Embora a presença online tenha se tornado uma necessidade inquestionável nos tempos atuais, para muitas empresas ela só gera desgaste e desperdício de recursos.
Nós sabemos que, a princípio, esta fala pode parecer controversa.
Afinal, somos uma agência de marketing e, mais que qualquer outro negócio, deveríamos incentivar a presença online.
Mas vamos aos fatos? Você provavelmente conhece empreendedores e profissionais liberais desgastados, tentando produzir conteúdo para inúmeras redes sociais.
E o pior é que, mesmo diante de várias tentativas, eles não conseguem ter o resultado esperado. Por quê?
Isso é o que você vai descobrir neste post! Então continue a leitura e saiba como parar de perder dinheiro por falta de estratégia na construção da presença digital.
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O que é presença online?
Presença digital é um conjunto de ações através das quais uma empresa se posiciona na internet com o objetivo de se relacionar com seu público e transformá-los em clientes.
Para isso, ela ocupa diversos espaços de forma estratégica, gerando valor, expondo suas crenças e proporcionando oportunidades de interação com a marca.
Portanto, é importante destacar que presença online não é simplesmente estar presente nos canais digitais.
Quando uma empresa não escolhe seus canais, o tom de comunicação, o conteúdo e os fluxos de contato de forma estratégica, ela não tem uma presença digital apropriada.
Quais são os principais erros na comunicação digital?
Vamos falar brevemente sobre os principais erros na construção da presença digital para, no próximo tópico, explicarmos quais são os pilares de uma boa estratégia.
O principal erro na construção da presença digital é a falta de estratégia.
Embora pareça óbvio que deve haver uma estratégia para as ações de marketing nos canais digitais, muitas empresas pulam esta etapa importante.
Assim, em alguns casos elas tentam se comunicar com o público através de diversos canais, à medida que eles surgem, sem uma intencionalidade bem estabelecida.
Em outros casos, a empresa copia estratégias que ela considera interessantes de outras marcas, mas sem considerar os dados e o comportamento de seu público.
O terceiro principal erro é ancorar toda a estratégia em um único canal, sem considerar outros recursos que você pode usar para amplificar sua voz na internet.
Portanto, uma empresa que comete esses erros percebe, a curto ou médio prazo, que está gastando tempo e dinheiro na internet sem ter o retorno esperado.
Como estruturar sua presença digital para gerar leads e vendas?
Existem diversos passos para estruturar a presença de um negócio na internet. Veja quais são eles:
1. Estudo das características e comportamentos do público-alvo
O primeiro passo para estruturar sua presença digital na internet é a construção de uma estratégia baseada em dados.
Portanto, é preciso conhecer seu público-alvo, avaliar o comportamento dele online e offline, entender que tipo de canais ele consome e até os formatos de conteúdo preferidos.
Porém, além desses dados mais frios, também é importante entender o que motiva a compra dessas pessoas.
Por trás de um motivo lógico e racional usado para justificar a compra, sempre existe um outro motivo emocional que é a verdadeira razão para a decisão.
E uma boa estratégia de marketing vai tocar justamente nessas cordas que, apesar de escondidas, são os grandes drivers do comportamento.
2. Escolha dos canais prioritários para presença online
Com base na análise do seu público, o próximo passo é escolher os canais de comunicação.
Portanto, o que conta para esta escolha são os seus objetivos de negócio e os dados coletados no tópico anterior.
Não adianta aderir a um canal — seja o blog, as redes sociais, um canal no YouTube ou e-mail marketing — se o seu público não consome conteúdo lá.
Vamos dar um exemplo bem atual. Entre 2020 e 2022, nós vimos que o TikTok teve um crescimento explosivo. Assim, ele se destacou das outras redes sociais.
Mas se a sua empresa oferece produtos ou serviços para um público sênior, será que essas pessoas estão no TikTok? Vale a pena concentrar seu esforço lá?
Então é provável que seja melhor concentrar seus esforços em canais como blog, vídeos no YouTube ou e-mail marketing, que, aliás, é extremamente eficiente.
Se o seu negócio é B2B, é possível que uma boa plataforma para posicionar sua marca seja o LinkedIn. Porém, mais uma vez, é preciso analisar se o seu público realmente está lá.
Já para uma marca jovem e descolada, possivelmente redes como Instagram e TikTok podem dar muito mais resultado.
No entanto, a comunicação precisa ser ajustada a esses canais, como você vai ver no próximo tópico.
3. Produção de conteúdo estratégico para construção da presença online
Depois de identificar os canais, é hora de produzir conteúdo para atingir o seu público.
No entanto, nesta etapa, muitos donos de negócios têm uma certa dificuldade para entender a proposta do marketing de conteúdo.
O conteúdo do blog e das redes sociais precisa ser focado em gerar valor para a persona, proporcionando informação para uma tomada de decisão consciente.
Assim, o empresário precisa ter paciência e entender que apenas uma pequena parte do conteúdo será realmente promocional para venda.
A maior parte da produção — pelo menos 80% do conteúdo — deve ser focada em conduzir o lead em etapas de conscientização, conhecimento e consideração.
Na prática, o que isso significa? Que o seu conteúdo precisa ajudar o cliente, mesmo que ele não fale diretamente do seu produto.
Em um blog de um contador, por exemplo, ele trará temas como:
- Qual é o melhor regime para reduzir impostos?
- Simples ou MEI — o que é melhor para sua empresa?
- Qual é a importância de conhecer o fluxo de caixa do negócio?
- Erros que você não pode cometer ao demitir um funcionário.
Esse tipo de conteúdo faz com que o possível cliente veja naquele blog uma fonte para a qual ele pode recorrer para resolver seu problema.
Então à medida que o blog traz soluções para sua vida prática, ele conquista a confiança, levando o lead a tomar uma decisão em favor da empresa no momento da compra.
4. Recursos para potencializar resultados
Existem recursos e ações que potencializam os resultados de uma estratégia de marketing. Assim, é importante recorrer a eles para aumentar as chances de venda.
Um bom exemplo é o tráfego pago. No passado, muitas empresas criaram um site e não tiveram retorno nenhum com ele.
Por isso, essas empresas desacreditaram do marketing digital.
No entanto, é importante entender que realmente um site não gera tráfego sozinho. A produção de conteúdo é o primeiro passo para obter visitas da busca orgânica.
Porém, existem outros meios de acelerar este processo ou até mesmo de sustentar um site quando a concorrência naquele nicho é muito alta.
Entre esses meios podemos destacar o tráfego pago, feito por meio de anúncios no Google e Meta (Facebook e Instagram), links no Pinterest e assim por diante.
5. Criação de um fluxo de atração de leads, nutrição e conversão
A partir da criação de conteúdo, seja em que canais for, a estratégia precisa prever ações para atrair visitantes, transformá-los em leads e gerar vendas.
Para isso, existem os conteúdos de topo de funil e oferta de materiais ricos que incentivam a pessoa a fornecer seus dados para um contato mais frequente com a empresa.
A nutrição envolve comunicação periódica, seja com a oferta de novos materiais ricos ou boletins com informações úteis para o lead.
Um bom exemplo é a assinatura de newsletters, que podem trazer para a pessoa um conteúdo relevante e que ela dificilmente teria tempo para pesquisar sozinha.
Finalmente, no fundo do funil existem ações mais direcionadas à venda.
Testemunhos, ofertas de demonstrações e webinars são exemplos de estratégias que levam a pessoa a solicitar o contato direto da empresa.
Quando a pessoa chega a este ponto, ela praticamente está pedindo “venda para mim”. Esse é o sonho de toda empresa!
No entanto, é muito importante que este fluxo seja direcionado por profissionais que conhecem o comportamento do consumidor e os sinais de que ele progrediu no funil de vendas.
A abordagem no momento errado pode queimar o contato, fazendo com que ele se sinta pressionado pela empresa e inclusive cancele sua inscrição nos canais de comunicação.
6. Análise de resultados
E depois que a empresa faz tudo isso? O próximo passo é a análise de dados.
Por meio do estudo de métricas, é possível entender quais são as ações que trazem mais resultado para a marca e aumentar o investimento nelas nas próximas campanhas.
Este é o princípio do marketing de performance: analisar o desempenho de cada canal e de cada ação para potencializar o retorno do investimento em publicidade.
Agora você já sabe como realmente construir uma presença online sólida, que gera leads e os transforma em clientes.
Quer ter um time especializado para criar sua estratégia e gerar os resultados que só o marketing de performance permite alcançar?
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