leads (nome, e-mail e telefone) por meio de uma copy vendável que ofereça algum tipo de vantagem ao usuário. Essa vantagem pode ser um e-book, um infográfico, um vídeo etc. Mas precisa ser gratuito e de valor.

CRM

É uma ferramenta de gestão de leads. Ela concentra informações e histórico de leads e clientes. Algo fundamental para identificar em que etapa do funil o lead está e determinar as próximas ações.

CTA

Chamada para ação. É um botão com uma copy vendável, capaz de persuadir o usuário a clicar e passar para a próxima etapa.

SEO

Otimização para motores de busca. Trata-se de uma uma série de estratégias para melhorar a posição de busca orgânica de uma página.

KPI

Indicadores chave de desempenho. Servem para medir resultados das estratégias de marketing digital estabelecidas. Fundamentais para identificar problemas e oportunidades. 

Gostou do conteúdo e deseja continuar por dentro das novidades do marketing digital? Então, acompanhe as atualizações da Gerenteweb em nossa página no Facebook

Como transformar em clientes sua lista de prospects

Melhore a taxa de ocupacao do seu hotel em baixa temporada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *