Ter o site da sua empresa é colocá-la à disposição do seu possível cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. A partir do primeiro contato, podem surgir inúmeras oportunidades de interação com o lead e é neste momento que a automação se torna muito importante.
Mas você conhece todos os benefícios da automação do funil de vendas? Sabe como ela pode nutrir o lead e dar aquele empurrãozinho que faltava para a compra?
Tem dúvidas se em algum momento ela pode atrapalhar as interações com a sua persona e dificultar as vendas? Então, este post foi feito para você! Confira e saiba tudo sobre a automação do funil.
O que é a automação no funil de vendas?
Praticamente não se pensa em uma estratégia de marketing sem algum tipo de ferramenta que permita a automação do funil.
A automação é o uso de ferramentas tecnológicas que realizam uma série de tarefas com uma sequência programada.
Portanto, a partir do momento em que a pessoa realiza um determinado tipo de ação no seu site, WhatsApp ou nas redes sociais, ela entra em um funil automatizado.
A ferramenta de automação pode disponibilizar um e-book seguido de uma série de e-mails, por exemplo. Em outros casos, a plataforma faz publicações em redes sociais em horários pré-agendados ou responde mensagens de WhatsApp.
O fato é que muitas das interações que acontecem hoje nos canais digitais são automatizadas.
Então, desde o chatbot — odiado por alguns e amado por outros — até aquele e-book que você recebeu, tudo passa por essas ferramentas que podem ajudar ou dificultar a venda.
Quais são os benefícios de automatizar o marketing?
A automação de marketing traz uma série de benefícios:
Redução de custos
No Brasil, um dos principais custos das empresas é a contratação de mão de obra. Isso se torna ainda mais grave quando há necessidade de contratar várias pessoas para tarefas repetitivas.
A automação de marketing acaba com este problema, pois os custos dela são mais baixos e a produção é escalável. Ou seja, pelo mesmo custo você pode atender mil ou 10 mil pessoas.
Redução de erros
É inevitável: pessoas erram! Essa é uma das características básicas do ser humano. Assim, elas podem digitar um e-mail errado, esquecer de incluir alguém na lista, passar uma descrição errada de um serviço…
A ferramenta de automação não faz isso. Ela realiza as tarefas programadas sem erros, sem falhas, de acordo com a estratégia determinada.
Otimização de processos
Se a equipe não perde tempo com tarefas repetitivas, ela pode se dedicar a atividades criativas e analíticas.
Portanto, isso fará com que seu time de marketing consiga analisar métricas, identificar ações que trazem mais resultado para a empresa, realizar testes e replicar as campanhas de maior sucesso, aumentando seu lucro.
Total disponibilidade
Como todo mundo vive com o celular na mão, as pessoas estão disponíveis para compra até mesmo à noite, finais de semana e feriados.
Porém, nem todas as empresas têm funcionários disponíveis para atendê-las nesses dias e horários, o que pode levar à perda de vendas.
Com a automação do funil de vendas, o cliente consegue realizar muitas etapas da compra sozinho, desde obter informações até o fechamento do negócio.
Portanto, isso amplifica suas oportunidades de vender mais.
Facilidade de segmentação
Um processo de automação de marketing bem estruturado permite que sua empresa identifique os interesses de cada grupo de leads e envie mensagens direcionadas às suas necessidades.
Esta sondagem de interesses pode acontecer em um contato inicial, por meio de um formulário, mas se estender também a todas as interações que a pessoa tem com os posts que sua empresa envia, como cliques em links específicos.
Portanto, a pessoa tem a percepção de que sua empresa se importa com suas dores e propõe soluções que ela considera indispensáveis.
Então, as chances de ela abrir seus e-mails, mensagens de WhatsApp, manter-se em sua lista de contatos e comprar seus produtos se tornam muito maiores.
Quando a automação de marketing pode trazer problemas?
Em primeiro lugar, precisamos destacar que esses benefícios que falamos correspondem à automação de tarefas relacionadas ao funil de marketing.
Também já falamos de alguns exemplos, como envio de conteúdos após o download de um e-book ou ainda informações sobre produtos e até mesmo a compra por meio de um chatbot.
No entanto, algumas pessoas confundem essas ferramentas com programas ou plataformas que ganham seguidores em redes sociais usando automação.
Neste caso, só há prejuízos. Afinal, além de atrair seguidores desqualificados, a conta é penalizada por redes sociais como o Instagram.
Então, nada de usar esses artifícios para ganhar seguidores. A melhor alternativa continua sendo uma estratégia inteligente de produção de conteúdo.
Agora, falando das ferramentas de automação de marketing, existem algumas poucas situações em que elas podem trazer problemas. Veja alguns exemplos:
Falta de estratégia e baixa qualidade do conteúdo
A primeira delas é quando falta uma estratégia inteligente e conteúdo de qualidade. Portanto, a empresa precisa planejar suas ações e executá-las de forma impecável para realmente transformar os leads em clientes.
Falta de um design focado na experiência do usuário
Quem planeja um fluxo de automação precisa colocar a experiência do usuário no topo de suas prioridades. Então, deve dispor as informações de forma lógica, de acordo com as necessidades das pessoas que entram em contato com a empresa.
Vamos pensar em um chatbot, por exemplo. Se o design da conversa neste canal não acontecer de forma fluida, a pessoa fica girando em círculos e não consegue a informação que precisa.
Automação dificulta o contato direto com a empresa
A automação pode se transformar em um grande problema quando a empresa não disponibiliza outros canais para contato direto.
Afinal, as pessoas sentem-se desamparadas quando ainda têm dúvidas que não conseguiram solucionar por diversos canais e não têm nenhuma opção de contato pessoal.
Portanto, mesmo que sua empresa automatize uma série de canais, avalie a possibilidade de manter o contato direto em pelo menos um deles.
Isso vai ajudar aquele consumidor que tem uma dúvida muito específica ou que simplesmente precisa se sentir seguro por meio do contato humano.
Público com dificuldades para utilizar a automação
Existe ainda outra situação em que a automação pode ser um problema. Isso acontece quando seu principal público tem dificuldade com ferramentas de automação.
O público mais jovem lida com chatbots de maneira muito natural. Alguns até preferem este canal sem interação com outro ser humano, em que podem encontrar as informações que desejam por conta própria.
No entanto, entre o público mais idoso, o chatbot pode ser um problema. Afinal, muitas pessoas nesta faixa etária não gostam de interagir com o robô ou realmente têm dificuldade para encontrar as informações desejadas a partir de menus pré-definidos.
A grande verdade é que, com profissionais qualificados para o design da estratégia de automação, é possível resolver a maioria dessas dificuldades e obter excelentes resultados.
Agora você já sabe quais são os benefícios da automação do funil de vendas e que cuidados tomar para que essas ferramentas não dificultem o contato do público com a sua empresa.
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