Se você pudesse escolher apenas alguma dessas alternativas, qual seria a sua opção preferida: likes, comentários, salvamentos de posts, seguidores ou geração de leads?
Com o crescimento estrondoso das redes sociais, é muito fácil perder de vista quais são as métricas que realmente importam para um negócio.
Afinal, em todo lugar nós ouvimos sobre a importância do engajamento, do crescimento do perfil e da necessidade de presença online.
Mas quando se trata de empresas e não de influenciadores digitais, será que este é o critério que realmente consegue medir o sucesso de uma estratégia de marketing?
Se até hoje você não tinha pensado neste assunto ou está cansado de investir nas redes sociais e não ter o retorno esperado, não perca este post.
Vamos explicar como você pode descobrir se o seu investimento em marketing digital está realmente focado na geração de leads qualificados. Confira!
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Marketing de verdade resulta na geração de leads qualificados
O marketing existe para cumprir um objetivo: vender mais, para mais pessoas, por mais vezes e por um preço cada vez maior.
Embora nem sempre o marketing atinja este resultado de forma tão direta, este é o seu ponto de chegada.
Existem duas formas, então, de medir a eficácia de uma estratégia de marketing. A primeira delas é com o aumento das vendas e, principalmente, com o cálculo de métricas como o ROI.
No entanto, nem sempre a venda de produtos acontece de forma tão direta. Em muitas empresas ocorre o que chamamos de venda complexa.
Isso significa que, mesmo que a campanha de marketing tenha um excelente resultado, a venda depende de outros fatores.
Para um médico especializado em cirurgia plástica, por exemplo, a “venda” só acontecerá se, depois de uma consulta de avaliação, a paciente estiver apta à cirurgia.
Já para um desenvolvedor de software, a venda pode acontecer apenas depois de reuniões, períodos de teste e demonstração, entre outros fatores.
Também não podemos nos esquecer da venda de cursos, palestras e outros programas de consultoria e treinamento em que a venda só acontece após o contato com um vendedor.
Neste caso, como medir o sucesso de uma estratégia de marketing? Por meio da geração de leads.
Se as ações de marketing não conseguem gerar leads para iniciarem o processo de nutrição e posteriormente chegarem ao fundo do funil, elas são um fracasso.
Erros que impedem a geração de leads
Em diversos outros posts nós falamos em como criar uma estratégia de marketing de sucesso.
Porém, neste post, vamos fazer o contrário: vamos destrinchar alguns motivos que impedem uma campanha de gerar leads qualificados.
Então fique atento aos próximos tópicos:
1. A campanha não está focada no público-alvo correto
Este é um erro mais comum do que você imagina. Muitas vezes a campanha não está focada no público-alvo que mais se identifica com um produto ou serviço.
Falando francamente, muitas empresas sequer têm uma persona definida. Desta forma, é impossível produzir conteúdo que fale com as necessidades reais do público.
Se o conteúdo não fala das dores da persona, não usa sua perspectiva para criar desejo e não adequa nem mesmo suas linguagens e canais a este público, a campanha será um fracasso.
2. Valorização de métricas de vaidade
Depois que as redes sociais conquistaram tanto espaço, entramos na era do engajamento.
Aparentemente, as ações de marketing têm muito sucesso quando geram likes, comentários, salvamentos e compartilhamentos.
Porém, isso nem sempre é verdade. Existem conteúdos que geram um engajamento imenso, mas que não captam leads e nem resultam em venda.
Portanto, a análise da estratégia deve ir muito além da quantidade de seguidores e suas interações com o perfil da empresa.
3. Os canais só publicam conteúdo promocional
Aquele perfil catálogo, que só publica os produtos esporadicamente, não tem um bom desempenho em nenhum segmento.
Embora nas áreas de moda, alimentação e decoração seja possível conquistar clientes desta forma, ainda assim o resultado é insignificante.
A produção de conteúdo de uma empresa precisa gerar valor para a persona, trazendo informações úteis ou entretenimento — e, se possível, a mistura desses dois elementos.
4. O conteúdo não está adequado às diferentes etapas do funil
O conhecimento sobre os diferentes estágios do funil de vendas e do comportamento do consumidor em cada uma deles é imprescindível para o sucesso da estratégia de marketing.
Assim, a empresa consegue criar conteúdos que atendem às necessidades da persona ao longo da jornada de compra.
Portanto, em uma primeira etapa, que é a de conscientização, o blog pode trazer respostas sobre as causas de um problema que o afeta ou dicas que ajudam a solucionar problemas do seu dia a dia.
A partir deste primeiro contato, a pessoa entende que a empresa oferece informações que facilitam a vida ou que a ajudam a solucionar problemas.
Então, diante desta constatação, ela pode se sentir disposta a fornecer seus dados para receber um e-book, uma planilha organizadora, um plano de ação, uma newsletter…
Depois que a pessoa se torna um lead, a empresa continua nutrindo e amadurecendo este relacionamento por meio de conteúdos cada vez mais profundos.
Embora tragam informações úteis, esses conteúdos mostram que a expertise de especialistas é fundamental para uma solução mais completa.
Ao longo desta jornada, uma porcentagem dos leads amadurece, até que, em algum momento, ele opta pelo contato direto com a empresa.
Portanto, ele solicita um orçamento, uma proposta, uma consulta ou outra ação que pode, de fato, resultar na compra do produto ou serviço.
Quando esta sequência não é estruturada da forma correta, não existe uma geração de leads qualificados.
Ou a empresa queima etapas tentando vender quando a pessoa ainda não está pronta ou perde o lead para um concorrente que construiu esse processo cuidadosamente.
5. Não existe análise de dados
Não analisar dados é um dos principais erros de quem desenvolve ações de marketing em pleno século 21.
Os dados permitem descobrir exatamente em que parte do processo estão ocorrendo falhas que impedem o sucesso da estratégia.
Um anúncio não recebe cliques? Provavelmente o problema está na imagem ou na chamada que não apelam às necessidades da pessoa.
Por isso, uma das principais características de campanhas de anúncios bem-sucedidas é a realização de testes A/B.
No entanto, caso as pessoas cliquem no anúncio e não comprem, o problema pode ser outro. Talvez a segmentação de público não seja a mais adequada.
Outras vezes, a análise de todos esses dados mostra que o problema é outro. O público pode ser adequado, pois consome produtos ou serviços semelhantes.
Porém, a comunicação da empresa não gera uma percepção de marca compatível com o posicionamento que ela deseja alcançar.
Portanto, somente com a análise de dados é possível identificar esses gargalos das campanhas, corrigi-los e atingir a alta performance.
Seu marketing pode gerar leads qualificados
Como você já sabe, marketing gera custos. A empresa paga por anúncios, ferramentas que potencializam seu alcance nas redes sociais e funcionários.
Porém, se você percebe que este custo não tem gerado o resultado que você precisa ou até mesmo se identificou com alguns dos tópicos acima, nós podemos ajudá-lo.
A Gerenteweb conta com um time altamente qualificado, capaz de aplicar o marketing de performance no seu negócio para multiplicar seu faturamento.
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