Os 4 Cs do Marketing: conceito e aplicação

Um dos aspectos mais interessantes de estudar uma área de conhecimento é aprender as diferentes abordagens propostas pelos especialistas. Por isso, neste post falaremos sobre uma delas — os 4 Cs do Marketing.

Analisar sua estratégia à luz desse conceito pode ajudá-lo a identificar o que está acontecendo de errado com as suas campanhas, corrigir os problemas e conquistar resultados extraordinários. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

O que são os 4 Cs do Marketing?

Os 4 Cs formam um conceito que aborda o Marketing a partir da perspectiva de que o cliente está no centro de todo o processo. Ela foi proposta por Robert Lauterborn em 1993. Nesse aspecto, ela se contrapõe aos 4 Ps de Kotler, que dedicam maior atenção ao produto.

No conceito de Lauterborn, o plano de Marketing deve ser focado nos seguintes aspectos, que consistem nos 4 Cs:

Cliente

Para Lauterborn, o cliente vem em primeiro lugar. Assim, os produtos que a empresa cria devem atender às necessidades e desejos do consumidor. Portanto, o objetivo do negócio precisa ser solucionar os problemas do público.

Custo

Esse é um ponto que precisa de bastante atenção. No conceito dos 4 Cs do Marketing, o custo não é apenas o preço que a pessoa paga para ter um produto ou serviço. Portanto, ele deve ser analisado de maneira mais abrangente.

Provavelmente, a melhor forma de definir o custo nos 4 Cs do Marketing seja o esforço que o cliente faz para obter um produto. Assim, ele inclui o processo de entrar em contato com a empresa, o tempo que leva para chegar ao estabelecimento comercial, bem como a presença ou ausência de benefícios que o consumidor espera obter.

Conveniência

A conveniência determina quão fácil ou difícil é adquirir um produto, da perspectiva do cliente. Então, nesse aspecto a empresa deve analisar se a sua presença em canais onde seu público consome é adequada, simplificando o acesso a eles.

Portanto, é importante que, nessa abordagem, a empresa avalie esse acesso de forma realista: é fácil comprar seu produto ou o cliente precisa realizar um grande esforço? Caso não seja tão simples, a relação custo-benefício que ele oferece vale a pena?

Comunicação

Enfim, a comunicação representa o último C do conceito proposto por Lauterborn. Afinal, ela é um elemento-chave para fazer a ponte entre a empresa e seus clientes, seu público-alvo.

Porém, mais uma vez o autor propõe que esse C tenha como centro o cliente, suas necessidades e comportamento. Segundo ele, o objetivo não é usá-la de forma manipulativa, mas como uma oportunidade de interação entre empresa e consumidor, visando uma relação transparente e equilibrada.

Como aplicar os 4 Cs do Marketing?

Certamente, explorar todas as possibilidades de aplicação dos 4 Cs do Marketing exige muito mais que um artigo. Porém, separamos algumas dicas para sua empresa começar a desenvolver esse olhar centrado no cliente:

  • Compreenda seu cliente. Portanto, utilize sua base de dados atual para definir uma persona com precisão e identificar o que realmente é importante para o seu público-alvo.
  • Melhore seus produtos e serviços para que eles de fato consigam atender às necessidades do cliente.
  • Reduza o esforço que o cliente precisa fazer para comprar seus produtos. Por isso, estabeleça uma presença nos canais que ele utiliza e não se esqueça que o digital atinge hoje praticamente todas as pessoas, desde as crianças até os idosos.
  • Invista no marketing de conteúdo para tornar a comunicação cada vez mais transparente. Assim, o cliente conseguirá entender seu problema e realmente reconhecer as soluções que seu produto pode proporcionar.
  • Mude o padrão de comunicação do seu negócio. Interaja com as pessoas nas redes sociais, respondendo suas perguntas e acatando, na medida do possível, observações que podem ajudá-lo a melhorar seus produtos ou atendimento.

Entendeu o que são os 4 Cs do Marketing? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!

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