SEO na prática: o que fazer para rankear bem no Google?

Talvez você já tenha ouvido a frase: “o algoritmo do Google é um mistério”. Porém, ela definitivamente não é 100% verdadeira. Embora não exista um manual de SEO na prática, alguns pontos fazem seu conteúdo ser bem rankeado pelo buscador são bastante conhecidos.

Quer saber como construir um conteúdo que coloque o seu site entre as primeiras posições do Google? Então, continue aqui no post e entenda tudo sobre este assunto.

Em primeiro lugar, o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de práticas que permitem que os algoritmos do Google entendam qual é o assunto do seu conteúdo para exibi-lo a quem faz as buscas.

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O objetivo do Google é que o usuário da internet, ao buscar uma informação no Google, tenha a melhor resposta possível. Inclusive, de preferência, que a melhor resposta esteja no primeiro link em que a pessoa clica.

Por isso, ele faz uma varredura no seu conteúdo para saber do que ele trata, os tópicos e subtópicos presentes no texto. Existem muitas formas de você fornecer ao mecanismo de análise essas informações.

Além disso, ele observa o comportamento dos usuários: quem clicou no seu link ficou na sua página por algum tempo, consumindo aquelas informações? Esse é um bom sinal, que fará o Google mostrar seu link para um número ainda maior de pessoas.

Se a pessoa voltou rapidamente aos resultados, provavelmente seu conteúdo não tem a informação que ela procurava ou está muito incompleto. Consequentemente, o Google mostrará seu link menos vezes para os próximos usuários.

Agora, você deve estar se perguntando: como aplicar o SEO na prática? É disso que os próximos tópicos vão falar.

Como aplicar o SEO na prática?

Nós dividimos as práticas de SEO em dois grupos: o SEO onpage e o SEO offpage. Descubra qual é a importância de cada um deles:

SEO na prática: cuidados com o site e o conteúdo

Você pode, ao configurar seu site e produzir o conteúdo, realizar algumas ações para que o Google mostre seu link para quem está buscando aquele assunto. Conheça as principais:

Otimização de título (Title Tag)

O que conta, neste critério, não é a sua criatividade, e sim a clareza. Portanto, elabore um título que diga exatamente o que a pessoa vai encontrar no seu post, com a palavra-chave em destaque, de preferência no início. Não seja enigmático!

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Além disso, o título deve ter no máximo 60 caracteres para que seja visto completo na página de resultados do Google.

Otimização de URLs

A URL é o endereço na web do seu post. Para que o Google entenda de qual assunto o artigo trata, a URL também precisa ser muito clara, contendo a palavra-chave.

Então, antes de criar o seu post, aprenda como configurar o WordPress para que sua URL não seja www.suaempresa.com.br/como%tratar%olh3iras12378965d1caspr$%&ticas/. Em vez disso, manualmente escolha www.suaempresa.com.br/como-tratar-olheiras/.

Otimização de meta descrição

Também no WordPress, você pode instalar plugins de SEO onde digitará um breve resumo do que trata o artigo, de preferência com uma chamada para a pessoa clicar. Ela também deve conter sua palavra-chave.

A meta descrição não influencia diretamente no rankeamento no Google. Porém, como ela aumenta a taxa de cliques, o Google entende que seu post é relevante e passa a exibi-lo com mais frequência e em uma posição melhor. Portanto, ela ajuda indiretamente.

Utilização da palavra-chave

A palavra-chave do seu post precisa aparecer em várias partes do conteúdo: no título, na meta descrição, em alguns subtítulos (não precisa ser em todos), no começo do texto, preferencialmente no primeiro parágrafo.

Porém, você não deve usá-la de forma exagerada. Repetir a palavra-chave toda hora, de maneira forçada, se chama stuffing e você pode ter o efeito contrário ― penalização do Google.

Uso de títulos e subtítulos

Atualmente, as pessoas leem cada vez menos e escaneiam cada vez mais. Isso significa que, ao abrirem um post, elas percorrerão todos os títulos com os olhos e, provavelmente, lerão apenas a parte que as interessa.

Então, crie subtítulos claros, que mostrem exatamente o que a pessoa encontrará naquele tópico. Em alguns deles, inclua a palavra-chave, desde que de forma bem contextualizada.

Otimização de imagens

É importante otimizar o tamanho das imagens, para que elas sejam carregadas rapidamente. Além disso, ao fazer o upload para o WordPress, preencha o campo alt tags com a palavra-chave.

Velocidade de carregamento da página

Páginas que carregam rapidamente proporcionam uma melhor experiência ao usuário e são favorecidas pelo Google. Ferramentas como o Google PageSpeed Insights podem ajudar a identificar áreas de melhoria.

Otimização para dispositivos móveis

Cada vez mais, as pessoas utilizam dispositivos móveis, especialmente o celular, para navegar na internet. Garanta que seu conteúdo apareça perfeitamente nesses dispositivos criando um site plenamente responsivo.

Links internos

Linkar para outros posts relevantes do seu blog ajuda o leitor a se aprofundar em alguns dos tópicos que você menciona, fazendo com que ele tenha informações mais completas sobre o assunto.

Então, crie links para o seu próprio conteúdo. Algumas vezes, eles levarão para outra página informativa, aumentando o tempo do usuário em seu site. Outras vezes, direcionarão a uma página que oferece seu produto ou serviço.

É importante que, para definir seus links, você tenha relatórios que mostrem as taxas de conversão em diferentes páginas do seu site. Assim, você direciona o leitor para os conteúdos que mais têm chance de fazê-lo prosseguir pelo funil de vendas.

Na Gerenteweb, nós trabalhamos com marketing de performance. Por isso, todos esses dados são analisados para direcionar o leitor para o lugar certo do seu site, de acordo com sua etapa de consciência.

Schema Markup

O Schema Markup é um código que o desenvolvedor adiciona ao site para ajudar os motores de busca a retornarem resultados mais informativos para os usuários.

SEO na prática: a importância de conquistar autoridade

Já ouviu aquela frase: “não fale de você mesmo. Deixe que os outros falem”. Quem trabalha com marketing, seja para outras empresas ou para o próprio negócio, sabe que não é possível praticar isso o tempo todo.

Afinal, nós realmente falamos a respeito dos nossos produtos, nossos resultados, nossos diferenciais, nossos cases de sucesso, da satisfação dos nossos clientes… Isso faz parte do jogo!

Porém, não podemos negar que quando os outros falam bem de nós, o resultado é ainda melhor. É por isso que procuramos usar, sempre que possível e especialmente no fundo do funil, os testemunhos de clientes.

No Google, não é diferente. Seu site conquista muito mais autoridade quando você recebe links de outros sites bem conceituados. Esse é o fundamento do conceito de SEO off-page.

Então, suponha que seu artigo seja sobre as 5 coberturas que não podem faltar em um seguro de vida. Outro site, que não está relacionado ao seu negócio, que traz conteúdos importantes para empresários e empreendedores, resolve falar sobre o tema.

Entre os muitos parágrafos deste texto, o autor fala sobre a importância de ter um seguro de vida e as 5 coberturas que não podem faltar. Para dar os devidos créditos, ele coloca ali um link para o artigo do seu blog.

Este link externo que traz as pessoas para o seu conteúdo é fundamental para aumentar a autoridade do seu site no ranking do Google. Desta forma, sua empresa tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados do seu buscador.

Qual é a regra de ouro do SEO?

Não vamos enganar você. Sua empresa pode criar um conteúdo muito valioso, mas se ela não utilizar essas práticas, as chances de ser mostrado pelo Google são ínfimas.

Isso até pode acontecer quando nenhum dos seus concorrentes criou um conteúdo sobre esse tema, mas não conte com esta sorte. Provavelmente, alguém já publicou algo e utilizou as regras básicas de SEO.

Porém, existe uma regra ainda mais importante para todo o SEO: colocar-se no lugar do seu público-alvo, entender quais são as intenções do usuário da internet quando ele faz uma determinada busca no Google.

Se uma pessoa digita uma pergunta sobre um problema, como a flacidez dos seios, por exemplo, o que ela realmente quer saber? Explique quais são as causas do problema, os graus da flacidez, todas as opções de tratamento disponíveis… Faça um post completo.

Mas e se a pessoa não quiser saber tudo isso? Não tem problema. Você vai dividir seu post com subtítulos claros, para que ela consiga escanear o texto e rapidamente identificar os tópicos que ela deseja. No início, terá um índice clicável com esses subtítulos.

É melhor você ter um artigo completo e bem sinalizado para que a pessoa consuma só o que ela quer do que ter um post incompleto que faça as pessoas voltarem à página de resultados do Google. A insatisfação dela será um mau sinal para o SEO.

Então, se existe uma dica de outro para quem usa o SEO na prática, é essa: coloque-se no lugar do seu leitor e traga todas as informações que ele precisa, sem usar o dialeto profissionalês, da maneira mais didática possível.

Como ter um blog de sucesso?

Agora você já sabe bastante sobre o SEO na prática. Quer ter um blog que cumpre todos esses requisitos e alcança as primeiras posições do Google? Converse com o time da GerenteWeb, conheça nossos cases de sucesso e venha desfrutar do resultado do sucesso.

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