Mapas de calor em landing pages: como as métricas ajudam você a vender mais?

Você já criou uma landing page, caprichou no design, achou que ela estava ótima e não conseguiu vender? Além da decepção, a falta de métricas para identificar o problema é extremamente frustrante.

Afinal, o que não foi suficiente para persuadir o consumidor e fazê-lo apertar o botão “quero comprar”? A página precisa de imagens diferentes, novas cores, uma copy matadora? É difícil não saber o que mudar para chegar ao resultado desejado.

Se você também tem esse problema, os heat maps, ou mapas de calor, podem ser a solução. Eles funcionam como um exame, uma análise que mostra o nível de interação das pessoas em diferentes páginas do seu site.

E então, quer saber como as métricas fornecidas pelo heat map podem ajudar sua empresa? Confira o post!

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Como funcionam os mapas de calor?

Os mapas de calor usam cores para mostrar qual é o grau de interação entre as pessoas e as diferentes partes e elementos do seu site.

Assim, ao analisar um mapa de calor, você vai ver que existem algumas áreas em vermelho. Elas são as mais ativas, as que geram maior interação com seus usuários.

Em seguida, vêm as cores intermediárias, que revelam que existe interação, mas não na mesma intensidade que as áreas vermelhas. São regiões de atividade média.

Enfim, vêm as áreas azuis que, como a própria cor, podem ser consideradas frias. Isso significa que elas não despertam nas pessoas o desejo de interagir.

Como ter um mapa de calor no seu site?

Existem pessoas que utilizam a linguagem de programação para criar um mapa de calor no próprio site. Para isso, elas geralmente contratam profissionais especializados em Python.

Porém, também existem diversas outras ferramentas que permitem a criação de um heat map. Vale a pena destacar que, em todas essas opções, a coleta de dados é completamente automatizada.

Assim, as ferramentas acompanham as atividades que os usuários realizam diariamente no site, gerando dados. O grande diferencial entre elas e o Analytics do Google é a possibilidade de analisar com mais profundidade o comportamento das pessoas.

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Conheça as principais ferramentas que permitem a criação do heat map:

Hotjar fornece métricas referentes ao mapa de calor

A Hotjar é uma das empresas que oferecem esse serviço. Ela é uma plataforma que não concorre com o Google Analytics, mas que trabalha de forma complementar à ferramenta do gigante da tecnologia.

Na Hotjar, existem três tipos de heat maps muito importantes para a análise de métricas. Assim, você não pode deixar de analisar o mapa de rolagem, o mapa de cliques e o mapa de hover (flutuação/navegação).

No mapa de links, o analista visualiza os elementos e links em que as pessoas mais clicam, bem como aqueles que raramente despertam o desejo de ação.

Já os mapas de rolagem mostram se as pessoas desistem de olhar sua página logo no início ou se você tem ganchos instigantes, que motivam as pessoas a rolarem para baixo e continuarem vendo seu conteúdo.

Há muito tempo, nós sabemos que é muito importante ter alguns elementos já no início do site, na região conhecida como “Above the fold”. Portanto, é fundamental ter ali um botão para contato, informações ou para solicitação de um orçamento, por exemplo.

O mapa de rolagem não só confirma isso, como mostra a importância de manter o conteúdo que você considera prioritário nas regiões que as pessoas mais olham. Assim, fazendo esses ajustes, você pode multiplicar as vendas.

Finalmente, o Hotjar mostra também os mapas de hover ou navegação. Portanto, eles revelam a movimentação do cursor na página, o que aponta os melhores locais da tela para colocar links, ícones e botões.

2. Mouseflow permite personalização na apresentação de métricas

A Mouseflow também permite observar os mapas de calor. Para não tornar o texto longo e cansativo, não vamos explicar novamente as funções de mapa de rolagem, de cliques e de hover.

Outra funcionalidade interessante da Mouseflow é a possibilidade de gerar relatórios em intervalos de tempo personalizáveis, bem como a programação de testes A/B.

3. ClickTale

Com a ClickTale você consegue fazer alguns mapas de calor extremamente completos. Porém, ela é mais adequada para empresas com um grande volume de tráfego (mais de 500 mil visitas ao mês) e que desejam informações detalhadas.

4. Crazy Egg

Durante um bom tempo, Crazy Egg e Hotjar foram consideradas as grandes concorrentes do setor, pois as duas ferramentas passaram a oferecer o mesmo serviço.

Na Crazy Egg, o analista encontra igualmente os mapeamentos de rolagem e cliques. A ferramenta também utiliza cores para apontar as origens dos cliques, o que facilita a segmentação e a análise de desempenho da estratégia.

O que fazer com as métricas de um mapa de calor?

De nada adianta usar um mapa de calor no site se não existe um responsável pela análise dos dados e, principalmente, para fazer as alterações que as métricas indicam.

Portanto, não existe outro caminho no marketing de performance que não seja o de ação > análise > mudança > ação. Esse deve ser um ciclo infinito com o objetivo de sempre produzir resultados melhores.

Então, o profissional precisa fazer uma série de alterações no site, sempre dando preferência a uma variável de cada vez. Ele pode mudar cor ou tamanho de botões, sua posição ou mesmo o texto da chamada para a ação.

Assim, depois de um tempo a partir das mudanças, ele analisa os mapas de calor que apontam qual é a versão que proporciona um resultado melhor e, mais que isso, consegue identificar padrões para tornar suas páginas cada vez mais lucrativas.

Quais são as vantagens de utilizar um mapa de calor?

Quando a empresa não só conecta seu site a um mapa de calor, mas principalmente utiliza a análise dessas métricas para otimizar suas páginas, os resultados são:

Foco no que é importante

Em primeiro lugar, é importante que você tenha em mente o que deseja para sua página. Qual é o objetivo dela? Seu resultado é contabilizado quando o usuário clica em um botão específico? Quando preenche um formulário?

Ferramentas de mapas de calor podem mostrar que os elementos da sua página muitas vezes estão trabalhando contra esse seu objetivo. Neste caso, você não terá o resultado desejado simplesmente porque o design está distraindo as pessoas.

Um exemplo é quando uma seção foi construída para a pessoa preencher um formulário. Porém, os campos são extremamente discretos e outras imagens em volta deles acabam chamando a atenção das pessoas.

Do ponto de vista do web design, pode estar lindo. Não temos dúvidas! Porém, quando seu foco é a conversão e o mapa de calor mostra que esses outros elementos são distratores e geram mais interação, você precisa mudar para atingir seus objetivos.

Geração de pontos de conversão

A intenção não é ofender ninguém, mas o fato é que as pessoas são preguiçosas. Assim, se você colocou um formulário no alto da página e o leitor foi rolando a tela, não conte com a vontade dele para voltar lá em cima.

Uma determinada dose de preguiça é uma defesa do cérebro para não gastar muita energia. Então, vamos ajudar neste processo neuropsicológico e facilitar a conversão? Para isso, adicione outros pontos de conversão na sua página.

Aproveite conteúdos que geram muita atenção das pessoas no seu site e coloque ali uma CTA. Pode ser uma assinatura de newsletter, um botão de saiba mais ou a oferta de um material rico.

Com os mapas de calor, você consegue entender os padrões de navegação dos usuários da rede e posicionar estrategicamente os pontos de conversão.

Otimização de conteúdos a partir das métricas

Conteúdo bom é o conteúdo que funciona. Por isso, utilize os mapas de rolagem para observar quais são os temas e formatos que geram mais interesse no leitor durante a navegação.

Você vai ver que os leitores param em algumas partes do site, mas pulam outras. Então, utilize diferentes recursos para tornar essas áreas mais atrativas, com divisões chamativas nos parágrafos, imagens que complementam a mensagem etc.

Redução da taxa de rejeição

Se você já parou para dar uma olhadinha no Analytics do seu site, deve ter visto que algumas páginas têm uma alta taxa de rejeição. Isso significa que o usuário da internet chegou ali, só olhou aquela página e não teve interesse em ver mais nada no seu site.

Isso é negativo para o seu negócio. Nosso objetivo é sempre fazer a pessoa consumir o conteúdo até o final, se interessar por outros semelhantes, demonstrar interesse em receber um material rico, preencher um formulário etc.

Quando você usa o mapa de calor, você consegue identificar os pontos dessas páginas em que pode colocar um chamariz para outros conteúdos relacionados ao mesmo tema. Afinal, se a pessoa quis ver aquele conteúdo, pode querer informações complementares.

O mapa ajuda, também, a entender em que ponto do texto ou do conteúdo as pessoas abandonaram a página. Isso significa que é preciso tornar este ponto mais chamativo e interessante, aumentando o tempo de permanência e o clique para outras páginas.

Todos esses benefícios são possíveis a partir do uso de uma única ferramenta. Imagine como ela pode fazer sua estratégia de marketing ser ainda mais efetiva!

E você, já conhecia o mapa de calor e sabia que é possível usar suas métricas para melhorar o desempenho do site e da página de vendas? Você tem dúvidas sobre outros temas e ferramentas? Conta pra gente quais são elas nos comentários!

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